Fiscal e Tributário

Usar sistema de emissão de nota fiscal grátis é mesmo vantajoso?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/12/2023 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Os emissores gratuitos de notas fiscais permitem a emissão desse documento sem custos. Porém, eles costumam ficar desatualizados e até fora do ar, prejudicando o dia a dia do empreendedor;
  • Falta de personalização, suporte e integração com os demais setores da empresa são outros desafios dos emissores de nota gratuitos;
  • A Conta Azul Pro ajuda os empreendedores a superarem os desafios do processo de emissão de notas fiscais. Fique em dia com a Receita e gerencie o seu negócio através de uma plataforma de gestão online, completa e simples de usar!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Se você é dono de uma empresa, certamente já sabe que reduzir custos é um desafio constante. Mas essa missão envolve bastante reflexão, afinal, o barato também pode sair caro. 

Esse ditado se aplica muito bem quando o assunto é sistema de emissão de nota fiscal grátis. Mesmo prometendo melhorar a saúde financeira e a gestão das obrigações fiscais, nem sempre eles funcionam da forma como você e os contadores esperam. 

Isso porque é comum que essas ferramentas fiquem fora do ar, não contem com um bom suporte e não sejam integradas ao restante dos setores da empresa.

Nós apostamos que você não quer esse tipo de frustração na hora de emitir NFs, certo? Então, aproveite a leitura para conhecer mais detalhes sobre este assunto e entender de vez se os sistemas gratuitos de emissão de notas são vantajosos ou não.

Neste conteúdo, confira: 

Os emissores gratuitos de notas fiscais permitem a emissão desse documento sem custos. Porém, eles costumam ficar desatualizados e até fora do ar, prejudicando o dia a dia do empreendedor;

O que é um sistema de emissão de nota fiscal grátis?

Um emissor gratuito de notas fiscais nada mais é do que um sistema que faz a emissão de NFs sem custos. A plataforma segue as exigências legais e as notas estão em conformidade com as regras da Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores. 

A diferença dessa ferramenta para os sistemas pagos é a qualidade. Por serem gratuitos, eles recebem poucos recursos para melhoria, ou seja, é comum que fiquem desatualizados e até mesmo fora do ar durante algum tempo, complicando a vida dos empreendedores como você, que precisam emitir notas diariamente.

Além desses problemas, os sistemas grátis de emissão de NF são bem mais limitados que os pagos, oferecendo uma quantidade menor de recursos. 

Por exemplo, nem sempre uma plataforma como essa consegue se conectar com a sua contabilidade, o que faz com que as notas tenham que passar de um setor para o outro manualmente.

Todo esse processo costuma levar bastante tempo, que poderia ser usado para outras tarefas mais importantes e de mais valor para o seu negócio. 

Baixe agora gratuitamente a planilha de gestão do tempo e produtividade para empreendedores!

6 Características de um sistema de emissão de nota fiscal grátis

 

1. Funções restritas

Diferente de um sistema pago, os emissores gratuitos apresentam limitação de recursos. Até mesmo o processo de consulta e de cancelamento podem ser complicados. Geralmente essas plataformas cumprem o que propõem de forma básica, sem oferecer funções que facilitam a vida dos empreendedores, como transmissão automática de dados ou conexão com o escritório de contabilidade. 

A limitação acontece porque há muito menos investimento em melhorias e desenvolvimento. O dinheiro que os desenvolvedores têm em mãos geralmente vai para a manutenção dos serviços básicos. 

2. Não oferece personalização

Esqueça a possibilidade de customizar a NF, deixá-la com a cara do seu negócio ou alterar campos e a organização das informações. No sistema de emissão de notas grátis você segue o modelo oferecido e deve se contentar com ele. 

3. Falta de suporte

Não há suporte técnico à disposição dos usuários ou, quando existe, ele é lento e burocrático. O usuário pode ficar à deriva por dias sem saber como solucionar seu problema, o que não ajuda em nada na rotina dos negócios, no que diz respeito à própria emissão e o controle financeiro.

Com os emissores pagos, a realidade é bem diferente. Ao contratar uma plataforma como a da Conta Azul, você nunca estará sozinho em caso de problemas ou dificuldades de uso. Basta contatar o suporte para resolver qualquer dúvida que surja por aí.

Simplifique a sua emissão de notas fiscais com a Conta Azul Pro! Clique aqui para testar agora!

4. Limite de notas fiscais

Este talvez seja o pior desafio para quem usa um emissor gratuito de notas. Nessas plataformas, infelizmente, existe um limite de emissões a ser respeitado.

E, quando seu negócio atinge esse teto, não há o que fazer, ou será necessário parar a emissão, ou então (somente em alguns casos) é possível pagar para emitir mais, o que nem sempre oferece bom custo-benefício. 

5. Não há preenchimento automático

Só quem já preencheu milhares de vezes os mesmos campos com as mesmas informações sabe o quanto isso é trabalhoso e como se perde tempo com algo tão simples. Os emissores gratuitos não oferecem o preenchimento automático, que é uma ajuda e tanto para agilizar a rotina fiscal e a gestão financeira do seu negócio. 

6. Não possuem backup

Backups são formas de salvar tudo o que já foi feito no sistema. Assim, caso haja algum problema técnico, sua empresa não perde informações importantes. Já imaginou o transtorno que será perder notas e outros documentos? Isso pode gerar multas e problemas mais graves com o Fisco. Infelizmente, os emissores grátis não podem te dar essa segurança. 

App Conta Azul de Bolso: monitore as suas vendas e o seu estoque pelo seu celular!

É melhor um sistema de emissão de nota fiscal grátis ou pago?

Mesmo que você esteja na missão de economizar recursos, a quantidade de desafios que um sistema de emissão de notas gratuito traz para sua rotina não é nada vantajoso. É realmente um barato que acaba saindo caro, tanto em tempo quanto em dinheiro.

Já imaginou perder uma venda por não conseguir emitir nota? O que você vai fazer em caso de uma instabilidade na plataforma? E se ela durar dias? Vai deixar de vender até que tudo volte ao normal ou arriscar uma venda sem nota? Nada disso vale a pena.

O ideal é economizar recursos onde essa economia não traz prejuízos para a rotina do seu negócio, concorda? E não vai ser trocando uma solução completa de emissão de notas por um sistema gratuito que você vai conseguir enxugar gastos sem ter mais trabalho.

Devido à qualidade muito superior dos sistemas pagos, a nossa recomendação (e de muitos especialistas no segmento da contabilidade) é investir em um sistema que seja:

  • Seguro;
  • Integrado com o seu contador;
  • Capaz de salvar os documentos pelo tempo exigido pela receita federal;
  • Eficiente na emissão dos arquivos XMLs, fazendo tudo sem erros;
  • Capaz de oferecer um suporte de qualidade para acabar com suas dúvidas ou problemas de uso.

Se você não sabe por onde começar essa busca, basta ler o próximo tópico!

Mesmo que você esteja na missão de economizar recursos, a quantidade de desafios que um sistema de emissão de notas gratuito traz para sua rotina não é nada vantajoso. É realmente um barato que acaba saindo caro, tanto em tempo quanto em dinheiro.

Simplifique a emissão das suas notas fiscais com a Conta Azul Pro! 

Que tal usar um emissor de notas fiscais completo e que não apresenta nenhum dos desafios que você viu até agora? Com a Conta Azul Pro você controla a rotina do seu negócio sem dificuldades, facilita a transmissão e emissão de notas fiscais, organiza o controle financeiro e muito mais. 

O ERP da Conta Azul é completo, online, reduz o tempo gasto com operações simples e ainda ajuda a eliminar erros, seja na transmissão dos documentos ou no preenchimento deles. 

Essa plataforma de gestão, além de agilizar a emissão das notas fiscais, também pode ser integrada com todos os outros setores do seu negócio, como estoque, vendas e financeiro. 

Também vale lembrar que, através da Conta Azul Pro, você pode emitir mais de 10 tipos de notas fiscais e enviá-las automaticamente para o contador.

Então, se você tem um negócio e precisa equilibrar custo-benefício com alta eficiência, conheça agora mesmo a Conta Azul Pro!

É só clicar aqui para experimentar essas e outras facilidades sem pagar nada! 

Leia mais

Leia também