Vendas

Vendas pelo WhatsApp: dicas e estratégias para alavancar suas oportunidades de negócio

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

 

Sobre o que estamos falando?

  • As vendas pelo WhatsApp são uma ótima oportunidade de aumentar o faturamento da sua empresa;

  • Essa ferramenta também permite a sua empresa estar a dois cliques de qualquer compra do cliente, deixando seu negócio à frente da concorrência;

  • Descubra no texto abaixo como aproveitar ao máximo esse aplicativo nas suas estratégias de venda e alavancar suas oportunidades de negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O aplicativo WhatsApp oferece a possibilidade de conversas instantâneas com seus contatos. Isso serve para amigos, família e conhecidos. Mas, melhor ainda, é possível aumentar o faturamento da sua empresa com as vendas pelo WhatsApp — e esse aplicativo tem até ferramentas exclusivas para esse fim.

O Whatsapp Business, versão de negócios do aplicativo, é fundamental para todos os tipos de empresas. Isso acontece, principalmente, porque esse meio de comunicação tornou-se bastante comum entre as pessoas, de modo geral. 

Se quiser alavancar suas vendas e seu faturamento, confira dicas e estratégias interessantes para acelerar as vendas no WhatsApp. Confira também algumas funcionalidades que facilitam o seu dia a dia. Boa leitura!  

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Vendas pelo WhatsApp

Vendas pelo WhatsApp: por que apostar neste canal?

Uma pesquisa realizada pela We Are Social e pela MeltWater diz que 93,4% dos brasileiros com acesso à internet usam o Whatsapp. São cerca de 169 milhões de pessoas. Isso significa que grande parte do seu público alvo está lá e você pode aproveitar essa ferramenta para aumentar as suas vendas online.

Sem contar que trata-se de um recurso simples de usar, acessível e que permite divulgar os seus produtos e serviços de uma forma mais completa e sem tantos investimentos. Fotos, vídeos, áudios e catálogos em PDF: são várias as possibilidades para vender no WhatsApp. 

Portanto, se você ainda não apostou neste recurso, chegou a hora de reformular o seu processo de vendas e considerar o uso deste aplicativo. Continue lendo e, no próximo tópico, veja como vender pelo WhatsApp. 

Como vender pelo WhatsApp

O primeiro passo para vender pelo Whatsapp é baixar a versão de negócios – Whatsapp Business – e fazer o cadastro. O segundo é olhar para a sua estratégia comercial e se perguntar: em que momento da minha jornada do cliente vou entrar em contato diretamente? 

Por fim, elabore estratégias que condizem com público-alvo, funil de vendas e o que você vende. Não esqueça ainda de adequar a sua comunicação à voz da sua marca.

Utilize o WhatsApp Business

O Whatsapp Business é uma versão aprimorada do aplicativo para quem tem um negócio. Ele apresenta funcionalidades únicas e adaptadas para facilitar as suas vendas.

Esse app também permite que o mesmo número seja usado por mais de um colaborador da sua equipe de vendas. 

Por fim, você também inspira mais respeito e confiança ao ter um número profissional.

Crie o seu catálogo de produtos

Uma das grandes vantagens do Whatsapp Business é a possibilidade de criar um catálogo de produtos. Esse app possui uma funcionalidade exclusiva para isso. 

Assim, basta o cliente abrir esse menu, escolher o que deseja e fazer o pedido. Essa venda é feita sem taxas, diferente de apps exclusivos para vender, como iFood e 99 Food.

Seu cliente pode, até mesmo, pagar pelo Whatsapp Business – e toda essa facilidade atrai vendas. Afinal, a dificuldade em realizar um negócio é uma objeção comum entre os clientes.

Estruture como será o atendimento no WhatsApp

Seu atendimento no WhatsApp deve ser organizado. Há um roteiro de vendas? As informações estão sempre à mão para sua equipe repassar aos clientes? Você tem um horário para responder? 

Falando nisso, é importante definir um horário para não responder. Se você educar seu público a ter resposta direta 24h por dia, 7 dias por semana, ele vai cobrar quando você não puder atender. Organize as suas disponibilidades e informe aos seus clientes. 

Outro ponto importante é treinar seus funcionários para utilizarem essa ferramenta. Além de explicar a parte técnica, deixe claro como deve ser a linguagem utilizada e reforce boas práticas de atendimento ao cliente.

Monte estratégias para conseguir contatos e divulgue o atendimento por WhatsApp

Você precisa ser estratégico para conseguir contatos para vendas. Entre as ações que você pode fazer, estão divulgar o número de WhatsApp da sua empresa em outros canais, como rede social, e-mail e site. 

Inclusive, você pode usar o recurso “conversa com um clique”, para criar um link em que os clientes poderão iniciar a conversa sem precisar salvar o seu contato no celular. Veja como fazer isso na Central de Ajuda do WhatsApp.

Se você já faz vendas pessoalmente ou por um site, outra opção é fazer um cadastro com o cliente após ele fazer uma compra e solicitar seu número do celular. Mas não esqueça de perguntar se ele concorda em receber por WhatsApp promoções e outras informações do seu negócio e só fazer esse tipo de contato se a resposta for positiva.

Isso porque as pessoas encaram mensagens de propaganda no Whatsapp como algo invasivo quando elas não autorizam o envio. Ao iniciar uma conversa, sua marca pode ser acusada de spam e ainda ficar mal falada entre o público. 

E a situação fica ainda pior se elas não fornecerem seus números diretamente para você. Portanto, evite algumas ações como comprar listas de contatos ou pegar números com terceiros.

Existem formas de fazer isso de forma ética e não ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Como já comentamos, colocar o link do seu WhatsApp no site ou redes sociais é uma delas. Distribua também seu número em locais apropriados, como até mesmo grupos de divulgação no WhatsApp.

Leia também: Vale a pena fazer vendas no cartão? Descubra!

Dicas e estratégias interessantes para aumentar as vendas pelo WhatsApp

Se você está em busca de maneiras de aumentar as suas vendas, o WhatsApp Business pode ser uma ferramenta valiosa. Para você aprender a usá-lo da melhor forma, separamos nove dicas e estratégias interessantes que podem ajudar a alavancar suas vendas. Confira.

1. Crie um bom relacionamento com o cliente nos outros canais

O WhatsApp é uma conversa mais direta e até pessoal. Se você quer vender bem através dele, é bom já ter conquistado seu público antes. Para isso, tenha um bom relacionamento com seu cliente em todas as frentes de comunicação. 

Faça com que a conversa no WhatsApp seja só o empurrão final da venda e um jeito para ele comprar mais

2. Use listas de transmissão

As listas de transmissão permitem que você envie a mesma mensagem para vários clientes ao mesmo tempo, sem colocá-los em um grupo. Isso economiza bastante tempo e dinheiro das suas campanhas.

Também é importante segmentar  seus contatos e evitar mandar a mesma mensagem para todos os clientes, respeitando o momento em que cada um se encontra na jornada de compra

Você pode separá-los por categorias, como “clientes que entraram em contato, mas não compraram”, “clientes que já compraram e se cadastraram para receber promoções” e “clientes que acabaram de fazer uma compra”. Assim, você pode focar no tipo de mensagem que mandará para cada grupo. 

3. Estruture como será o atendimento

O seu atendimento pelo Whatsapp não pode ser feito de qualquer jeito. É preciso ter estratégia. Por exemplo, há algum tom de voz de marca que todos os atendentes devem seguir à risca? Há um vocabulário importante a ser mantido?

Também tenha os horários de atendimento bem claros para os colaboradores e clientes. Porém, todos que entrarem em contato no período disponibilizado devem ser respondidos o quanto antes.

4. Desenvolva promoções exclusivas para quem comprar pelo WhatsApp

A venda por Whatsapp possui vários benefícios. No entanto, para ter sucesso, você precisa divulgar o seu número em outros canais e incentivar os clientes a comprarem por esse meio. 

Desenvolva campanhas focadas em converter clientes para a compra pelo app e ofereça promoções exclusivas para quem fizer seu pedido pelo Whatsapp. Você pode divulgar tudo isso nas redes sociais, por e-mail ou no site da sua empresa.. 

Há vários apps de venda que cobram taxas, diferente do Whatsapp. Dessa forma, você não precisa reverter a diferença para o cliente – pode oferecer preços mais baixos para ele.

5. Faça um pós-venda eficiente

O Whatsapp também é bom para manter contato com o cliente mesmo após a compra. Envie mensagens de aniversário, avise promoções, ofereça brindes para clientes recorrentes. 

O importante é eles associarem seu contato a pensamentos positivos, ajudando com vendas posteriores.

O pós-venda também é um suporte. Quando os clientes tiverem dúvida, receberão a resposta mais rápida e ficarão mais satisfeitos. 

6. Aposte em diferentes formatos

Não mantenha o mesmo padrão de mensagem para sempre. Diversifique, envie fotos e vídeos, conte dicas relacionadas ao produto. Importante é se manter inovando e surpreendendo seus clientes. 

Por exemplo, se você vende jóias, pode mandar dicas de como conservar e limpar as peças. Já para uma loja de roupas, pode ser interessante antecipar quais serão as tendências da próxima estação.

Além disso, é importante surpreender seus clientes com novidades e promoções exclusivas, que também podem servir como lembrete de marca. A diversificação de formatos de mensagem ajuda a manter seus clientes interessados e engajados. 

7. Automatize algumas respostas

Algumas respostas não precisam de atenção do seu colaborador. Há clientes que só querem saber se o local está aberto ou quais são as formas de pagamento aceitas pelo seu negócio.

Ao automatizar esses diálogos, você, seus colaboradores e seus clientes ganham tempo. O que é essencial para fechar novas vendas no futuro. 

8. Utilize o status para divulgação

O status é uma foto ou um vídeo curto que aparece durante uns segundos para seus contatos do Whatsapp, muito parecido com os stories do Instagram. 

Geralmente, as pessoas assistem em fila e vão interagindo, curtindo e comentando. Você, como empresa, também pode usar essa ferramenta a seu favor. Invista em vídeos em fotos que vão capturar a curiosidade do seu público.

9. Cuidado com a linguagem e com a ortografia

Seja cuidadoso com a forma que você e seus colaboradores escrevem. Não precisa ser muito formal, mas evite erros básicos de português. Isso pode demonstrar relaxamento, falta de credibilidade e até chances de ser um golpe. 

Leia antes de enviar uma mensagem quantas vezes forem necessárias e pesquise em casos de dúvidas. Ao melhorar sua comunicação, você terá mais atenção e confiança com o público.

Vendas pelo WhatsApp

Monitorar as vendas pelo WhatsApp é essencial para um controle financeiro

Tão importante quanto vender pelo WhatsApp é acompanhar as suas vendas. É com um bom controle financeiro que você sabe quanto está entrando e saindo da sua empresa. 

Com essas informações, é possível ajustar a sua estratégia de vendas para aumentar o faturamento, focando no que é mais rentável para a empresa. 

Ao controlar as negociações feitas pelo Whatsapp, você avalia melhor os resultados das suas campanhas e também mantém seu dinheiro organizado. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas.

Nós da Conta Azul desenvolvemos uma planilha de vendas totalmente gratuita e otimizada para você não perder nenhum centavo de vista. Para baixar, é muito fácil. Basta clicar neste link!

Leia mais

Leia também