Veja como elaborar a sua estratégia de negócios para 2022!

Sobre o que estamos falando?

  • Uma estratégia de negócios aliada a um bom planejamento é a receita perfeita para alcançar os objetivos da sua empresa. Não basta apenas saber aonde se quer chegar: é preciso saber o que fazer para isso;
  • Conheça 7 dias para a montar uma estratégia de negócios para 2022 e as vantagens de começar o ano com tudo definido;
  • Com a Conta Azul, você dá adeus às tarefas manuais para focar na sua estratégia de negócios para 2022. E o melhor de tudo: você ainda pode todos os setores da sua empresa de onde estiver, pagando um preço justo por isso!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Criar uma boa estratégia de negócios é essencial para atingir mais rápido os objetivos da sua empresa. Com um plano definido, você consome os recursos na medida e segue no caminho certo. Isso significa gastar menos tempo e dinheiro com divulgação para um público que não vai lhe trazer retorno financeiro, por exemplo.

Ter uma estratégia bem definida também prepara o negócio para imprevistos no mercado, evitando que você tome às pressas uma decisão diante de crises. 

Veja como criar a sua neste conteúdo, através dos seguintes tópicos:

veja-como-elaborar-a-sua-estrategia-de-negocio-para-2022

Por que montar a sua estratégia de negócios para 2022? 

Para quem acredita que 2021 foi um ano desafiador, 2022 não ficará para trás: o mercado prepara alguns desafios que, para serem superados, será necessário muito planejamento e uma boa estratégia. 

Um deles é o mundo cada vez conectado, com o crescimento das vendas pela internet. Só no primeiro semestre de 2021, segundo pesquisa divulgada no E-commerce Brasil, foram feitas 78,5 milhões de compras online no país. 

Outro grande desafio está relacionado às capacidades de liderança, gestão, planejamento, resiliência e adaptação. Mesmo com o avanço da vacinação, ainda vivemos um cenário incerto de pandemia, onde o mercado ainda pode mudar muito rápido. 

Devido a isso, o dono do negócio precisa se adaptar rapidamente e já ter soluções alternativas para possíveis cenários desafiadores, como um novo lockdown ou restrições.

Mas, antes de pensar em criar um site, investir nas redes sociais ou fazer cursos e mais cursos sobre gestão, é preciso puxar o freio e traçar o caminho que deve ser percorrido.

7 dicas para montar a estratégia de negócios perfeita 

  1. Reflita sobre os aprendizados do último ano

Em termos de estratégia de negócios, o passado não deve ser esquecido: é preciso estudar tudo o que foi feito no último ano para coletar aprendizados. 

Dessa forma, analise, principalmente:

  • As suas promoções que mais fizeram sucesso e aquelas que não tiveram um retorno positivo;

  • Os feriados em que a sua empresa faturou bem ou mal, caso tenha um ponto físico. Se seu negócio for online, identifique em qual data você vendeu mais e aquela que o seu site e/ou redes sociais registraram mais acessos; 

  • Se o que você ofereceu para os seus colaboradores, como cursos e treinamentos, surtiram bons resultados ou não;

  • Por fim, se as contratações de novos colaboradores e as parcerias comerciais que você fez foram satisfatórias.

Listando todos esses porquês, você consegue saber com clareza o que repetir ou não em 2022.

   2. Fique de olho nas tendências de mercado


O que tem de novidade na sua área? Quais dessas tendências é viável aplicar no seu negócio?

Ficar atento às novidades do mercado e aplicá-las no tempo certo na sua empresa faz com que você se destaque da concorrência. 

É importante lembrar que esse estudo das tendências deve ser feito periodicamente, pois, a qualquer momento, pode ser lançado algo novo na sua área de atuação.

E, antes de implementar um novo lançamento na sua empresa, analise com atenção se esse novo produto ou serviço será relevante para o seu público. Isso porque investir em algo sem procura pode ser desperdício de tempo e dinheiro.

   3. Estude o comportamento do seu público


O seu público deve ser o principal aspecto a ser considerado na hora de montar uma boa estratégia de negócios para 2022. As preferências dos seus clientes devem guiar a construção de um bom planejamento e definição de metas. 

Para isso, as informações dos seus clientes precisam estar registradas em um local de fácil acesso, como um sistema ERP. Dessa forma, você consegue descobrir, por exemplo, em qual época do ano você vende mais, quais são as formas de pagamento mais utilizadas e o que não faz tanto sucesso

   4. Defina qual será sua vantagem competitiva


O que faz um cliente comprar na sua empresa e não na concorrência? Quais são as facilidades de pagamento? Qual a qualidade dos produtos e/ou serviços? Um atendimento excelente?

Descubra o que o seu público considera mais importante no seu negócio: esse será o seu diferencial competitivo para focar em 2022. 

   5. Crie um planejamento estratégico anual


Não existe estratégia sem planejamento anual: um depende do outro.

Digamos que você tenha uma empresa de roupas femininas e decidiu que a sua estratégia de 2022 para aumentar o faturamento é focar no público jovem.

O seu planejamento anual deve ser formado então por todas as ações, com os respectivos prazos, que devem ser colocadas em prática para execução da estratégia.

   6. Invista em conteúdos interessantes nas redes sociais


As promoções chamam atenção dos seus clientes? Com certeza. 

Mas, conteúdos interessantes, que tiram dúvidas, passam dicas e ensinam algo, também são relevantes para o público! 

Se você vende cosméticos, crie conteúdos explicativos sobre bases para diferentes tons de pele, por exemplo. Ou então, fale sobre a importância de usar produtos específicos para peles secas ou oleosas. Compartilhar essas dicas em formato de Reels, ou mesmo no TikTok, aumenta ainda mais o seu engajamento.

Fazendo isso, você vai criando sua imagem de autoridade no que faz e ganha a confiança do seu público. Como resultado, as vendas naturalmente aumentam. 

   7. Use a tecnologia a favor da sua empresa


Independente de qual seja o ramo da sua empresa, tenha certeza de que a tecnologia já deve oferecer algum recurso para facilitar o seu trabalho, agregar mais valor aos seus clientes ou as duas coisas.

Estar de olho nas principais tendências é importante, mas vale também analisar o que já existe em relação à gestão dos processos da empresa e atendimento ao cliente. Um bom exemplo são os sistemas ERP, que oferecem uma visão 360° do negócio.

Mas além de ver tudo o que acontece, por que não organizar também os recebimentos da sua empresa e oferecer mais comodidade para os seus clientes? Com o Receba Fácil da Conta Azul, é possível simplificar esse processo de forma inteligente, sem se perder nos extratos bancários. Saiba mais sobre a solução:

veja-como-elaborar-a-sua-estrategia-de-negocio-para-2022-2

Vantagens de iniciar o ano com estratégias bem definidas 

Entendimento sobre o cenário

Para definir a estratégia do seu negócio, é preciso entender o mercado e o comportamento do público, ou seja, o cenário em que a empresa está inserida.

Com esse conhecimento, é possível construir um planejamento real, considerando o momento da empresa, o que aumenta as chances das metas serem alcançadas. 

Metas reais e com prazos definidos

Uma vez definida a estratégia, fica muito mais fácil definir o planejamento estratégico, com as metas e prazos estabelecidos. 

Isso porque a estratégia parte de algo maior, onde cada ação, por mínima que seja na empresa, tem como foco objetivo central do negócio. 

Redução de custos

Comprar um novo equipamento sem que a empresa não esteja precisando. Abrir uma nova filial em um local com um movimento baixo. Investir em uma determinada rede social que não faz sucesso para o seu público só porque você ouviu falar que seria interessante.

Você já passou por problemas parecidos na sua empresa? 

Ter uma estratégia bem definida contribui para que você possa focar nos objetivos da empresa e evite desperdiçar recursos, em termos de tempo e dinheiro, tal qual nos exemplos que citamos. 

Aumento no número de clientes

Se você sabe aonde quer chegar, como (estratégia) e quando vai fazer isso (planejamento), o aumento do número de clientes é uma consequência. 

Do contrário, você arrisca gastar com ações que podem não atingir o seu público ou trazer clientes que não são interessantes, naquele momento, para sua empresa. 

Melhora do clima na empresa

Com sua estratégia definida, todos os seus colaboradores saberão com clareza qual o papel deverão exercer dentro daquela empresa. Isso contribui positivamente para um clima melhor na empresa, já que todos estarão na mesma página e cientes do seu papel naquele negócio. 

Com a Conta Azul, seu negócio vai mais longe tendo estratégia!

Para desenvolver uma boa estratégia de 2022 para a sua empresa, duas coisas são fundamentais. A primeira delas é ter acesso aos dados que representam o desempenho do negócio, como número de vendas e a quantidade de clientes atendidos no ano anterior. 

A segunda, é ter tempo disponível, afinal, um planejamento estratégico eficiente não é feito do dia para a noite. 

Mas, como ter as duas coisas e ainda dar conta de acompanhar a empresa?

Com a Conta Azul, você consegue fazer tudo isso e muito mais com poucos cliques, de onde estiver e conta com todos os setores da sua empresa integrados em um único lugar, permitindo a emissão de relatórios sobre cada um deles. Assim, você pode:

  • Monitorar as movimentações do estoque e configurar notificações para ser alertado assim que os itens atingirem as quantidades mínimas;

  • Acompanhar as suas vendas em tempo real, o que auxilia bastante na hora de analisar se uma promoção está ou não dando certo;

  • Cadastrar informações de contato, endereço, pedidos e até preferência dos seus clientes;

  • Emitir as suas notas fiscais de forma simples e enviá-las ao contador automaticamente, sem a necessidade de malotes;

  • Fazer a gestão dos seus contratos de prestação de serviços;

  • Consultar as suas contas a pagar e a receber sempre que precisar;

  • Receber lembretes com as datas de pagamento dos seus clientes para cobrá-los em tempo hábil e receber em dias.

Além de tudo isso, com a Conta Azul, tanto a sua conciliação financeira quanto a fiscal são feitas de forma automática, pois a contabilidade também podem ser integradas.

Dê adeus às tarefas manuais demoradas ou às dificuldades para encontrar uma informação simples: com a Conta Azul, tenha o desempenho da sua empresa na palma da mão!

Crie sua estratégia de negócios para 2022 e conte com a Conta Azul para a execução. Clique aqui e teste grátis!

 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar