Descubra como e por que usar o Twitter para empresas

Será que vale a pena investir no Twitter para empresas? Veja nosso guia para criar sua estratégia para essa mídia social.

Está em dúvidas sobre como funciona o Twitter para empresas?

Afinal, será que vale a pena investir na plataforma para acelerar os resultados do marketing digital?

Essa é uma questão recorrente entre gestores que ainda estão conhecendo as principais mídias sociais para os negócios.

A resposta resumida é: “Sim, desde que você faça um bom planejamento”.

Essa rede ainda é relevante para as marcas interagirem com os consumidores e estabelecerem sua presença digital.

Mas não pode receber o mesmo conteúdo ou tratamento do Facebook e do Instagram, por exemplo.

Neste guia, você vai descobrir a utilidade do Twitter para empresas, principais diferenças em relação a outras redes sociais e um passo a passo para aprimorar a sua estratégia nessa mídia. 

Confira.

Guia de Marketing Digital para Pequenas Empresas  Preparamos um guia sobre como utilizar ferramentas digitais para se aproximar  do público Baixar o guia agora

Twitter para empresas: vale a pena?

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre a eficácia do Twitter para as empresas  — afinal, a rede apresentou queda no número de usuários desde o “boom” inicial.

Mas o fato é que ainda vale a pena investir em uma estratégia no Twitter.

Essa é uma rede excelente para divulgar os conteúdos que você produz (em blog ou canal de YouTube, por exemplo) para gerar tráfego no seu site.

Também é útil para apostar no relacionamento com o consumidor, já que se trata de uma rede social com interações rápidas.

Em fevereiro deste ano, o Twitter anunciou o balanço do quarto trimestre de 2018, fechando o período com 908 milhões de dólares de receita.

De acordo com o relatório, o período também contou com 126 milhões de pessoas utilizando a rede diariamente contra 124 milhões em 2017.

Em relação ao número de usuários, houve uma queda: foram 321 milhões no quatro trimestre de 2018 contra 330 milhões ao fim de 2017.

No entanto, de acordo com as tendências do Twitter, a plataforma ainda é uma mídia interessante para as empresas.

Segundo o Twitter, 74% das pessoas que seguem pequenas e médias empresas fazem isso para obter atualizações sobre produtos futuros.

Já 47% dos usuários que seguem marcas estão propensas a visitarem os sites delas.

Ou seja: independentemente da queda do número de usuários, o Twitter permanece como uma rede social relevante.

Twitter ou Facebook para empresas

Ainda em dúvida sobre a presença digital da sua marca?

Tudo bem, empreendedores que ainda não têm uma estratégia costumam ter dúvidas para identificar as melhores redes para a empresa.

Por isso, nas próximas linhas, destacamos as principais diferenças entre o Twitter e o Facebook para você identificar qual delas é a mais adequada (lembrando que é possível utilizar ambas). 

Características do Twitter

Começando pelo Twitter, a plataforma é focada em postagens curtas, com textos de até 280 caracteres.

Também é possível usar imagens, vídeos e gifs nas postagens, que são chamadas de “tweets”.

Há diferentes formas de interações: compartilhamento de postagens e as possibilidades de favoritar tweets e de responder a outros usuários.

Como o Twitter é uma rede para postagens rápidas e dinâmicas, qualquer usuário ou marca precisa estar por dentro das novidades e acontecimentos do mundo e do mercado.

E a postagem precisa ser feita com agilidade, porque os assuntos correm a toda velocidade na plataforma.

Como os tweets têm vida curta, você pode acabar com uma postagem ultrapassada em apenas algumas horas.

Por outro lado, os algoritmos de distribuição dos tweets não limitam tanto a visualização orgânica das mensagens, como ocorre no Facebook e no Instagram.

Características do Facebook

O Facebook é a maior rede social digital do mundo, com 2,2 bilhões de usuários mensais no mundo (127 milhões apenas no Brasil). 

Essa rede também é uma ótima alternativa para os negócios, pois permite diversas formas de interagir com o consumidor.

Não há limite de caracteres, e as postagens podem ser feitas com imagens, vídeos, gifs, textos e compartilhamentos.

Também é possível participar de grupos, criar páginas para eventos e fazer transmissões ao vivo.

Uma diferença em relação ao Twitter é que as postagens não têm um ciclo de vida tão curto, porque aparecem mais vezes no feed dos usuários a cada vez que alguém interage com elas.

Por outro lado, os algoritmos do Facebook limitam demais a entrega do conteúdo para os seguidores das páginas e exigem o impulsionamento pago.

Twitter ou Instagram para empresas

Depois de ler o tópico anterior, você já conhece as principais características do Twitter.

Mas qual é a diferença dele em relação ao Instagram?

É o que você vai descobrir a seguir.

Características do Instagram

Ao contrário do Twitter, que é focado em textos curtos, o Instagram é uma rede social que privilegia fotos e vídeos.

Por isso, marcas que estão presentes na plataforma devem apostar na qualidade do conteúdo nesses dois formatos.

Uma das funcionalidades mais utilizadas no Instagram são os Stories: publicações que ficam em uma aba separada e que desaparecem depois de 24 horas.

E é justamente nos Stories que as empresas encontram o melhor recurso para crescer, já que se trata de uma ferramenta que promove uma forte interação com usuários.

Nos Stories, a dica é mostrar imagens de bastidores para que os consumidores conheçam o dia a dia da empresa, se comuniquem com ela rapidamente e criem até mesmo laços afetivos.

Além disso, o Instagram é uma rede bastante utilizada para parcerias com influenciadores digitais, que mostram produtos e os promovem entre seus seguidores.

O Instagram também permite que as marcas fazem vendas diretamente na rede social.

Como usar o Twitter para empresas

Para facilitar a utilização do Twitter para empresas, a seguir, você vai conferir um passo a passo com seis dicas essenciais. 

1. Crie um perfil empresarial 

O primeiro passo é criar uma conta empresarial na plataforma.

O seu perfil será designado por um @, como, por exemplo, o perfil da Conta Azul: @ContaAzul.

Esse nome precisa ser de fácil reconhecimento e, de preferência, curto, para permitir que os usuários encontrem a empresa rapidamente. 

Componha a sua página com a identidade visual da marca, que deve estar presente nas fotos de perfil e de capa.

2. Crie uma persona

Antes de iniciar as postagens, o ideal é que você elabore uma persona: um perfil fictício que representa a pessoa com quem você deseja se comunicar.

A persona pode ser, por exemplo, uma representação do seu cliente.

Essa definição é essencial para que você elabore o conteúdo adequado para o público-alvo, utilizando linguagem e formato comum a ele.

3. Interaja com as pessoas

Como em qualquer rede social, no Twitter, a comunicação não ocorre em uma via de mão única.

É preciso se dedicar a interagir com os usuários, conversar com eles e, assim, estabelecer uma conexão com a sua marca.

4. Foque no conteúdo de qualidade

Em um artigo para o site Search Engine Guide, Jayson DeMers, CEO da agência de marketing AudienceBloom, afirma que é preciso fazer conteúdo a partir de um padrão de qualidade.

“Apenas certifique-se de que todo o conteúdo seja algo que seu público acha útil, divertido ou enriquecedor para suas vidas de alguma maneira”, aconselha.

5. Busque palavras-chave relevantes

De acordo com Ken Krogue, fundador da plataforma InsideSales, a dica é utilizar a ferramenta de palavras-chave do Google para encontrar aquelas que são relevantes no mercado em que você atua.

É o que ele recomenda em um artigo para a revista Forbes.

“Ingresse no tráfego existente em vez de gerá-lo do zero. É melhor saber sobre palavras-chave do que sobre hashtags, porque uma hashtag é uma palavra-chave ou um ‘tema’ que pode ajudar a ampliar sua exposição”, diz o autor.

6. Monitore o que as pessoas falam sobre você

Se você não sabe o que os usuários falam da marca, é impossível medir a eficácia das suas ações no Twitter.

Portanto, monitore a popularidade da marca e, se for necessário, faça ajustes na forma com que você se posiciona na rede.

Depois de ler as dicas, você já pode dar os primeiros passos no Twitter.

Que tal começar agora mesmo?

Se você gostou do conteúdo, compartilhe e faça um comentário abaixo com dúvidas e sugestões sobre o assunto.

Guia de Marketing Digital para Pequenas Empresas  Preparamos um guia sobre como utilizar ferramentas digitais para se aproximar  do público Baixar o guia agora

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>