8 empreendedores brasileiros para se inspirar

Sobre o que estamos falando?

  • São muitas as histórias de sucesso dos empreendedores brasileiros e você pode se inspirar nelas para montar o seu próprio negócio ou melhorar a gestão da sua empresa;
  • Saiba mais sobre o poder do empreendedorismo no Brasil e como ele pode transformar a sua carreira;
  • Com o apoio da Conta Azul, você garante informações em tempo real sobre o seu negócio e tem tudo o que precisa para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Não faltam exemplos de empreendedores brasileiros que começaram do zero e hoje são exemplos de carreiras de sucesso.

Conhecer essas histórias pode fazer toda a diferença para quem está começando ou até para aqueles que já estão trilhando a estrada do empreendedorismo.

Vamos explorar juntos as trajetórias desses grandes nomes do mercado nacional? Seja pelos casos de superação ou pelas grandes ideias, certamente elas vão garantir uma motivação extra para o crescimento do seu negócio. 

Neste conteúdo, você verá:

empreendedores-brasileiros-para-se-inspirar

8 empreendedores brasileiros com histórias de sucesso 

Os principais empreendedores brasileiros carregam consigo uma bagagem repleta de inspirações.

Afinal, para conquistar o topo em suas carreiras, eles tiveram que superar desafios, se reinventar e trabalhar muito para que as pessoas acreditassem em suas ideias.

Não faltam exemplos bem-sucedidos, e todos eles não caberiam neste texto. Por isso, resolvemos selecionar aqueles que começaram do zero e conquistaram grande destaque no mercado brasileiro. 

  1. Abílio Diniz (Pão de Açúcar)

Filho de imigrantes portugueses, Abílio Diniz começou sua formação em administração aos 20 anos. Depois, criou seu primeiro supermercado, que recebeu o nome de Pão de Açúcar.   

Após quatro anos do início, abriu a segunda unidade e dois anos depois comprou a rede Sirva-se. Entre os anos 80 e 90, sofreu com a quase falência e até foi vítima de sequestro. Dá para acreditar? Mas, apesar disso, ele não se deixou levar por essas dificuldades.

Com muito foco para superar os desafios do cenário econômico da época, ele retomou sua jornada de crescimento. Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar comprou a rede Ponto Frio e hoje, é um dos maiores acionistas do Carrefour e líder da empresa de investimentos da família.

   2. Alexandre Costa (Cacau Show)


Alexandre Costa distribuía trufas e ovos de chocolate artesanais no comércio de São Paulo quando tinha 17 anos. 

Quando os negócios começaram a dar certo, ele juntou dinheiro e viajou para a Bélgica para estudar culinária chocólatra, aumentando a qualidade dos produtos, o que o motivou a inauguração da primeira loja Cacau Show em 2001. Depois de virar uma franquia, hoje a marca tem mais de 2 mil estabelecimentos e é considerada a maior rede de chocolates finos do planeta.

Mesmo sem muito dinheiro para ir estudar no exterior, Alexandre Costa demonstrou como é possível fazer mais, mesmo com recursos limitados. O exemplo vale para todos. Você pode fazer um curso na sua cidade ou consumir conteúdo gratuito na internet. O que vale é transformar o que está ao seu alcance em uma ferramenta para crescer mais. 

   3. Antonio Alberto Saraiva (Habib's)


Sabia que o idealizador do famoso Habib’s começou a sua carreira depois de um acontecimento muito triste?

Português naturalizado brasileiro, Antonio Alberto Saraiva trabalhava na padaria do pai quando jovem, que foi assassinado na própria empresa durante um assalto.

A tragédia fez ele largar os estudos e assumir o negócio. Para contornar a quase falência, ele apostou em preços muito menores que os dos concorrentes, fazendo a empresa crescer novamente e ser vendida. A partir disso, ele criou e vendeu diversos estabelecimentos alimentícios. Em 1988, Paulo Abud o abordou com a proposta de abrir uma cozinha árabe e 4 anos depois, o Habibs já tinha 16 lojas, transformando-se em uma franquia enorme, famosa pelos preços acessíveis.  

    4. Luiz Antônio Seabra (Natura)


Luiz Antônio Seabra fundou a Natura em 1969 com pouco dinheiro em caixa e muita vontade de empreender melhor que outras empresas do setor. 

Para garantir um atendimento personalizado e melhorar os investimentos, o modelo escolhido foi a venda direta. A marca hoje é uma das maiores do Brasil, e isso é garantido pela abordagem humanizada priorizada desde o começo.

   5. Felipe Ramos Fioravante (iFood)


Felipe Ramos Fioravante ganhou destaque entre os maiores empreendedores brasileiros ao perceber as novas tendências de negócios do país. A partir da experiência, ele concluiu que os consumidores estavam buscando cada vez mais facilidades para se alimentar com qualidade.

Foi isso que o motivou a criar o iFood. A empresa tornou- se líder absoluta em delivery online e investe em um modelo moderno, baseado em um marketplace para a entrega de comidas. 

   6. Flávio Augusto (Wise Up)


Flávio Augusto foi criado na periferia do Rio de Janeiro. Com 19 anos, vendia cursos de uma escola de idiomas e em pouco tempo, se tornou diretor regional do negócio. 

Com a experiência adquirida, ele pediu um empréstimo e fundou sua própria empresa no ramo em 1995. Chamada Wise Up, a nova escola conquistou o primeiro milhão em apenas um ano. A partir disso, ele também se tornou um dos maiores influenciadores sobre empreendedorismo do Brasil e publicou 3 livros sobre o tema.  

   7. Silvio Santos (SBT)


Seria impossível citar os grandes empreendedores brasileiros sem mencionar Silvio Santos. Dono do canal SBT, ele também é um dos apresentadores mais populares do país.

Sua trajetória começou aos 14 anos, quando ele vendia capinhas para títulos de eleitor nas ruas. Mais tarde, ele se tornou locutor de rádio e migrou para a TV. Seu maior empreendimento foi o próprio SBT em 1981. 

   8. Luiza Trajano (Magazine Luiza)


Muitos acreditam que Luiza Trajano fundou o Magazine Luiza, mas a loja já existia quando ela era jovem.

Seu trabalho começou como balconista em uma das unidades da empresa, passando por todos os setores do negócio até se tornar presidente em 2008. No seu comando, a loja cresceu e se tornou uma das maiores redes brasileiras. Recentemente, Luiza foi destacada pela Forbes entre as 3 mulheres mais poderosas do país.

O poder do empreendedorismo no Brasil 

As histórias dos empreendedores brasileiros que apresentamos acima são realmente inspiradoras, não é mesmo?

Nem a recente crise econômica prejudicou o desejo das pessoas de empreender. Para se ter uma ideia, 2020 registrou recorde de novas empresas abertas. 

Seguido dados publicados na Exame, foram mais de 20 milhões de negócios ativos, representando um aumento de 6% em relação a 2019. 

Claro que as dificuldades da pandemia contribuíram para o cenário. Contudo, as adversidades também reforçam que empreender é visto acima de tudo como um caminho para superar desafios e criar oportunidades.

Em 2019, 38,7% das pessoas já enxergavam o empreendedorismo como um caminho mais vantajoso em relação aos cargos tradicionais em outras empresas ou no setor público. 

Isso não é por acaso. Afinal, os empreendedores brasileiros bem-sucedidos são aqueles que procuram: 

  • Colocar seus propósitos em prática, trabalhando com aquilo o que amam e mais têm vocação;

  • Ter independência financeira, transformando seus esforços em uma carreira bem-sucedida;

  • Garantir mais qualidade de vida, com um trabalho que faz sentido em suas vidas e que proporciona uma boa remuneração;

  • Impactar outras pessoas, inspirando clientes e engajando colaboradores em prol de novas soluções de mercado.

Todo mundo sabe que manter um negócio é desafiador. Por isso, a Conta Azul não mede esforços para auxiliar os empreendedores brasileiros com aquilo que mais precisam para ter sucesso.

empreendedores-brasileiros-para-se-inspirar-2

A Conta Azul ajuda micro e pequenos empreendedores no dia a dia

Você com certeza concorda que nenhum negócio pode crescer sem finanças bem organizadas e decisões muito bem planejadas, certo?

O problema é que lidar com diversas questões financeiras ao mesmo tempo e transformar dados em inteligência quase sempre é algo difícil e que toma tempo dos empreendedores.

Sabendo disso, a Conta Azul oferece soluções simples, como a Conta Azul Pro. A plataforma de ERP que conta com todo o controle financeiro, fiscal, contábil, comercial, de estoque e de cobranças em um só lugar.

Seja para gerenciar seus custos e recebimentos, controlar suas demandas internas, integrar a comunicação ou acompanhar relatórios intuitivos para guiar cada decisão, usando a tecnologia para agregar mais facilidades à sua rotina.

O melhor é que você pode aproveitar as melhores vantagens do mercado sem pesar no seu bolso.

Dê o primeiro passo e comece sua caminhada para chegar ao lado dos maiores empreendedores brasileiros. Clique aqui e experimente a Conta Azul sem pagar nada!

 

Fale conosco e saiba como a Conta Azul otimiza a gestão da sua empresa  Tire suas dúvidas pelo chat em poucos minutos. Experimente grátis  Especialistas disponíveis agora

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?