Organize financeiramente sua empresa para 2022 com a Conta Azul

Sobre o que estamos falando?

  • Para atingir as metas e os objetivos da sua empresa, é importante organizar o financeiro antes da chegada no novo ano. A tecnologia deve ser sua maior aliada;
  • Entenda mais sobre como fazer isso e veja como a Conta Azul pode te ajudar a manter seu o negócio em ordem com poucos cliques;
  • Dê adeus às tarefas estressantes, manuais e ao retrabalho: monitore sua empresa de onde estiver e de forma online com o ERP Conta Azul.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Para alcançar seus objetivos e metas para o novo ano, é muito importante que o financeiro da sua empresa esteja organizado. Isso ajuda você a saber o quanto pode investir ao longo do ano em outros setores, sem prejudicar o caixa. Mas fazer tudo isso à mão, além dos riscos dos erros, é um processo muito lento, principalmente se o seu volume de vendas for mais alto. Por um preço que cabe no seu bolso, o ERP Conta Azul possui tudo o que você precisa para garantir a saúde financeira do negócio. 

Continue a leitura para saber mais sobre organização financeira empresarial e conhecer a Conta Azul, através dos seguintes tópicos:

veja-como-organizar-financeiramente-sua-empresa-para-2022-com-a-conta-azul

Por que organizar as finanças do meu negócio na virada do ano?

Devido à correria diária e às datas comemorativas de final de ano, como Natal, Ano Novo e Black Friday, pode ficar complicado fazer o planejamento anual do negócio nessa época.

Apesar disso, é indispensável que você separe alguns dias para olhar para dentro da empresa, em especial o setor financeiro. Ele é um dos principais responsáveis pelo recurso essencial para manter o negócio funcionando: o dinheiro.

Começar um novo ano com lançamentos desorganizados e fazendo tudo manualmente é levar problemas antigos para essa nova fase. 

Para evitar isso, aproveite a virada do ano para organizar as finanças da sua empresa e iniciar com pé direito o próximo ciclo.

Organizando minha gestão financeira para 2022 com a Conta Azul 

Cuidar do setor financeiro da empresa não precisa ser algo estressante, complicado e burocrático. Com a tecnologia tão presente no dia a dia, você pode economizar tempo, energia e dinheiro e, assim, agilizar a gestão financeira do seu negócio. 

Com a Conta Azul, você não precisa ficar até tarde fazendo conciliação bancária: todos os setores da sua empresa estarão centralizados em único local e integrados à contabilidade.

Conheça agora suas principais funcionalidades:

Análise de pagamentos

Quando você toma decisões com base em dados reais, as chances de fazer uma escolha mais assertiva aumentam. 

Com a Conta Azul, é possível emitir relatórios sobre os seus custos e pagamentos, para analisar se cada um deles é viável ou não. Através dessa funcionalidade, você também pode verificar:

  • Os custos por cliente ou por categoria de produtos e/ou serviços;

  • Quais são as suas contas a pagar em determinado período;

  • Os recebimentos vencidos e pendentes. Para evitar a inadimplência, você pode programar notificações para ser alertado das datas de pagamento dos seus clientes. Com isso, você pode cobrá-los em tempo hábil, o que aumenta suas chances de receber em dia;

  • Os prazos médios para o pagamento dos seus fornecedores. Com isso, se surgir um imprevisto, você tem clareza para se preparar e negociar com seus parceiros. 

Conciliação bancária

Já aconteceu na sua empresa de uma conta não “bater” com outra?

Esse problema é muito comum quando a conciliação bancária da empresa é feita de forma manual. Já com o ERP Conta Azul, esse processo é automático.

Assim que uma venda é realizada, a baixa é dada automaticamente no sistema e a conciliação é feita em poucos cliques. Para você ter uma ideia de como é rápido, em média 20 horas de trabalho podem ser economizadas com essa funcionalidade.

Outra vantagem é a integração bancária e a importação de lançamentos também automáticos. Com isso, você pode criar pagamentos e receber valores sem precisar acessar o sistema do banco. 

Contas a receber

Sem o controle das suas contas a receber, fica difícil cobrar os clientes e outros parceiros. 

Com o Sistema de Controle Financeiro Empresarial você pode emitir relatórios completos sobre as suas contas recebidas, visualizando por data, categoria, cliente e centro de custo o que deve entrar na empresa.

Com essa função, você também pode:

  • Fazer a gestão dos clientes inadimplentes, identificando facilmente quem ainda não realizou o pagamento;

  • Emitir os boletos de cobrança para 

  • Anexar documentos às contas a receber, como fotos de notas fiscais e planilhas.

DRE Gerencial

Demonstrativo de Resultado de Exercício - DRE é um documento que indica se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado espaço de tempo. Geralmente, ele costuma ser gerado mensalmente, semestralmente ou anualmente. 

O DRE contém a receita, os custos e despesas operacionais e não operacionais da empresa do período analisado. Ele ajuda a entender melhor a situação financeira, o que é muito importante na hora de fazer o seu planejamento estratégico para 2022. 

Mas, fazer esse relatório manualmente pode levar bastante tempo e você pode esquecer de considerar algum gasto. Na Conta Azul, você pode gerar o DRE com poucos cliques e ainda ter a certeza de que todos os valores condizem com a realidade da empresa.

Isso porque na Conta Azul todos os lançamentos financeiros são atualizados e conciliados automaticamente à medida que acontecem.

Controle do fluxo de caixa mensal

O fluxo de caixa mensal considera todas as entradas da empresa (pagamentos) e saídas (custos, despesas e vendas) a cada mês. 

Na Conta Azul Pro, essa parte do financeiro pode ser organizada considerando seu plano de contas ou centro de custos, onde você pode agrupar lançamentos semelhantes para acompanhar os recebimentos e pagamentos. 

Na tela do sistema você visualiza com clareza as movimentações financeiras e o saldo diário entre as contas a pagar e receber. E, sempre que precisar, emita os seus relatórios de fluxo de caixa para analisar os lançamentos.

Receba Fácil

O Receba Fácil é uma solução da Conta Azul que agiliza e simplifica seus recebimentos via boleto bancário, cartão de crédito e Pix Cobrança. Com ele, você pode acompanhar o status de cada pagamento, sem tentar descobrir quem pagou o quê. 

Conheça agora um pouco mais sobre as suas funcionalidades:

Receba Fácil Boleto

Com o Receba Fácil Boleto você pode gerar boletos e receber dos principais bancos, pagando uma pequena taxa de R$ 3,50 por boleto gerado somente após a compensação. E, em casos de boletos cancelados, editados ou não pagos, a taxa não é gerada. 

Receba Fácil Cartão de Crédito (via Link)

Com o Receba Fácil Cartão de Crédito (via Link) você pode vender pela internet sem precisar de um site. Basta enviar o link de pagamento para que o cliente finalize a compra. Sem a necessidade de uma maquininha, o cliente pode parcelar o valor em até 12 vezes, e você ainda recebe todas as parcelas antecipadamente. 

Receba Fácil Pix Cobrança

De acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Pix é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil. Rapidez e praticidade foram os motivos apontados pelos entrevistados.

Sucesso entre pessoas físicas, o Pix Cobrança foi a alternativa criada pelo Banco Central para as empresas. Por meio dela, é possível enviar cobranças aos seus clientes através de uma numeração, o chamado código "copia e cola" ou por um QR code.

O Receba Fácil Pix Cobrança ajuda você a não se perder em meio a tantas transações. Nessa modalidade, é possível colocar valor do pagamento, multas, e até data de vencimento nas cobranças dos seus clientes.

E, caso o pagamento não seja efetuado, você pode até protestar o título no cartório.

veja-como-organizar-financeiramente-sua-empresa-para-2022-com-a-conta-azul-2

Como organizar financeiramente minha empresa para 2022? 

Avalie a situação do negócio

Será que a sua empresa precisa de um equipamento novo ou de pessoas para trabalhar com você? Os clientes reclamam do atendimento ou da demora nas entregas? 

Comece a organização financeira da sua empresa analisando a situação real do negócio, listando o que precisa de melhoria e também os seus diferenciais. Assim, você saberá melhor onde precisa investir mais ou menos dinheiro. 

Clique aqui para conferir o nosso conteúdo sobre análise SWOT.

Determine seus objetivos

Os objetivos centrais devem guiar todas as ações do negócio durante o ano. Todos os colaboradores precisam estar cientes deles e cada um deve entender o seu propósito na sua empresa. 

Fazendo isso, você direciona os recursos financeiros apenas no que realmente é relevante para a empresa. 

Monte um plano de ação realista 

Os objetivos e as metas precisam sair do papel de uma forma realista, considerando a situação do seu negócio, principalmente o seu setor financeiro. 

Se você quer abrir uma filial, por exemplo, mas está com poucos recursos, crie um plano de ação que contemple esse objetivo, mas sem prejudicar o caixa da empresa. 

Do contrário, você corre um sério risco de ficar sem dinheiro para manter outras atividades importantes para o negócio e nem concluir os novos objetivos. 

Separe contas pessoais e da empresa

Essa é uma recomendação que certamente você já deve ter ouvido falar. Mas, na prática, nem sempre é tão fácil assim. 

Separar as finanças pessoais e do negócio deve ser a regra número 1 para manter o seu setor financeiro organizado. 

Por isso, mesmo que você esteja precisando de um dinheiro extra, evite pegar do caixa da empresa. Também não use o cartão de crédito corporativo para compras pessoais. 

Levante entradas e saídas

É impossível organizar o setor financeiro sem acompanhar os recebimentos e as saídas do caixa. E, dependendo do volume das vendas, pode ficar complicado fazer esse monitoramento no papel. 

Se você já está se perdendo nas movimentações financeiras da empresa, chegou a hora de investir em um ERP online ou então em uma planilha para controle financeiro. Lembrando que essa segunda opção não é a mais indicada. 

Defina o seu orçamento

Quanto você pode gastar com divulgação em 2022? Qual a verba disponível para investir em treinamentos ou na compra de um novo equipamento, por exemplo?

Tenha orçamentos claros, reais e considere margem extra para tudo que for proposto no seu plano de ação. Assim, você evita surpresas com gastos que não haviam sido previstos. 

Gerencie os fornecedores

Os seus fornecedores são parceiros importantes para o seu controle financeiro. Com seu planejamento em mãos, é possível negociar prazos e condições de pagamento com antecedência.

As chances de você conseguir descontos são bem maiores e o seu estoque não ficará desabastecido.

Lembre-se: estoque vazio é perda de vendas e produtos sobrando por muito tempo pode significar mais custos com armazenagem.

Confira aqui o nosso conteúdo sobre estoque de segurança e veja como gerenciar melhor esse setor da sua empresa.

Acompanhe indicadores financeiros

Esteja sempre de olho nos indicadores financeiros da sua empresa para saber se o seu plano de organização financeira está ou não funcionando.

Existem mais de 10 indicadores financeiros e os principais são:

  • Faturamento bruto: valor obtido com a venda de todos os produtos e serviços de uma empresa, sem considerar custos e despesas. Ele é calculado pela fórmula preço de venda x quantidade vendida;

  • Lucro líquido: consiste no valor do faturamento bruto menos todos os custos fixos e variáveis de produção;

  • Margem de lucro: percentual que o empreendedor deseja lucrar adicionado aos produtos e serviços.

Temos um conteúdo completo sobre indicadores financeiros. Clique aqui para conferir!

Conte com a Conta Azul como sua aliada em 2022!

Gerenciar uma empresa é algo bem desafiador, concorda? E quando se está começando, esse desafio pode ser ainda maior. Afinal, as vendas costumam ser mais fracas e ainda há muito o que estruturar na empresa. 

Com a Conta Azul, fazer a gestão da sua empresa pode ser muito mais fácil.

Como você viu ao longo deste conteúdo, nosso ERP possui várias funções que eliminam muitas tarefas manuais e complicadas do dia a dia. Com ele, os processos ficam mais rápidos e menos expostos a erros. Você ainda pode monitorar suas vendas através do celular, pelo aplicativo Conta Azul de Bolso

Mesmo que a sua empresa ainda seja bem pequena, o momento ideal para virar o jogo na gestão do negócio é agora. Clique aqui e venha experimentar de graça a Conta Azul!

 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar