Tudo o que você precisa saber para se tornar um infoprodutor

Sobre o que estamos falando?

  • Os infoprodutores são especialistas em um ramo e utilizam este conhecimento para desenvolver produtos digitais. Utilizando plataformas para venda de infoprodutos, esses profissionais divulgam seus infoprodutos, como e-books e cursos online, que podem ser adquiridos por qualquer pessoa;
  • Para ser um infoprodutor de sucesso, além de especialista, é necessário entender bem o público, criar conexões com as pessoas e caprichar na divulgação nas redes sociais. Estar atento às novidades do mundo digital também é muito importante;
  • Conte com a Conta Azul para gerenciar sua empresa de infoprodutos de ponta a ponta. Monitore as vendas em tempo real e tenha todos os seus lançamentos financeiros, contábeis e fiscais integrados, sem burocracia e com poucos cliques.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Sabia que você pode ganhar dinheiro falando sobre algo que gosta e compartilhando seus conhecimentos na internet ao se tornar um infoprodutor

O mercado dos infoprodutos vêm crescendo bastante nos últimos anos, muito puxado pelas restrições impostas pela pandemia. Isso porque, através dos produtos digitais, as pessoas podem compartilhar e adquirir conhecimento sem precisar sair de casa.

Se você é especialista em determinada área, quer empreender sem gastar muito e de forma digital, mas não sabe por onde começar, continue a leitura: listamos tudo o que é preciso para se tornar um infoprodutor de sucesso e ganhar muito dinheiro!

Este conteúdo é formado pelos tópicos abaixo:

Infoprodutores são especialistas em determinada área que aproveitam este conhecimento para desenvolver produtos digitais ou infoprodutos, como cursos online, e-books, sistemas e vídeo-aulas. 

O que é infoprodutor e quem pode ser um?

Infoprodutores são especialistas em determinada área que aproveitam este conhecimento para desenvolver produtos digitais ou infoprodutos, como cursos online, e-books, sistemas e vídeo-aulas. 

Diferente do que muitos pensam, não é preciso ter nenhuma formação específica ou trabalhar com marketing digital para ser um infoprodutor. Qualquer pessoa que domine uma área pode montar um produto digital, com um conteúdo original e divulgá-lo na internet. 

Geralmente, os infoprodutores de sucesso optam por divulgar os infoprodutos em plataformas específicas para esse tipo de venda. 

Nesse contexto, é importante lembrar que nem todo produtor de conteúdo para a internet, como o influencer (pessoa com grande audiência no mundo digital) é um infoprodutor

“Um influenciador digital pode ser um infoprodutor?”

A resposta é sim. Afinal, para ser um infoprodutor, é preciso ter um produto digital de autoria própria e vendê-lo na internet, independentemente da audiência no meio digital.

Quando se fala em infoprodutos, vale ressaltar também a importância de verificar o que diz o Código de Defesa do Consumidor - CDC para transações na internet e entender as regras da plataforma escolhida. 

Uma das leis previstas no CDC é a referente ao arrependimento. Ela dá ao consumidor o direito de desistir da compra de qualquer tipo de produto ou serviço online em até 7 dias após a transação.

Além disso, é indispensável estar por dentro do que diz a atual Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, que estabeleceu novas regras para o tratamento e compartilhamento de dados na internet.

Se você está pensando em investir no ramo, saiba que o mercado dos infoprodutos está cada vez mais aquecido. Para você ter uma ideia, uma pesquisa divulgada no Terra mostrou que o crescimento do setor ultrapassou os 100% ainda em 2020, ano que começou a pandemia.

Ainda está em dúvidas se deve ou não entrar no ramo dos infoprodutos? Veja no próximo tópico os 3 motivos para você se tornar um infoprodutor.

Conheça o ERP da Conta Azul: plataforma online completa para a gestão do seu negócio digital!

3 motivos para você se tornar um infoprodutor

 

1. Fale sobre o que gosta

Já pensou em ganhar dinheiro falando sobre algo que você gosta? Como infoprodutor, isso é possível, basta criar um produto digital com um bom conteúdo, caprichar na divulgação e disponibilizá-lo para a venda na internet.

Ao trabalhar fazendo algo que gosta, a sua motivação e satisfação aumentam, o que também é muito importante para a manutenção da saúde mental, além de que pode ser a sua fonte de renda principal ou extra.

2. Tenha mais flexibilidade

Trabalhar de segunda a sexta-feira em horário comercial ou fazer os próprios horários? Quem trabalha com infoprodutos monta a própria rotina conforme as necessidades pessoais. 

Sem precisar bater ponto, o produtor digital tem liberdade para escolher de onde e qual o melhor momento do dia para trabalhar. Com isso, em caso de viagens, por exemplo, basta garantir uma boa conexão com a internet e um computador. 

3. Escale seus ganhos

Quando o infoprodutor se dedica a criação do seu infoproduto e cria uma boa estratégia de marketing digital, naturalmente ele consegue vender mais e escalar seus ganhos. 

Afinal, a venda na internet não possui barreiras físicas e você pode vender seu produto digital para qualquer lugar do mundo, sem se preocupar com logística de entrega, já que trata-se de um material digital. 

Confira aqui: redes sociais para pequenas empresas.

Quando o infoprodutor se dedica a criação do seu infoproduto e cria uma boa estratégia de marketing digital, naturalmente ele consegue vender mais e escalar seus ganhos. 

O que é preciso para ser um bom infoprodutor? 

 

Atualizar-se sobre o mercado digital 

Todo ramo de atuação sofre modificações com o passar do tempo, como a chegada de novos produtos ou processos. No entanto, quando falamos de mercado digital, essas mudanças acontecem muito mais rápido. 

A cada dia surgem novas ferramentas, tendências e as redes sociais, um dos principais canais para divulgação dos infoprodutos, passam por ajustes e atualizações praticamente todos os meses.

Um exemplo é a nova forma de monetização que será divulgada pelo Instagram em 2022. A plataforma anunciou que contará com stories exclusivos e pagos, o que é um ótimo incentivo para quem vende infoprodutos. 

Quando o infoprodutor está atento a novidades como essa, consegue aproveitá-las melhor e sair na frente da concorrência. Para se manter atualizado, uma dica é ficar de olho nos sites das plataformas digitais.

Produzir conteúdos relevantes e extremamente ricos

Tanto no ambiente digital quanto no mundo off-line, é muito comum encontrar pessoas que vendem os mesmos produtos. Ao buscar no Google, por exemplo, “curso de designer gráfico”, você encontrará uma infinidade de opções na internet e fora dela.

Se você quer se destacar como infoprodutor, é necessário produzir um conteúdo relevante, rico e com informações atualizadas. Para isso, antes de fazer o seu produto digital, analise o conteúdo dos seus principais concorrentes e ouça o seu público.

Dessa forma, você irá identificar exatamente o que precisa implementar no seu infoproduto para se diferenciar da concorrência e atender às expectativas dos clientes.

Compartilhar seus aprendizados

O infoprodutor não pode ter receio de compartilhar os seus aprendizados e deve fazer isso de uma forma didática. De nada adianta ser especialista em uma área se você não souber como repassar esse conhecimento para outras pessoas. 

Uma das formas de saber se você está transmitindo seu conteúdo de maneira assertiva é pedir a opinião de outras pessoas sobre o seu infoproduto, como amigos e familiares, antes de divulgá-lo na internet. 

Criar conexões com as pessoas

Entender bem o seu público e criar conexão com as pessoas é outro aspecto fundamental para se tornar um infoprodutor conhecido. Você pode fazer isso explorando a sua história e contando como chegou até ali, o que é bastante motivador para quem ainda está começando. 

Essa conexão aproxima você do seu público, aumenta as chances das pessoas se identificarem e adquirirem o seu produto digital. 

Gerencie a sua empresa digital com um sistema 100% online e simples de usar. Conheça o ERP da Conta Azul!

Como ser um infoprodutor de sucesso?

 

Escolha uma área de especialização 

Como falamos desde o início desse conteúdo, o infoprodutor ganha dinheiro compartilhando seu conhecimento. Isso significa que ele precisa, além de gostar do tema, ser um especialista da área escolhida. 

Do contrário, o seu produto digital será mais um na internet e você não ganhará destaque no ramo de infoprodutos. 

Opte pelo melhor formato de conteúdo

Dentre os vários formatos de infoprodutos, explore aqueles que podem ser mais interessantes para o seu público. Se o seu produto digital é um livro de receitas, você pode fazer um e-book interativo com vídeos; agora, se seu infoproduto é um curso, apostar em vídeo-aulas e em um material em PDF de apoio são boas alternativas. 

Crie o seu próprio infoproduto

Autoria é o pilar mais importante do ramo de infoprodutos, pois é a originalidade que vai diferenciar o seu conteúdo da concorrência. Nesse sentido, você pode se inspirar em outros produtos digitais, mas sempre mantendo a sua marca. 

Invista em divulgação nas redes sociais 

Já falamos também o quanto é importante focar na divulgação para ser um infoprodutor de sucesso. Assim como nos formatos, escolha as redes sociais que mais fazem sentido para o seu público e crie uma boa estratégia. Para isso:

  • Faça um calendário de postagens e prepare as publicações;

  • Crie um conteúdo rico, tire dúvidas e dê dicas;

  • Disponibilize de fácil acesso todas as informações importantes do seu infoproduto, como onde comprar, preço e condições de pagamento;

  • Interaja com os seguidores, respondendo comentários e mensagens. 

Conheça 7 ferramentas de marketing digital para alavancar as vendas da sua empresa.

Contrate uma plataforma de hospedagem 

A plataforma de hospedagem é o local “virtual” onde você disponibilizará  o seu infoproduto para venda.

No momento da contratação, verifique principalmente quais são as taxas cobradas e como funciona o suporte, caso você tenha dúvidas ou precise de ajuda. 

Planeje uma estratégia de lançamento 

O lançamento, como o próprio nome já diz, é o momento em que o infoprodutor lança o produto digital no mercado. Trata-se de uma fase muito importante, pois é nesse momento que as pessoas terão contato pela primeira vez com o seu trabalho.

Algumas dicas para fazer um bom lançamento são:

  • Pensar em ações atrativas nas redes sociais como lives e sorteios;

  • Oferecer uma pequena parcela de conteúdo gratuito, para que as pessoas possam experimentar o seu infoproduto. Isso também ajuda a criar expectativa;

  • Explicar bem o que é o produto digital e, como falamos, disponibilizar informações importantes através das redes sociais.

Bônus: Acompanhe suas vendas em tempo real 

Ao acompanhar as vendas em tempo real, você consegue descobrir se as suas ações para divulgação estão realmente funcionando. Assim, será muito mais fácil verificar o que deve ser mantido e/ou retirado da sua estratégia.

A Conta Azul agora pode ser integrada com algumas plataformas de venda, entre elas, a Hotmart. Saiba mais!

 A resposta para essa pergunta é: depende. Afinal, os ganhos do infoprodutor variam conforme o preço cobrado. É possível encontrar infoprodutores faturando muito com infoprodutos bem baratos, vendendo em quantidade maior, como também especialistas cobrando mais caro, entre 3 e 5 mil reais por infoproduto.

Quanto ganha um infoprodutor?

 A resposta para essa pergunta é: depende. Afinal, os ganhos do infoprodutor variam conforme o preço cobrado. É possível encontrar infoprodutores faturando muito com infoprodutos bem baratos, vendendo em quantidade maior, como também especialistas cobrando mais caro, entre 3 e 5 mil reais por infoproduto.

No geral, seguindo as dicas que trouxemos neste conteúdo, você poderá ganhar muito dinheiro como infoprodutor. O segredo está em acompanhar as necessidades do seu público, atualizar o infoproduto e ter boas estratégias para divulgação. 

Vale lembrar também que o sucesso no ramo de infoprodutos não é do dia para a noite. Leva um tempo até construir uma boa audiência e se tornar um infoprodutor conhecido.

Dicionário do marketing digital para empreendedores: conheça as técnicas e quando aplicá-las

3 infoprodutores referência no mercado brasileiro 

 

Alex Vargas 

Alex Vargas é empreendedor digital há mais de 12 anos e é especialista na criação de negócios digitais de forma rápida. Gaúcho, ele estudava programação e era estagiário quando decidiu procurar novas formas de ganhar dinheiro na internet.

Após se frustrar em várias tentativas, ele desenvolveu o seu próprio método e hoje ganha dinheiro ensinando pessoas a montarem negócios digitais lucrativos. Atualmente, Alex fatura em média 100 mil por mês com a venda de infoprodutos.

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho era estudante de Engenharia Aeronáutica antes de se tornar um infoprodutor no ramo do marketing digital. Ele aproveitou os seus conhecimentos na área e sua facilidade de transmitir conhecimento para ganhar dinheiro vendendo cursos na internet. 

Com vários cases de sucesso, 25 anos de experiência e considerado umas das referências do empreendedorismo, Conrado segue atualizando os seus produtos digitais e mantendo uma forte presença nas redes sociais. 

Érico Rocha

Érico Rocha é um dos infoprodutores mais lembrados quando o assunto é lançamento de produtos digitais. Ele foi o responsável por disseminar no país a Fórmula de Lançamento, estratégia que promete um aumento considerável de ganhos em apenas 7 dias. 

Assim como Conrado, Érico Rocha é muito presente nas redes sociais, canal onde divulga dicas de marketing digital e acumula hoje mais de dois milhões de seguidores.

Clique aqui veja para entender como ganhar dinheiro com infoprodutos de forma simples e prática.

Seja um infoprodutor e conte com as facilidades da Conta Azul Pro

Tão importante quanto ter um bom infoproduto, é manter a empresa digital organizada. Somente assim você conseguirá escalar suas vendas e se tornar um infoprodutor de sucesso!

Conte com o ERP da Conta Azul para gerenciar o seu negócio digital de forma simples! Assim, você terá o tempo que precisa para pensar nas suas estratégias, lançamentos e no desenvolvimento de novidades para o seu público!

A Conta Azul Pro é uma plataforma online, completa e simples de usar, feita especialmente para empreendedores  que buscam uma forma de simplificar a gestão do seu negócio. Com a Conta Azul, você pode controlar as vendas e o financeiro em tempo real. 

Além disso, o ERP da Conta Azul pode ser integrado com mais de 50 plataformas, dentre elas a Hotmart, o que é ótima para quem trabalha com produção de conteúdo ou pretende entrar no ramo. 

Confira as principais vantagens dessa integração:

  • Sincronização das vendas com as demais rotinas contábeis e fiscais. O seu contador também fica por dentro de tudo, automaticamente; 

  • Emissão de notas fiscais e relatórios com poucos cliques;

  • Monitoramento das vendas em tempo real. Se preferir, acesse tudo pelo seu celular, através do App Conta Azul de Bolso;

  • Conciliação automática das suas vendas e dos seus recebimentos. Assim, você não se perde no seu extrato bancário e sabe exatamente quem pagou o quê.

Conte com a Conta Azul para se tornar um infoprodutor de sucesso! Clique aqui e teste grátis!

Leia mais

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar