Experiência do Cliente

[Vídeo] Como atrair clientes de forma positiva?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

video-vitor-aguiar.jpg

Vender para mais clientes é um dos canais mais diretos para o crescimento de seu negócio, porque significa aumentar o faturamento. Como atrair clientes é um desafio para todas as empresas, de qualquer tamanho, é preciso planejar e realizar ações para garantir que esse processo aconteça de forma positiva.

Do perfil de clientes ao tipo de venda direcionada a cada tipo de comprador, há uma série de questões a ser definida na preparação para esse processo. Toda a equipe comercial e mesmo os funcionários de outros times precisam estar alinhados sobre prioridades e valores dos produtos ou serviços oferecidos.

O consultor e palestrante Victor Aguiar compartilha com a gente dicas e caminhos de como preparar sua empresa para uma captação de clientes sustentável. Ele é autor do livro O Grande Vendedor, mesmo nome do site mantido pelo consultor para apresentar informações e dicas sobre vendas e prospecção de clientes.

“A gente nunca pode esquecer que, para uma empresa, um novo cliente é sempre uma conquista”, lembra o consultor. “Não adianta sair ao mercado buscando todo e qualquer tipo de cliente porque, muitas vezes, você vai fazer um esforço que não vai dar o retorno de que você necessita”, ensina.

Este vídeo é parte de uma série, produzida pela ContaAzul, a partir de uma entrevista sobre vendas e atendimento a clientes com Victor Aguiar, que também é professor da Univillle, em Joinvile-SC.

Transcrição: Como atrair clientes de forma positiva

 

 

Qual é o primeiro passo para atrair os clientes certos para um negócio?

Quando a gente pensa em atrair novos clientes, um primeiro passo é pensar quem é o cliente de sua empresa ou o tipo de cliente que você está buscando.

Não adianta sair ao mercado buscando todo e qualquer tipo de cliente porque, muitas vezes, você vai fazer um esforço que não vai dar o retorno de que você necessita.

Então, a equipe de vendas tem de ter bem claro, primeiro, quais são os objetivos a serem alcançados. Ou seja, quantos clientes ou que perfil de clientes precisamos atrair.

A partir dessa ideia ou desse briefing inicial, é necessário que a equipe de vendas planejar onde, de que forma buscar, o que falar e o que oferecer.

A gente nunca pode esquecer que, para uma empresa, um novo cliente é sempre uma conquista. Mas, normalmente, esse é um cliente antigo de uma outra empresa. Você sempre vai precisar oferecer alguma coisa diferenciada, que agregue valor e que, na concepção do cliente, responda à seguinte questão: “Vale a pena mudar?”.

Qual é o papel dos profissionais da empresa nesta etapa?

Ao pensar no que falar e oferecer, uma equipe de vendas ou comercial, pensando de forma mais abrangente, uma equipe bem treinada e ciente de seus produtos e serviços é fundamental. Não adianta o profissional de vendas fazer uma prospecção, ir ao cliente oferecer e seduzir o cliente mas, no passo seguinte, quando esse possível cliente telefonar para a empresa, ser mal atendido ou recebido. Ou seja, no ato da conquista, vale tudo para seduzir o cliente, mas depois de que está conosco, ou que mordeu a isca, o segundo atendimento deixa a desejar. Você perde a credibilidade.

Conhecer a empresa como a palma da mão ajuda na atração dos clientes?

Toda equipe comercial, todos que estão dentro da empresa, têm um papel fundamental em passar uma imagem positiva da empresa. E quando digo “passar” não é no sentido esteriotipado, né? “Mesmo que eu não ache uma boa imagem, quero passar isso”. Não. Todos dentro da empresa precisam conhecer produtos e serviços, política comercial. Ou seja, aqueles ítens cruciais, por exemplo, missão, visão, valores e princípios. Ou, se não tiver esses nomes, pelo menos aquilo em que a empresa acredita. Todos precisam ter isso bem dentro [de si], comprando essa ideia, para passá-la, com credibilidade.

Gostou das dicas para atrair clientes? Compartilhe!

Leia também