Gestão do Negócio

Wicz e ContaAzul: história de sucesso

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Wicz e Contaazul

Integrar o sistema diretamente ao contador. Foi isso que motivou Charles Mendlowicz, proprietário da Wicz Logística, a adotar o ContaAzul desde o início das operações da empresa, criada em 2015.

Parceira de uma gigante do ramo de transportes, a Wicz presta um serviço terceirizado, aproveitando o que Mendlowicz descreve como uma “transformação no cenário de transportes”. Com o conhecimento adquirido com o MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e a experiência como Gerente Comercial da Vonpar, o empreendedor percebeu que grandes empresas do ramo de transportes estavam terceirizando seus serviços, a fim de descentralizar custos e encargos.

De olho nessa oportunidade, Mendlowicz investiu e agora colhe os frutos. Atualmente, a Wicz conta com uma carreta e um motorista, mas trabalho não falta: a meta é aumentar a frota para três caminhões no médio prazo.

Com uma área de 8,5 milhões de km², o Brasil é o quinto maior país em dimensão territorial, e está entre os maiores produtores de grãos do mundo. De acordo com um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), seremos o principal exportador de alimentos do mundo na próxima década.

A locomoção desses grãos – seja para abastecer o mercado interno ou para chegar até o litoral – se dá principalmente via transporte rodoviário. E é por isso que o Brasil conta atualmente com uma frota de 2,6 milhões de caminhões, de acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Esse é o cenário no qual a Wicz está inserida. Hoje, as perspectivas são boas, mas nem sempre foi assim.

O começo da Wicz e a luta contra a burocracia

O empresário conta que, no início das operações, sofreu para contornar a burocracia e colocar a empresa em atividade. “No Brasil, começar uma empresa do zero é um desafio enorme. Todo empreendedor deveria ganhar uma medalha, porque os custos e a burocracia são muito maiores do que sempre imaginamos no início”, explica.

E a percepção é corroborada por órgãos internacionais. Anualmente, o Banco Mundial elabora um relatório intitulado Doing Business, que avalia o ambiente de negócios e as regulações impostas a pequenas e médias empresas em 189 países. O Brasil ocupa a decepcionante 116ª posição.

Analisando apenas a carga tributária e a complexidade (burocracia) dos processos, a situação piora. Na 178ª colocação, o Brasil fica apenas 11 posições acima da Bolívia, que segura a lanterna. “Autorizações, alvarás, sindicatos, licenças e um mundo de outras situações aparecem quando você menos imagina”, recorda o empresário.

Parceria com a ContaAzul rende frutos

A luta contra a burocracia foi um dos motivos que levaram Mendlowicz a optar pela ContaAzul como parceria da Wicz. Ele conta que, desde o início, havia escolhido o sistema para fazer a gestão financeira da empresa, porque desejava agilidade e centralização de todos os processos em uma única ferramenta.

Além disso, foi por meio da ferramenta que ele encontrou um profissional para se dedicar à contabilidade do negócio. “Cheguei ao contador pelo próprio ContaAzul, porque queria esse link desde o início”, relembra.

O recurso utilizado pelo empreendedor é o diretório com uma lista de contadores certificados no assunto, disponível para os usuários do ContaAzul. Parceiros de todo o país são identificados com uma marcação que destaca aqueles que já permitem a integração com o sistema.

Em vez de enviar documentos impressos ou por e-mail, Mendlowicz conecta automaticamente todos os relatórios ao contador. Essa transparência e agilidade aproximam o empresário do especialista em contabilidade, que passa a atuar também como um consultor de negócios para gerenciar as finanças.

E a escolha pelo sistema mostrou-se mais vantajosa do que ele esperava. “Acabou sendo muito mais do que isso, atualmente é como se eu tivesse um funcionário controlando minhas contas, auditando o extrato bancário, calculando as receitas”, enumera.

7 benefícios da ContaAzul para pequenas empresas

É possível elencar sete grandes funcionalidades oferecidas pelo sistema online da ContaAzul, que facilitam a gestão financeira, permitem controlar todos os gastos da sua empresa e centralizam a gestão dos recursos:

1) Gerenciamento de Venda

2) Controle Financeiro

3) Acesso a Estoque

4) Gráficos e Relatórios

5) Integração com o Contador

6) Emissão de Notas de Produto

7) Sistema ERP.

Além de ser acessível de qualquer lugar, o ContaAzul economiza tempo e confere agilidade à rotina dos empresários, pois integra em um único sistema a gestão financeira, gestão de vendas, gestão de estoque e emissão de NFe.

Pelos cálculos de Mendlowicz, a economia gerada pela adoção do software já compensou (e muito) o investimento. “Calculo que estou economizando cerca de 5% do faturamento com o sistema. O ContaAzul me custa vinte vezes menos do que alguém para controlar todas as funções que ele disponibiliza”, comemora.

Com a expectativa de continuar crescendo, o empreendedor planeja expandir sua frota e não teme o cenário econômico atual. A gestão qualificada é a arma que encontra para superar os efeitos da crise.

Essa é a história da Wicz com a ContaAzul, que já dura mais de um ano. Percebeu como uma parceria pode ajudar os negócios a trilhar o caminho para o sucesso? Se a sua empresa enfrenta desafios semelhantes, é hora de experimentar as vantagens de um software de gestão como o nosso.

Você também tem uma história de sucesso para compartilhar com a gente? Comente!

Leia também