Treinamento de funcionários: como aplicar na sua equipe

Treinamento de funcionários: como aplicar na sua equipe

A rápida movimentação do mercado exige que as empresas estejam cada vez mais preparadas, contando com colaboradores capacitados e uma estrutura modernizada. Para conseguir isso, um dos procedimentos básicos é elaborar o treinamento de funcionários novos e antigos. Assim, os novatos podem compreender as políticas corporativas e aprender a desempenhar suas atividades com maior produtividade. Enquanto isso, os antigos podem atualizar e reciclar seus conhecimentos.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Entretanto, é preciso ficar claro que treinar é mais do que promover palestras. É uma ação estratégica para aumentar o grau de conhecimento das pessoas, desenvolvendo novas habilidades e novos comportamentos. Para isso, pode-se utilizar meios educativos que envolvem desde as palestras citadas há pouco até métodos mais elaborados, como o e-Learning, uma modalidade de educação a distância.

Capacitar os profissionais é essencial para o crescimento de qualquer negócio, sendo uma ação indispensável para estimular a inovação. Afinal, apenas quando se conhece os detalhes do trabalho realizado é possível criar soluções diferentes e eficazes, concorda? É por essa razão que não promover a educação pode causar um verdadeiro atraso. Para você entender melhor, a falta de treinamentos podem causar os seguintes prejuízos:

  • Equipamentos novos podem ser danificados, pois as pessoas não sabem como utilizá-los adequadamente;
  • O investimento na inovação de processos pode não proporcionar o retorno esperado;
  • Os colaboradores podem não se sentir confortáveis com a modernização e manter a antiga forma de trabalho, deixando de lado equipamentos e soluções de ponta.

Mas não pense que apenas grandes organizações devem investir nesses cursos. Empresas pequenas podem conquistar uma grande vantagem competitiva com eles, destacando-se com maior facilidade no mercado a partir da inovação dos processos. Consequentemente, o crescimento será mais rápido com uma equipe satisfeita e a oferta de soluções cada vez melhores.

Dicas para desenvolver o treinamento de funcionários

O treinamento precisa suprir as necessidades da empresa, por isso o primeiro passo é analisá-las para produzir o conteúdo mais adequado. Depois, é preciso estimular convivências, propor desafios e acompanhar os resultados. Aliás, é imprescindível observar a evolução da equipe com os cursos, pois essa informação vai comprovar ou não o sucesso do investimento, permitindo que ele seja alterado para melhorar a experiência dos participantes.

Também é importante ressaltar que a forma como os treinamentos são produzidos vai depender do objetivo deles, podendo ser voltados para a integração de novos colaboradores e o desenvolvimento ou o aperfeiçoamento de habilidades. Para ajudá-lo nesse desafio, separamos algumas dicas de como aplicar esses cursos de forma eficaz.

Treinamentos de integração

Quando as pessoas estão iniciando as atividades na empresa, elas precisam ter alguém que as orientem e deem o suporte necessário até que estejam seguras nas suas funções e nas políticas corporativas. Certifique-se de que o responsável pelo treinamento seja atencioso e paciente, aja como um líder e transmita de forma clara os conhecimentos corporativos.

Além disso, o material utilizado deve ser completo, ou seja, o conteúdo precisa abordar todos os aspectos necessários para que o novo colaborador se sinta bem ambientado. Nesse sentido, alguns tópicos são importantes para esse tipo de curso, como a apresentação da cultura e da filosofia, da estrutura, dos departamentos, da hierarquia, dos cargos na empresa e como deve ser a conduta de cada um.

O sucesso dos resultados depende da elaboração de um plano de ação que deve orientar a realização de todas as atividades necessárias. Esse planejamento também vai direcionar o coordenador da área durante o treinamento. Cada setor precisa de um plano de ação próprio, pois ele vai conter as peculiaridades da área e pode unir melhor teoria à prática.

E você sabe qual seria o tempo necessário para uma boa preparação do profissional? Bom, a resposta para essa pergunta vai depender de vários fatores, como complexidade do cargo e exigências técnicas, práticas ou intelectuais. Desta forma, a duração pode ser de algumas horas, mas também de dias ou semanas. É preciso considerar que, de modo geral, um bom treinamento deve conter os seguintes elementos:

  • Apresentação da história e da filosofia da empresa;
  • Aulas teóricas sobre o cargo e a função a ser desempenhada;
  • Aulas práticas para o aperfeiçoamento de habilidades;
  • Desenvolvimento de competências como liderança, dinamismo, iniciativa e trabalho em equipe.

Reciclagem e desenvolvimento de novas habilidades

Os cursos referentes ao aperfeiçoamento de funcionários, por outro lado, têm o desafio de engajar e motivar os funcionários para que percebam a importância da educação, sem considerar o treinamento uma perda de tempo. Para suprir essa necessidade, é possível utilizar diferentes metodologias, que podem ir desde os modelos tradicionais, com os cursos presenciais, até o ensino a distância, com destaque para o chamado e-Learning.

O sucesso desses cursos também depende de um planejamento em que são levantadas as necessidades, os objetivos, os temas a serem abordados e como tudo isso será realizado. Independentemente de ser presencial ou não, é importante ter um tutor para acompanhar o desempenho dos participantes e orientá-los.

De fato, o treinamento profissional é indispensável para que um empreendimento consiga integrar as pessoas e aprimorar os processos internos. A ContaAzul, por exemplo, preocupa-se com isso e promove uma imersão de pelo menos 3 dias para os colaboradores que estão entrando na empresa. E todos são acompanhados por supervisores, garantindo que sejam integrados adequadamente na equipe e comecem a se sentir parte dela. Depois dos primeiros passos, temos toda uma preocupação de incentivar o desenvolvimento individual, com reflexão sobre a própria carreira profissional.

Para sua empresa, o formato pode ser diferente, mas os objetivo de qualificar e motivar é semelhante.

Planilha Custo de Funcionário  Com esta planilha, o empreendedor pode controlar os custos de cada colaborador Baixar a planilha agora

Então, está pronto para investir em integração e na educação dos seus profissionais? Comente conosco sua opinião sobre o tema e, qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>