Empreendedorismo

12 negócios que dão lucro em cidades pequenas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 14 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • As cidades pequenas oferecem boas oportunidades para empreender, já que os clientes são próximos, fiéis e a concorrência é menor;
  • Conheça 12 ideias de negócios para quem vive em pequenos municípios. Conheça os benefícios e desafios;
  • Na hora de organizar sua empresa, você pode contar com a Conta Azul para simplificar a gestão financeira. Saiba como!

Experimente grátis a Conta Azul!

São as pequenas empresas, localizadas em cidades menores e mais afastadas do centro, que mais movimentam o mercado. Se você quer ter sua própria empresa e, de quebra, gerar economia colaborativa para a sua região, não deixe de conferir a nossa lista de negócios que mais dão lucro em cidades pequenas. Inspire-se para montar sua de sucesso!

Se você mora longe das capitais e grandes centros, é muito provável que já tenha ouvido que empresas que dão lucro em cidades pequenas são mitos. Apesar do público-alvo ser menor, nada impede um empreendedor de ter sucesso onde vive.

Isso acontece porque negócios lucrativos não precisam ter muitos clientes, mas sim oferecer bons produtos e serviços, atendimento de qualidade e atenção com as necessidades dos consumidores.

Começar nunca é fácil, ainda mais se você tem dúvidas sobre o segmento de atuação. Mas estamos aqui para te apoiar nessa decisão tão importante. Separamos 12 ideias de negócios que têm tudo para dar certo em cidades pequenas. Acompanhe:

x-negocios-que-dao-lucro-em-cidades-pequenas

Vantagens dos negócios lucrativos em cidades pequenas 

Não é porque você mora em uma cidade pequena que seu negócio não tem chances de crescer. A receita do sucesso tem muito mais a ver com organização, gestão financeira e sua atenção com o mercado local do que com a quantidade de moradores em uma localidade. 

Na verdade, empreender em cidades pequenas têm benefícios que você não vai encontrar nas metrópoles com tanta facilidade. Veja quais são eles: 

Custos menores

O custo de um negócio em cidades pequenas costuma ser menor. As contas de água, energia e aluguel são mais baratas e os salários podem ser mais baixos.

Menor concorrência

A disputa entre concorrentes é menos acirrada em comparação com os grandes centros. Isso não significa falta de competitividade, mas chances menores de abrir seu negócio em um mercado saturado. 

Menor rotatividade na equipe

Se a concorrência é menor, as chances de perder bons funcionários também caem. Somado a isso, lembre-se de manter um bom clima dentro do negócio, para que seus funcionários sintam-se parte do time, reduzindo assim os problemas de contratação e demissão.

Clientes fiéis

Sabe aquela história de que “todo mundo se conhece em cidade pequena”? Isso é ótimo para seu negócio. Você se aproxima dos clientes, pode conquistar a confiança deles e pedir aquela força com o famoso marketing boca a boca.

A proximidade também traz a fidelização. É mais vantajoso e mais barato para sua empresa manter o cliente do que conquistar um novo. Invista nisso!

Mais chances de crescimento

Seguindo todos os passos citados e elaborando um bom planejamento estratégico, seu negócio tem tudo para crescer e se tornar referência na cidade.

Invista em inovação, contrate uma equipe disposta a contribuir para o crescimento da sua empresa, esteja atento às tendências e ofereça bons produtos e serviços, sempre pensando em oferecer a melhor experiência possível.

Conheça 12 negócios que dão lucro em cidades pequenas

Separamos algumas ideias de negócios que irão te ajudar a empreender aí mesmo onde você mora. Confira! 

1. Mercearias

Uma das opções de negócio mais bem sucedidas em cidades pequenas são as mercearias. Elas atendem quem mora em bairros mais distantes e servem como alternativa para compras menores ou de urgência. 

Pense na sua rotina. Quando você quer comodidade, mas precisa de um produto, qual sua escolha? Aquele mercadinho do lado de casa ou pegar o carro e ir até um supermercado? 

Porém, não basta só abrir as portas. Confira se o local não tem muita concorrência (especialmente de grandes mercados) e lembre-se que o preço é seu principal desafio. 

Geralmente, mercados pequenos acabam comprando em menor quantidade e oferecendo preços mais altos. É preciso dosar valores para não espantar a clientela sem desrespeitar sua margem de lucro. 

2. Loja de roupas

Boas lojas de roupas oferecem aos clientes produtos novos e que estão em alta sem que eles precisem ir ao shopping, por exemplo. Muita gente não tem interesse em se deslocar tanto para comprar artigos de moda, mas faz isso por falta de opção.

Empreender neste setor pode trazer bons resultados, especialmente quando você conhece bem o seu público. Nada te impede de ter uma loja capaz de atender diferentes grupos de pessoas, mas tome cuidado para não deixar o seu negócio sem uma característica própria. 

Não deixe de ficar atento também às oportunidades que a região oferece. Se do lado da sua loja existe uma academia, por que não investir em roupas esportivas? Aliando criatividade e metas definidas, além de uma equipe que veste a camisa da empresa, seu comércio tem tudo para dar certo.

3. Pequenas reformas

Trocar chuveiro, tampar goteiras e pintar paredes são alguns dos serviços de manutenção que uma casa exige. Entretanto, mesmo com muita demanda, há carência de mão-de-obra especializada.

Negócios lucrativos surgem de oportunidades bem aproveitadas. Se você sente que falta uma empresa referência para os moradores quando se trata de reformas e reparos, então vale o investimento.   

Fica a dica: aproveite esse talento que mora dentro de você, junte ele com uma pitada de profissionalismo e capriche no atendimento!

4. Estética e beleza

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil, as clínicas de estética e os salões de beleza sempre têm público fiel. A proximidade no relacionamento contribui para ter receita constante e ajuda na captação de novos clientes.

A grande vantagem desse modelo de negócio é a possibilidade de oferecer vários serviços e aumentar o valor agregado. Veja algumas ideias: 

  • Ofereça o serviço de massagem;

  • Tenha equipamentos e profissionais para fazer depilação a cera e laser;

  • Conte com um esteticista para fazer limpezas de pele;

  • Aposte em serviços modernos, como micropigmentação e design de sobrancelhas;

  • Não esqueça dos serviços de maquiagem (e até aquele famoso dia da noiva).

Como dica final, não se esqueça de seguir as tendências. Muitos serviços simples demoram para chegar em cidades pequenas, e seu negócio pode sair na frente da concorrência ao oferecê-los. 

5. Serviços de TI e manutenção de eletrônicos

A tecnologia faz parte da nossa rotina e a manutenção de aparelhos eletrônicos aumentou em todo o país. Por isso, oferecer serviços ligados ao ramo sempre será uma ideia de negócio que dá lucro em cidades pequenas ou grandes. 

O que joga a seu favor é falta de mão de obra especializada. Profissionais das áreas de TI e Ciência da Computação costumam migrar para grandes cidades, onde estão as empresas de referência no mercado.

Com isso, faltam pessoas que consigam oferecer serviços de qualidade nas cidades menores, e aqui mora o seu potencial de lucro. 

Sua empresa pode oferecer opções mais simples e ligadas aos aparelhos (como manutenção de computadores) ou partir para a área mais técnica, prestando serviços para empresas locais (como a organização de um servidor).

6. Costura e customização

Corte e costura são serviços tradicionais que nunca deixam de ser necessários, afinal, quem nunca quis ajustar aquela peça de roupa que está larga ou tingir uma calça desbotada? 

Esse segmento é ainda mais forte em cidades pequenas que não oferecem muitas opções de lojas. Você pode inclusive aproveitar para mesclar oficina de costura com um pequeno comércio de roupas. 

Não se esqueça de dois pontos bem interessantes. O primeiro é a customização de roupas, que está em alta. Esse trabalho artesanal tem boa procura e pode ser mais uma fonte de renda. 

O segundo ponto mexe direto com o bolso. Além de ser uma ideia de negócio lucrativo para cidades pequenas, o empreendimento é econômico. Os serviços podem ser feitos em casa, sem precisar de aluguel de ponto. 

7. Jardinagem

Jardinagem é uma ideia de negócio que não exige muito investimento inicial. Os equipamentos não são tão caros e não é preciso ter um ponto físico, já você presta o serviço na casa do cliente. 

A maior necessidade está dentro de você, que é o talento para cuidar das plantas e fazer o trabalho com qualidade. A jardinagem é ideal para quem gosta da área e pensa em trabalhar por conta própria. 

Vale lembrar que pequenos municípios costumam ter mais áreas verdes, mais casas do que prédios e mais quintas do que espaços cimentados. Isso significa que existe demanda, basta você saber como oferecer sua mão-de-obra. Aqui vão umas dicas de divulgação:

  • Adesive seu carro com os dados de contato;

  • Crie um cartão de visitas atraente e organizado;

  • Ofereça benefícios aos clientes que fizerem indicações.

8. Food trucks

Cidades pequenas muitas vezes não oferecem restaurantes ou pratos diferenciados. Os food trucks são alternativas interessantes para empreender no setor de alimentação com menos investimento.

Por mais que a compra do veículo seja um desafio, ele é mais em conta do que o aluguel recorrente do salão e o pagamento de muitos funcionários. Isso ajuda quem deseja começar com pouco dinheiro.

Pense também que o food truck é uma ideia lucrativa e que pode ser o seu principal trabalho ou até mesmo um complemento na renda mensal. Como a maioria opera durante a noite, nada te impede de ter um trabalho fixo durante o dia.

Para conseguir bons resultados com um food truck, fique atento:

  1. Confira como está a concorrência. Às vezes é melhor levar o veículo para uma região que está carente do serviço;

  2. Capriche no cardápio, inove e traga produtos diferentes;

  3. Tome bastante cuidado com a gestão de estoque.

9. Academias

As academias são procuradas por pessoas de todas as idades. O público é bem diverso, por isso, para transformar a empresa em um negócio que dá lucro em cidades pequenas, diversifique. Veja algumas ideias:

  • Sempre ofereça sala de musculação;

  • Tenha espaço para aulas de ginástica;

  • Não esqueça das atividades mais “calmas”, como pilates e yoga. 

  • Considere oferecer aulas de artes marciais e crossfit.

10. Farmácias

Independentemente da cidade, as pessoas precisam de medicamentos e pequenos serviços de saúde. As farmácias se apresentam como uma ideia de negócio que tem tudo para dar certo, ainda mais quando o espaço oferece também artigos de beleza e higiene pessoal. 

Para ter sucesso, fique de olho em três pontos essenciais:

  1. Analise a região e fuja de locais com muita concorrência;

  2. Se possível, confira quanto custa abrir uma farmácia franqueada (a marca sempre atrai e pode oferecer uma equipe para ajudar na estruturação da loja);

  3. Não se esqueça que é preciso contratar um farmacêutico. Sem ele não é possível vender certos medicamentos e serviços.

11. Franquias

Franquias oferecem marcas fortes e serviços de qualidade, o que ajuda a construir negócios lucrativos. São várias marcas e segmentos para você ser um franqueado, basta escolher aquela que oferece um bom potencial e que cabe no seu bolso. 

Mas preste atenção em dois pontos-chave: é preciso manter o padrão de qualidade da matriz e sempre pagar uma taxa mensal de uso da marca (ou porcentagem sobre os lucros). 

12. Bares

Os bares são estabelecimentos que podem ser bem simples, só com serviço de bebidas e petiscos, ou mais completos, com cozinha completa, ambiente caprichado e atrações ao vivo.

Bares são o tipo de negócio que dá lucro em cidades pequenas e nas grandes também. As pessoas nunca abrem mão de um momento de lazer (e quem não gosta de conversar com os amigos rodeado de boa comida e bebida?). 

Para que o bar seja lucrativo, não deixe de inovar, seja na cozinha ou em promoções (como chopp em dobro ou happy hour com preços exclusivos).

x-negocios-que-dao-lucro-em-cidades-pequenas-2

 

Como montar negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Para abrir um negócio que dê resultados, é preciso ficar de olho em alguns fatores-chave. Confira quais são eles. 

Entenda as dores do público local

Pare e pense: “o que falta neste local e faz com que as pessoas se desloquem até a cidade mais próxima?”. Identifique as melhores oportunidades antes de investir. Não escolha por impulso, coloque o público no ponto central da sua decisão. 

Faça uma pesquisa de concorrência

Outro estudo que deve ser feito é a respeito da concorrência. Nessa etapa, o questionamento é o inverso: o que já está saturado neste local e pode ser encontrado em qualquer bairro?”. 

Você não precisa inventar a roda, mas não tem por que se aventurar em um nicho concorrido e que tem marcas consolidadas aí na sua cidade, concorda?

Defina a sua vantagem competitiva

Se seu desejo é competir, então busque regiões com menos estabelecimentos iguais ao seu ou traga um diferencial que vai deixar todo mundo para trás. Pense em fatores como:

  • Serviços que melhoram a experiência do consumidor;

  • Produtos diferenciados/exclusivos;

  • Preço acessível, promoções e descontos.

A Conta Azul é apoiadora das pequenas empresas

Após conhecer algumas ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas, que tal contar com o ERP Conta Azul para facilitar ainda mais sua rotina de trabalho? 

Com ele você acompanha toda a movimentação financeira em tempo real, com informações centralizadas em um só sistema que opera 100% na nuvem!

Seu negócio pode mais com a Conta Azul. Veja tudo que o ERP oferece para simplificar a gestão:

  • Monitoramento de estoque;

  • Gestão de vendas e fluxo de caixa, tudo na palma da mão com o App Conta Azul de Bolso;

  • Conciliação bancária automática sem se perder no extrato para descobrir quem pagou o quê;

  • Construção de relatórios completos e intuitivos;

  • Vendas online sem site e parcelamentos por meio da solução de cobranças da Conta Azul

  • Programação de alertas de vencimentos dos seus clientes para receber em dia e reduzir a inadimplência;

  • Emissão de notas fiscais automaticamente pela Conta Azul Pro.

Ficou curioso para testar tantos benefícios? Clique aqui e experimente essas e outras facilidades sem pagar nada!

Leia também