Gestão de Pessoas

Treinamento corporativo: uma forma eficaz de engajar o funcionário

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Treinamento corporativo: uma forma eficaz de engajar o funcionário

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais estão sempre em busca de novas oportunidades. Por isso, para manter os bons funcionários é necessário oferecer a eles oportunidades para que se sintam cada vez mais valorizados e motivados a trabalhar com você. O treinamento corporativo, por exemplo, é uma ótima maneira de engajar os colaboradores. Como consequência, sua empresa retém talentos e faz com que eles se sintam parte dela, pois saberão que suas habilidades são incentivadas e, seus esforços, recompensados.

Quais são os tipos de treinamento corporativo?

Para oferecer um treinamento de qualidade para os seus funcionários, você pode optar por dois modelos: online e presencial. O primeiro, normalmente, é disponibilizado em uma plataforma desenvolvida especialmente para levar conhecimento aos colaboradores. Assim, cada um deles pode realizar os cursos de acordo com o seu tempo e no lugar em que se sentir mais confortável para estudar. Este modelo pode oferecer os mais variados formatos de conteúdo, como vídeos, infográficos e e-books, que deixam os cursos mais dinâmicos e atrativos. E mais: permite a criação de fóruns para debater os assuntos e tirar dúvidas sem a necessidade de encontros presenciais.

Nos treinamento presenciais, como o próprio nome sugere, os funcionários são reunidos para aprenderem sobre determinado assunto. Neles, colaboradores e orientadores têm um contato mais próximo, facilitando a troca de experiências e a interação entre eles, possibilitando a criação de redes de relacionamento e o fortalecimento do espírito de equipe.

Qual é a importância do treinamento corporativo?

Oferecer treinamento para os seus colaboradores favorece — e muito — o desempenho da empresa e das atividades executadas por eles, agregando novos conhecimentos e perspectivas ao seu negócio. Dessa forma, é possível identificar melhorias extraordinárias tanto no clima organizacional quanto nos resultados. Entre elas estão:

  • Aumento da produtividade: quando os trabalhadores dominam suas atividades e estão sempre bem-informados sobre as melhores formas de executá-las, eles acabam produzindo mais, em menos tempo e com menos riscos.
  • Facilidade no acesso à informação: nem sempre o profissional tem condições financeiras ou tempo para poder se aperfeiçoar. Por isso, o simples fato da empresa oferecer treinamentos no local de trabalho ou de uma maneira que ele possa estudar em casa mesmo facilita tanto o acesso à informação quanto o dia a dia do trabalhador.
  • Engajamento dos funcionários: quando você oferece um treinamento ao colaborador, seja online, seja presencial, o profissional percebe o quanto a empresa está preocupada com o desenvolvimento das suas habilidades e, assim, sente-se valorizado. Isso faz com ele trabalhe com mais garra, passando a se envolver ainda mais com o seu negócio com o intuito de crescer junto com o empreendimento.

Desse modo, sua empresa passa a ser bem-vista não apenas por seus funcionários, mas por todo o mercado. Isso porque os treinamentos ajudam a aperfeiçoar os produtos ou os serviços e melhoram o atendimento e o clima organizacional. Como consequência, você terá um ambiente de trabalho mais dinâmico, o que resultará também no crescimento sustentável do seu negócio.

Como montar um treinamento corporativo?

Tanto para o treinamento presencial quanto para o online é necessário planejar para que ele dê à sua empresa o retorno desejável. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que irão ajudar você nessa missão. Confira!

1 – Faça seus funcionários pensarem

De nada adianta apresentar diversos conteúdos para os colaboradores se não houver uma forma de fazer com que eles reflitam sobre aquilo que estão aprendendo. Por isso, intercale os assuntos com atividades práticas que exijam que eles coloquem os ensinamentos em ação. Assim, os cursos se tornam mais interessantes e produtivos para os funcionários e você certamente irá colher bons resultados.

2 – Entenda as necessidades dos colaboradores

Os treinamentos devem agregar valor à qualificação do funcionário para deixá-lo motivado. Portanto, o curso tem que ter relação com a área em que ele trabalha ou com o projeto que ele está desenvolvendo. Por exemplo: não adianta disponibilizar para a equipe de suporte um treinamento sobre a área financeira se não tiver relação com o trabalho que ela executa. É preciso entender a necessidade de cada colaborador para disponibilizar conteúdos relevantes para o seu trabalho e que auxiliem no desenvolvimento profissional e no da empresa como um todo.

3 – Desafie o seu funcionário

Quem não gosta de um desafio? É sempre muito bom se sentir provocado a dar o seu melhor, e com o seu colaborador não é diferente. Por isso, durante os treinamentos, utilize elementos que instiguem a vontade do funcionário em mostrar do que é capaz, colocando em prática todos os ensinamentos. Por exemplo, ao fim de um treinamento online, você pode desafiá-lo a colocar em prática tudo que aprendeu no curso e pedir para que depois compartilhe as suas experiências com os colegas no fórum. Assim, além de ele mostrar aos outros colaboradores os seus resultados, estará promovendo um debate e instigando as outras pessoas a se superarem cada vez mais, criando um ambiente competitivo para dar mais energia ao negócio.

4 – Fale a língua do seu público-alvo

Cada treinamento deve conter o linguajar utilizado pelo público-alvo para que ele se identifique com o conteúdo e o compreenda. Isso é, se sua intenção é treinar os funcionários que são responsáveis pela produção de um produto, não faz sentido utilizar no meio do curso uma linguagem muito formal e que envolva termos fora do contexto ou em outras línguas, como job, feedback, savoir-faire, budget, que não fazem parte do seu dia a dia daquela equipe. É preciso adequar o treinamento para cada tipo de público.

5 – Avalie e acompanhe o desempenho dos colaboradores

Ao fim dos cursos faça sempre uma avaliação para testar os conhecimentos adquiridos e continue acompanhando o desempenho dos seus funcionários. Assim, você pode tanto observar a evolução deles quando deixar um espaço aberto para que tirem dúvidas que, consequentemente, irão motivá-los a sempre aprender mais.

Um espaço especial para você

Ouvindo a demanda de pequenas empresas, tanto de clientes quanto de empresários com quem nossos consultores conversam todos os dias, fica muito claro que há muita demanda por informação. O complicado sistema tributário do país e as exigências legais em nada facilitam a vida do empreendedor, que precisa se ater aos detalhes para manter seu negócio dentro da lei. Mas há sempre melhorias a fazer na empresa, ajustes nos processos e decisões melhores a tomar.

Diante de tudo isso, desenvolvemos a Universidade ContaAzul. Ela é um espaço online para pequenas empresas que querem aprender sobre gestão, negócios, marketing e vendas, mas têm pouco tempo e muita demanda de praticidade. Nela, são oferecidos cursos e materiais educativos para compartilhar o conhecimento dos profissionais que fazem a ContaAzul com empreendedores e profissionais que movem os pequenos negócios do país.

Todo o conteúdo é gratuito e pode ser o pontapé inicial dos treinamentos na sua empresa. Acesse a plataforma agora mesmo e aproveite todo o material disponível.

 

Conte sempre com a gente para ajudá-lo no crescimento do seu negócio! E não esqueça: compartilhe suas dúvidas e experiências aqui nos comentários. Estamos ansiosos pela sua participação.

Leia também