Vendas

O que é valor agregado e como ele pode aumentar suas vendas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O valor agregado é o que você pode oferecer a mais para o cliente, com o objetivo de melhorar a experiência dele com seus produtos ou serviços. Entenda mais sobre esse conceito sobre a diferença em relação ao valor percebido;
  • Para agregar valor ao seu negócio, é preciso investir, seja em treinamento, em ações que possam surpreender o cliente e ressaltar as qualidades do seu produto. Aqui, veja mais exemplos de como agregar valor ao seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre entregar valor ou melhorar a experiência dos seus clientes. 

Na prática, isso se resume a aquele algo mais que só a sua empresa tem, independente da qualidade do produto ou serviço. Seja um bom atendimento, um brinde exclusivo, aquele desconto especial e, até mesmo, uma ligação no dia do aniversário, para dar os parabéns.

Se você quer saber como criar valor agregado e encantar o seu público, continue a leitura e confira esse conteúdo exclusivo que preparamos! 

o-que-e-valor-agregado-e-como-ele-pode-aumentar-suas-vendas

O que é valor agregado?

É o conjunto de benefícios que o cliente recebe além daquilo que ele, de fato, comprou. Sendo algo mais subjetivo, mas que ele percebe como um diferencial exclusivo da sua empresa.

Para tornar isso mais claro, vamos pensar num exemplo corriqueiro. Ao receber um presente, provavelmente você prefere aqueles que tenham uma bela embalagem personalizada ao seu perfil, certo?

Utilize essa mesma lógica para agregar valor ao ser produto e serviço. Ofereça benefícios atraentes e personalizados para o seu cliente! Isso fará com que ele valorize mais a sua marca e, possivelmente, irá repetir a compra.

Vivemos numa realidade em que o mercado está cada vez mais competitivo, e os consumidores estão mais exigentes na hora de comprar. Portanto, atendê-los com educação e gentileza já se tornou algo essencial, e é preciso ir além para realmente conquistar o público.

Valor agregado e valor percebido: entenda a diferença

Existem dois tipos de valores que uma empresa pode agregar ao seu negócio:

  • Valor agregado: é tudo aquilo que gera valor ao seu produto, como embalagem, entrega, atendimento etc;
  • Valor percebido: tem relação ao feedback do cliente perante seu produto – por exemplo, se o tênis tem um bom acabamento, se a entrega aconteceu dentro do prazo, se o consumidor gostou do ambiente, dentre outros. Logo, o valor percebido passa pela percepção de expectativa x realidade. 

Como agregar valor a sua empresa?

Para agregar valor, é preciso incorporar um conjunto de práticas e mudanças, como as que apresentaremos a seguir:

Surpreenda

Muitas pessoas gostam de ser surpreendidas positivamente. Então, que tal enviar um presente inesperado ao seu consumidor?

Não precisa ser algo muito elaborado ou caro. Muitas vezes, um simples gesto já serve para agraciar o público que espera apenas o que comprou.

Digamos que você tem um restaurante e percebeu que vai sobrar sobremesa. Por que não enviar gratuitamente a um cliente que pediu apenas uma refeição? 

Essa surpresa pode gerar um sentimento positivo ao público e, por isso, é uma das maneiras mais utilizadas (e eficazes) de criar valor agregado.

Invista em treinamentos

É fundamental ter uma equipe realmente preparada para suas funções. Isso garantirá que a sua empresa sempre entregue o melhor trabalho possível.

Esta dica é ainda mais relevante no atendimento, pois, o cliente precisa ser atendido com simpatia e por alguém que conheça bem do que está falando.

Vale ressaltar que o suporte vai desde o momento em que o consumidor procura informações, até a etapa do pós-venda. 

Treinamentos são essenciais para agregar valor à etapa de interação e também nos processos de venda, tornando-os mais eficientes e orientados para a necessidade do consumidor. Alguns exemplos são:

  • palestras;
  • workshops
  • formação de líderes;
  • entre outros.

Apesar de ser um investimento financeiro, isso poderá representar bons frutos para o negócio como um todo.

Ofereça vários canais de atendimento

Para que você tenha mais entendimento sobre como está sendo a repercussão a respeito do seu produto ou serviço e se ele está funcionando corretamente, é fundamental oferecer canais de atendimento ao seu público.

Dessa forma, o consumidor poderá avaliar sua empresa, permitindo feedbacks em tempo real sobre possíveis falhas em algum produto, por exemplo.

Além disso, quando o cliente não enfrenta dificuldades para resolver qualquer situação com a empresa, a sensação é de que o processo é orientado para sua felicidade, não apenas para a venda e é aí que surge o valor agregado de atendimento.

Peça feedbacks

Lembra quando falamos que é preciso oferecer vários canais de atendimento? Pois saiba que é seu papel como empresa incentivar o público a dar feedbacks.

Muitas empresas que não têm essa cultura de pedir retornos dos seus clientes caminham às cegas e isso pode ser fatal para os negócios.

Reflita um pouco: se o seu produto ou serviço apresentasse problemas ou não satisfizesse o público de alguma forma, você preferiria saber a respeito, certo?

Assim, você poderia tomar alguma decisão para melhorar esse cenário, ao invés de persistir no erro.

Invista em estratégias que incentivem os consumidores a darem feedbacks. Caso haja resistência, uma dica é recompensá-lo pela sua opinião.

Dessa forma, os feedbacks ajudam a melhorar a experiência do cliente e entender suas preferências. Com base nos dados levantados em feedbacks, surgem as oportunidade de criar produtos e serviços com maior valor agregado.

Ressalte as qualidades do produto

Seja qual for o seu produto, certamente ele possui alguma característica que se sobressai à concorrência.

Pode ser preço, tempo de entrega, melhor acabamento, qualidade ou até mais tempo de garantia.

Agora que você aprendeu algumas formas práticas de agregar valor, confira nossa Planilha de Vendas: Controle e Acompanhamento para a Empresa.

Leia também