Fiscal e Tributário

Você sabe como emitir Nota Fiscal de Prestação de Serviço?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) é um documento fiscal emitido apenas por prestadores de serviço, cujo objetivo é comprovar transações comerciais com pessoas físicas ou jurídicas;
  • O ISS é um dos tributos cobrados nesse tipo de nota e não existe um prazo limite para emissão do documento. Apesar disso, o recomendado é logo após a execução do serviço; 
  • Com a Conta Azul Pro, é possível emitir as Notas Fiscais de Serviço com menos riscos de erros manuais e de uma forma muito mais rápida. Assim, você economiza tempo e fica em dia com as obrigações contábeis.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Cuidar de uma prestadora de serviços é uma tarefa desafiadora: nem sempre é fácil encontrar bons profissionais e manter um padrão de qualidade. 

Além disso, também é preciso ter atenção ao executar alguns processos administrativos, financeiros, contábeis, como a emissão da Nota Fiscal de Serviço — NFS-e. Isso porque qualquer erro pode gerar um retrabalho imenso, o que não é nada interessante para quem já tem muita coisa para dar conta. 

É muito comum que o empreendedor tenha algumas dificuldades com a emissão da NFS-e. Afinal, a sua expertise, ou seja, especialidade, é oferecer um serviço de qualidade para encantar e conquistar mais clientes. 

Continue a leitura deste conteúdo para tirar as suas principais dúvidas sobre como emitir a Nota Fiscal de Serviço  e entender melhor este processo. Prepamos um checklist completo, com tudo que você precisa saber sobre este documento.

Aqui, confira:

Cuidar de uma prestadora de serviços é uma tarefa desafiadora: nem sempre é fácil encontrar bons profissionais e manter um padrão de qualidade. 

Como funciona a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)? 

A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) foi criada em 2006 e trata-se de um documento fiscal emitido apenas pelas empresas, MEIs e autônomos que prestam serviços, cujo objetivo é  comprovar essas transações comerciais perante à Receita. 

Regulada pelas prefeituras, a NFS-e é obrigatória para todas as prestadoras de serviços. As únicas exceções são os autônomos e os MEIs, quando ambos vendem para pessoas físicas.

No entanto, caso o cliente seja uma pessoa física e exija uma comprovação do serviço prestado, mesmo você sendo MEI ou autônomo, o recomendado é emitir a nota. Isso reforça a seriedade do seu trabalho e a boa imagem da sua empresa perante o público. 

Emita NFS-e pela Conta Azul Pro: experimente agora, sem pagar nada!

Qual é o prazo para emissão da NFS-e? 

Não existe um prazo limite para emissão da Nota Fiscal de Serviço (NFS-e). Porém, o mais indicado é que ela seja emitida assim que o serviço é prestado. Assim, você não corre o risco de, em uma visita do Fisco, receber uma multa pela falta desse documento. 

Caso você não consiga emitir a NFS-e por algum motivo, pode optar pelo Recibo Provisório de Serviços (RPS), documento que substitui a nota por até 10 dias, contados a partir da emissão.

Com a Conta Azul Pro, assim que uma NFS-e é emitida, o Recibo Provisório de Serviços é gerado automaticamente.

Baixe gratuitamente o checklist de emissão de Nota Fiscal de Prestação de Serviço

Como você viu, são muitos os detalhes que envolvem a Nota Fiscal de Prestação de Serviço. Para te ajudar, montamos um checklist completo com o passo a passo de tudo o que você precisa saber sobre este processo.

É só preencher o formulário abaixo e pronto! O material chegará no seu e-mail em poucos segundos.

>FORMULÁRIO<

A Conta Azul facilitou o processo de emissão das notas fiscais para que empreendedores, como você, economizem tempo, energia e dinheiro com essa atividade! 

ISS e a Nota Fiscal de Serviço

O Imposto Sobre Serviços (ISS), também chamado Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), é um dos tributos mais importantes cobrados em todas as Notas Fiscais de Serviços, independente do regime de tributação da empresa ou se o profissional é autônomo.

Ele impacta no valor final da nota e cada município tem autonomia para cobrar o percentual. Para entender melhor como ele é cobrado, vamos a um exemplo. 

Se um dos seus serviços custa R$ 10.000 e a alíquota do município é de 5%. Para encontrar o valor, basta multiplicar 10.000 por 5%. O ISS sobre essa nota então é de R$ 500,00. 

Embora os sistemas emissores de NFS-e façam o cálculo automaticamente, sabendo calcular esse imposto manualmente, você consegue definir melhor o valor dos seus serviços. 

Entenda o que é o ISS e o que mudou nesse imposto.

Emissão de nota fiscal é com a Conta Azul!

A Conta Azul facilitou o processo de emissão das notas fiscais para que empreendedores, como você, economizem tempo, energia e dinheiro com essa atividade! 

Com isso, você pode focar em outras tarefas do negócio que também merecem a sua atenção, além de manter a empresa em dia com essa obrigação contábil. Afinal, deixar de emitir notas fiscais é considerado crime de sonegação fiscal, com penas que podem variar desde multa até reclusão. 

Através da Conta Azul Pro, além de gerenciar a empresa de onde estiver, você também pode:

  • Emitir mais de 10 tipos de notas fiscais de forma simples e com poucos cliques;

  • Consultar em tempo real quantas notas foram emitidas e canceladas;

  • Armazenar as notas na nuvem pelo tempo exigido pelo Fisco (5 anos) ou mais;

  • Economizar com impressão, pois elas podem ser enviadas automaticamente para o contador, sem a necessidade de malotes;

  • Importar os seus certificados A1 e A3. Como cliente da Conta Azul, você também ganha um desconto de 36% ao adquirir o certificado A1;

  • Fazer a conciliação bancária e fiscal de forma automática;

  • Reduzir o trabalho com digitação de informações e eliminar os riscos de erros, pois basta apenas cadastrar apenas uma vez os dados dos seus clientes e fornecedores.

O melhor é que a plataforma Conta Azul Pro foi desenvolvida para micro e pequenas empresas e é ideal para quem está começando agora!

Clique aqui para experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul Pro sem pagar nada!

Leia mais

Leia também