Gestão do Negócio

Vídeo: caminhos para a inovação

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 1 mins de leitura

Caminhos para a inovação

A inovação está em todo lugar. Da comida que comemos às roupas que usamos, em algum momento da história, alguém pensou em uma forma diferente de fazer e distribuir determinado alimento ou numa maneira inusitada de modelar determinada peça. No fim, a inovação tem apenas um objetivo: facilitar a vida das pessoas — seja para produzir comidas mais saudáveis ou roupas mais funcionais.

E o que o empreendedorismo tem a ver isso? Tudo! O empreendedorismo e a inovação estão intimamente ligados. Nós entrevistamos a pesquisadora Vanessa de Oliveira Collere, que é diretora do Inovaparq (Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região), e conversamos com ela sobre os caminhos para a inovação. Vanessa esclarece que “a inovação deve gerar produtos melhores, que facilitem a vida das pessoas de alguma forma, para que, assim, seja aceita pelo mercado”. Ela ressalta que a inovação está relacionada com a aplicação prática de novas ideias e que, para colocar essas ideias em prática, é necessário o espírito empreendedor: ousado, que aceita riscos, que quebra paradigmas, que encara desafios. Pare para pensar: não foi com esse mesmo espírito que você correu atrás do sonho de ter seu próprio negócio? Por isso mesmo, não pense que a inovação é algo “divino” e que não está ao seu alcance.

Você pode ser inovador, independente do tamanho de sua empresa ou de sua ideia.

Confira o vídeo onde a Vanessa conta quais são os tipos de inovação, fala mais sobre esses processos e explica como transformar ideias em efetivas inovações no mercado.

Um abraço e até a próxima! 😀

Leia também