Empreendedorismo

10 hábitos de como ser um empreendedor de sucesso

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Alguns empresários são famosos pelo sucesso de seus negócios, como Steve Jobs, da Apple e Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza;
  • Conheça 10 hábitos que ajudam no desenvolvimento da mentalidade empreendedora e as características de empreendedores de sucesso como eles;
  • A Conta Azul te ajuda a tomar decisões mais assertivas, com base em dados reais. Por meio do nosso ERP, você acompanha tudo o que acontece na sua empresa, de onde estiver.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Quer saber como ser um empreendedor de sucesso?

Você já deve ter ouvido falar de alguns empreendedores de sucesso como Steve Jobs, da Apple, Luiza Helena Trajano, do gigante Magazine Luiza ou Jack Welch, da General Electric – GE.

O primeiro desses citados foi co-fundador da gigante de informática, uma das maiores do setor de tecnologia, criadora do iPhone. Já Luiza Helena Trajano começou cedo, ajudando sua tia de mesmo nome em um comércio da família. Hoje está à frente de um grande império varejista, sendo que foi ela quem começou a investir nas primeiras vendas pela internet da Magazine Luiza, atualmente um dos comércios eletrônicos mais conhecidos.

Jack Welch era empregado em uma fábrica da GE nos anos 60 e recebeu um convite para ficar na empresa depois de ter decidido pedir demissão. Resultado: ele transformou a GE  ao longo dos anos em uma das marcas mais admiradas no mundo dos negócios.

Eles são conhecidos no mundo todo como grandes executivos e por gerenciarem muito bem suas empresas. Mas o que será que fazem de tão diferente para conseguir isso?Nesse texto, selecionamos o que você precisa saber para ser um empreendedor de sucesso. Boa leitura!

habitos-de-como-ser-um-empreendedor-de-sucesso

Como ser um empreendedor de sucesso: 10 hábitos para colocar em prática

  1. Buscar novos conhecimentos

Busque sempre aprender algo novo, e assim aprimorar o que você já sabe do seu negócio. 

Um bom começo é pesquisar sobre como ser um bom líder.

   2. Exercer uma gestão financeira eficiente

Há vários tipos de empresa, mas todas precisam de uma gestão financeira eficiente. Só assim o negócio terá saúde para se sustentar. 

Aposte em ferramentas que você possa ter o controle total, como ERPs. 

   3. Divida seus objetivos em metas menores

Para tornar mais fácil atingir seus objetivos, divida-os em metas menores. Exemplo: você espera que sua loja venda R$ 120.000,00 ao ano. Sua cota mensal então é de R$ 10.000,00.

Se em algum mês essa meta não for batida, você saberá que no próximo precisará recuperá-la para o resultado fechar de forma satisfatória, no final do período. No ano seguinte, você ainda pode tentar dobrá-la, fazendo investimentos para que sua empresa cresça ainda mais. 

   4. Ser competitivo

Sempre chame seu cliente para negociar e esteja atento ao que a concorrência oferece. Se a outra loja deu 10% de desconto, por exemplo, veja se consegue cobrir essa oferta. 

Outra saída é criar promoções diferenciadas para atrair o cliente, como “Leve 3, pague 2”, frete grátis ou cupons de desconto. 

   5. Ser focado

Ter foco e não olhar para distrações ajuda muito a atingir os objetivos que você tem. Não deixe que as dificuldades do período econômico ou o que as pessoas dizem te desanimem.

   6. Ter independência 

Um negócio independente do ponto de vista financeiro vai mais longe.

Estude técnicas para aperfeiçoar o negócio, diversificar os pontos de venda, os produtos e as fontes de renda e lucro. Assim, você consegue gerenciar o que você tem, da melhor forma, levando sempre em consideração a saúde financeira da empresa. 

   7. Cria redes de apoio

Redes de apoio são relações que podemos ter com amigos, parceiros de negócios, fornecedores e outras empresas para tornar o desafio mais fácil. Por que não se unir com outras empresas para conseguir preços de atacado melhores?

Em outros casos, as redes de apoio podem começar da própria família, seja facilitando seu dia a dia ou até mesmo indicando o seu trabalho.

   8. Gostar de inovação e ser criativo

Para saber como ser um empreendedor de sucesso, é preciso pensar em inovação. Você pode aproveitar datas comemorativas para vender mais,  fazer negócios pela internet e sempre pensar em como alguma novidade pode ajudar sua empresa.

Se você tem uma sorveteria, já deve esperar uma queda de vendas no inverno, certo? Por que não aliar um espaço para café, com bolos e lanches?

   9. Enfrentar as dificuldades com resiliência 

Há muitos negócios em alta, mas mesmo uma atividade que vá muito bem em um período, pode vender menos em outro. Por isso, sempre tenha alternativas para esses momentos 

É interessante também saber lidar com as reclamações dos clientes.

Dessa forma, se seu trabalho foi mal avaliado, entenda e procure reverter essa impressão, resolvendo o problema.

   10. Dedicar-se sempre à sua marca

Não tem como ser um empreendedor de sucesso se você não se dedicar a fortalecer a sua marca. 

Crie um nome interessante para o seu negócio, algo que fique fna cabeça das pessoas e foque em meios de comunicação que façam sentido para seu público. É importante ter uma identidade visual bem definida e saber se posicionar nesses meios, de uma forma diferenciada, para se destacar.

Características de um empreendedor de sucesso

Além de conhecer os hábitos de um empreendedor de sucesso, é importante que você também trabalhe em si outras características importantes. Algumas delas, inclusive, podem até já fazer parte da sua personalidade. 

São elas:

  • Resiliência, que faz parte das características desejadas e significa saber manter a calma, respirar fundo quando alguma coisa não dá certo e tentar de novo;

  • Proatividade, que diz respeito a ter iniciativa. Lembre-se sempre de buscar saídas para situações difíceis e ideias criativas para solucionar algum desafio;

  • Coragem, que é também entender que nem tudo é fácil e que as dificuldades que fazem parte do caminho são necessárias para o seu desenvolvimento;

  • Capacidade de analisar: O bom empreendedor consegue olhar para seu negócio e enxergar as oportunidades e os riscos, para tomar as melhores decisões;

  • Responsabilidade faz parte do empreendedor de sucesso, pois é preciso ser comprometido e às vezes, fazer sacrifícios para o negócio crescer;

  • Dar prioridade a uma boa comunicação. É preciso saber lidar com os clientes de forma que você se coloque no lugar deles e tente resolver os seus problemas, estando sempre interessado em descobrir como ajudar mais;

  • Ter uma boa gestão de tempo. Com tantas coisas para fazer e lidar, o empreendedor de sucesso precisa organizar sua agenda, não perder tempo com tarefas desnecessárias e ter ferramentas e tecnologias que ajudem seu trabalho a ser melhor, mais fácil e mais rápido.

habitos-de-como-ser-um-empreendedor-de-sucesso-2

A Conta Azul te ajuda a se tornar um empreendedor de sucesso

Para ser um empreendedor de sucesso, além dos hábitos e características que citamos, você precisa ter boas condições para gerenciar a sua empresa. 

A Conta Azul oferece justamente esse suporte que você precisa, através de um ERP simples e fácil de usar, que integra as informações dos setores mais importantes do seu negócio, como estoque, vendas, fluxo de caixa e contabilidade. 

Com o ERP da Conta Azul, você pode acompanhar a sua empresa de onde estiver, em tempo real e, assim, ter uma rotina mais organizada e leve.

Afinal, você fica livre do risco de sofrer com surpresas desagradáveis para sua empresa e para o cliente, como descobrir que um produto acabou no estoque após uma venda. 

Com a Conta Azul você também dá adeus ao retrabalho e aos erros devido a processos manuais, já que várias tarefas, da baixa no estoque até a emissão de notas fiscais são feitos de forma automática. 

Pensa que acabou? Ainda tem notícia boa!

A Conta Azul foi feita para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e, por isso, cabe no seu bolso?

Que tal experimentar a Conta Azul e ver na prática como tudo pode ser ainda mais fácil com essas soluções? Clique aqui e experimente grátis agora mesmo!

 

 

 

Leia também