Gestão de Pessoas

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Treinamento e desenvolvimento de pessoas e colaboradores em pequenas empresas

Toda empresa depende de seus colaboradores para chegar aos resultados esperados. É por isso que programas de qualificação são um investimento e não um custo. Neste artigo, destacamos a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas e indicamos caminhos para colocar essa estratégia em prática.

6 razões para o treinamento e desenvolvimento de pessoas

Não importa se a sua empresa tem dois ou 200 funcionários: é através do desenvolvimento de habilidades e competências na sua equipe que os resultados virão. Cada vez mais, as organizações estão identificando essa necessidade e vendo a aprendizagem como um investimento de retorno garantido.

Mônica Eickhoff Cortopassi, facilitadora do Seminário Empretec, que atua em soluções do Sebrae Mais, elenca razões que justificam o maior interesse das empresas na valorização do colaborador e seus potenciais. Abaixo, detalhamos cada uma delas.

1. Agrega valor

Ficou no passado aquela ideia de ver o colaborador como alguém que tem muito a dar para a empresa, mas sem nada receber em troca. Seus conhecimentos e habilidades continuam sendo exigidos, mas gestores de sucesso coparticipam, ofertando oportunidades de desenvolvimento de forma continuada. Como resultado, agregam valor para o funcionário e para o negócio.

2. Gera envolvimento e consciência

A empresa é como uma máquina, e cada colaborador, uma peça responsável por fazer a engrenagem funcionar. Quando todos participam da definição de estratégias de desenvolvimento profissional, isso gera envolvimento e também a consciência do funcionário sobre a necessidade de estar em busca de aperfeiçoamento constante.

3. Eleva a produtividade

Um colaborador cuja empresa investe nas suas capacidades e habilidades trabalha com mais confiança e executa suas tarefas com maior facilidade e prazer, sendo capaz de fazer mais em menos tempo. Além de se tornar mais produtivo, esse funcionário tem no aprimoramento pessoal um estímulo à qualidade de vida.

4. Aproxima metas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ser visto como um meio para alcançar as metas propostas no planejamento estratégico do negócio. Seja para abrir uma filial ou para equilibrar as contas e sair do vermelho, o crescimento só será possível com a contínua preparação da empresa e das pessoas. A aprendizagem é sempre parte da solução.

5. Estabelece o espírito de equipe

Mais do que uma oportunidade de aperfeiçoamento individual, quando empregadas técnicas em grupo, o treinamento dá aos colaboradores a ideia de time, ajudando no convívio, no trabalho em equipe e na busca por soluções a partir de esforços conjuntos.

6. Motiva

Não é por acaso que se indica que o treinamento seja constante. Quando a empresa implanta uma cultura voltada à aprendizagem, o colaborador se sente valorizado e motivado para trabalhar e crescer na carreira. Quando isso não ocorre, não apenas o futuro do profissional é prejudicado, como o próprio desempenho do negócio.

Como planejar o treinamento

Você pode ter entendido a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas, mas se perguntar: tenho que me dedicar à operação do negócio e aos detalhes da gestão financeira e administrativa, como vou ter tempo para pensar em capacitação dos colaboradores?

De fato, tempo costuma ser recurso escasso na quase sempre enxuta estrutura de uma pequena empresa. Caso não tenha uma área de Recursos Humanos, pode terceirizar o processo (é um investimento, não se esqueça). Ainda assim, precisa ser parte do treinamento, tanto para avaliar sua qualidade como para também ser alvo da aprendizagem.

Dentro da proposta de educação continuada, é válido prever um espaço para a capacitação em seu calendário de rotinas semanais, ou pelo menos mensal. Se você realmente entendeu que a concretização dos objetivos planejados para o seu negócio passa pela qualificação do time, encontrará uma forma de otimizar seu tempo.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) sugere que a estrutura de um treinamento corporativo eficaz tenha quatro etapas essenciais. Confira:

Identificação das necessidades

Por que o treinamento será realizado? Essa é uma pergunta chave antes de pensar em elaborar conteúdos ou buscar técnicas e métodos de aplicação. Em uma pequena empresa, mais do que em qualquer outra, tempo é dinheiro. Você não pode se dar o luxo de desperdiçar uma oportunidade. Quanto mais restrito for o foco da ação, maior a chance de ela ser bem-sucedida.

Construção

Veja algumas informações que não podem faltar no planejamento da ação:

  • Objetivo: estado desejado
  • Número de participantes: quantas pessoas serão alvo do treinamento
  • Metodologia: qual abordagem será mais efetiva para que todos se beneficiem
  • Tempo: qual a duração da atividade e como o tempo será aproveitado no treinamento
  • Dia, hora e local: quando e onde acontecerá
  • Mensuração: como será medida a efetividade do treino junto aos participantes.

Aplicação

A metodologia do treinamento deve ser escolhida com cuidado, atendendo a todos os pontos definidos no planejamento da ação. O IBC destaca que a aplicação requer um profissional capacitado, com o domínio do tema e que entenda o cenário e o perfil dos profissionais que irão absorver os conhecimentos.

O instituto recomenda o coaching como método capaz de gerar comprometimento dos participantes para com os resultados esperados. Mas ele não é único. Veja outras nove possíveis técnicas para aplicação do treinamento, sugeridas por Mônica Cortopassi:

  • Aulas expositivas
  • Palestras e conferências
  • Seminários e workshops
  • Filmes e livros
  • Estudos de caso
  • Discussão em pequenos grupos
  • Dramatização, simulação e jogos
  • Reuniões técnicas
  • Oficinas de trabalho

Avaliação dos resultados

Você cumpriu bem as etapas anteriores, o treinamento foi realizado com sucesso, e agora? Tenha a certeza de que ele não acaba aqui, e cabe ao gestor garantir isso. Quando se fala em avaliar, isso não se restringe a qualificar a capacitação como boa ou ruim, e sim o retorno que ela trará aos colaboradores e à empresa.

Como se trata de uma proposta de aprendizagem organizada e sistematizada, não se pode esperar resultados em curto prazo. Como explicamos anteriormente, a ideia é que o treinamento faça parte de uma nova cultura, cujo objetivo é ampliar conhecimentos, capacidades e habilidades que estão diretamente relacionados ao desempenho da empresa.

Aposte no seu colaborador

Ao encerrar este artigo, a mensagem final reforça a inicial: o colaborador é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Sem a sua participação, capacitação e motivação profissional, os objetivos estabelecidos para o negócio ficam mais distantes, talvez até inviabilizados. Busque conhecimento e organize-se para propiciar a você e sua equipe momentos de aprendizagem e evolução.

Como a sua empresa investe em treinamentos? Qual sua estratégia de desenvolvimento de pessoas? Comente!

Leia também