RH

Como seu colaborador deve proceder ao apresentar atestado médico

0 Comentários Autor: Anselmo Massad

Na estrutura enxuta de uma pequena empresa, nenhuma ausência passa batida. Se um colaborador fica impossibilitado de comparecer ao trabalho por motivos de saúde, ele precisa apresentar atestado médico. Mas quais são as regras que disciplinam essa questão? Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito.

Continue lendo...

Como a Lei da Terceirização afeta as pequenas empresas

3 Comentários Autor: Anselmo Massad

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, em 31 de março, a chamada Lei da Terceirização. O texto muda as regras para o trabalho temporário, permitindo a contratação de mão de obra relacionada com a atividade-fim da empresa. Mas como tudo isso afeta os pequenos negócios?

Continue lendo...

Como conduzir uma entrevista de emprego

0 Comentários Autor: Anselmo Massad

Montar uma equipe produtiva e engajada passa necessariamente por saber fazer uma entrevista de emprego. Da preparação das perguntas à condução do processo, que atenção a sua empresa tem dado ao recrutamento?

Continue lendo...

Treinamento de vendas: da teoria à prática em uma pequena empresa

0 Comentários Autor: Ricardo Okino

Toda empresa deseja ver seu faturamento crescer e o número de clientes aumentar. E uma equipe bem orientada é peça-chave nessa equação. Veja neste artigo como planejar e executar um treinamento de vendas com foco nos resultados.

Continue lendo...

Como elaborar um plano de ação com a ferramenta 5W2H

0 Comentários Autor: Edison Morais

Definir metas é saudável para fazer a empresa crescer. Mas nem sempre você chega ao final do prazo estabelecido com o objetivo concretizado. Para garantir o sucesso de seu projeto, uma boa solução é criar um plano de ação com base na ferramenta 5W2H. Vamos aprender a utilizá-la?

Continue lendo...

A importância da comunicação interna para pequenas empresas

1 Comentário Autor: Anselmo Massad

Em várias situações, pequenas empresas têm muito a aprender com as grandes organizações. Uma delas diz respeito à importância da comunicação interna. Da mesma forma que acontece nas companhias de maior porte, esse é um processo que pode ser decisivo para alcançar ganhos de produtividade. Você está ciente da necessidade de aperfeiçoar essa abordagem?

Continue lendo...

A motivação segundo Maslow: O que falta para você se sentir realizado

0 Comentários Autor: Anselmo Massad

Para alcançar bons resultados, uma empresa precisa ser feita por pessoas satisfeitas e que acreditem na sua missão e valores, desde o dono aos seus funcionários. E quando o assunto é motivação, entender a Pirâmide de Maslow e aplicá-la no ambiente organizacional pode ser um diferencial para ter dias de maior qualidade e produtividade no trabalho.

Continue lendo...

Treinamento de funcionários: como aplicar na sua equipe

0 Comentários Autor: Caroline Francini

A rápida movimentação do mercado exige que as empresas estejam cada vez mais preparadas, contando com colaboradores capacitados e uma estrutura modernizada. Para conseguir isso, um dos procedimentos básicos é elaborar o treinamento de funcionários novos e antigos.

Continue lendo...

Qualidade de vida no trabalho nas empresas

2 Comentários Autor: Caroline Francini

O tema qualidade de vida no trabalho nas empresas está cada vez mais relacionado à produtividade e bons resultados - o que já seria suficiente para montar um programa com tal abordagem. Mas os benefícios vão além e podem ser alcançados com ações fáceis de adotar.

Continue lendo...

Abandono de emprego: quantos dias de ausência e cuidados necessários

22 Comentários Autor: Caroline Francini

Há duas dúvidas comuns que preocupam o gestor que se vê diante de um possível caso de abandono de emprego: quantos dias e que condições estão previstas na lei para ele se confirmar. Vamos buscar esclarecer essas questões neste artigo.

Continue lendo...

Ferramentas de comunicação interna para pequenas empresas

0 Comentários Autor: Anselmo Massad

O gestor que deseja ter sua equipe falando a mesma língua, com funcionários alinhados, tem nas ferramentas de comunicação interna uma oportunidade de qualificar processos. Mesmo em pequenas empresas, é possível ser bem-sucedido nessa estratégia sem gastar tempo e dinheiro.

Continue lendo...

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

0 Comentários Autor: Caroline Francini

Toda empresa depende de seus colaboradores para chegar aos resultados esperados. É por isso que programas de qualificação são um investimento e não um custo. Neste artigo, destacamos a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas e indicamos caminhos para colocar essa estratégia em prática.

Continue lendo...

[Planilha] Como calcular hora extra

0 Comentários Autor: Caroline Francini

Uma folha de pagamento livre de erros é fundamental para que a empresa cumpra com todas as obrigações trabalhistas. Para isso, você deve entender como calcular hora extra, já que cada contrato tem suas particularidades. A seguir, veja dicas que vão facilitar essa conta.

Continue lendo...

[Planilha] Cálculo de adicional noturno

9 Comentários Autor: Caroline Francini

Se na sua empresa o horário é um tanto diferente, o sol se põe e a jornada de trabalho prossegue, há obrigações a conhecer que vão além do pagamento da chamada hora extra. Ao entender a lei e utilizar uma planilha para cálculo de adicional noturno, você faz as contas, cumpre as regras e evita transtornos posteriores.

Continue lendo...

As 6 melhores práticas em gestão de equipes

0 Comentários Autor: Mônica Hauck, CEO da Solides e do RHPortal

A área de Recursos Humanos das empresas participa ativamente da gestão das equipes, mas essa não é uma atribuição exclusiva desse setor. O RH indica as melhores ferramentas no processo de seleção, acompanha os trâmites burocráticos, produz indicadores que auxiliam os gestores na condução do grupo, direcionam acerca da necessidade de treinamentos e capacitação, entre muitas outras atribuições.

Continue lendo...

RH é a abreviação de Recursos Humanos, um dos pilares estratégicos para praticamente todos os negócios. Mesmo para quem é microempreendedor individual, que podem contratar até um funcionário, pessoas são decisivas. No caso de negócios maiores, seleção de mão de obra, retenção de talentos e motivação estão entre as preocupações. Até porque, você disputa os melhores profissionais com empresas maiores e mais estruturadas. A legislação trabalhista, a relação sindical e a própria Justiça do Trabalho ainda são motivo de atenção, já que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece regras de contratação e relacionamento entre patrão e empregado. Gestão de RH está relacionada a atividades e complexidades, como política salarial, dissídio, plano de cargos e salário e outras formas de remuneração. Exemplos são direitos e benefícios, como plano de saúde para funcionários, vale transporte, vale refeição, vale alimentação, vale cultura, bolsa de estudos e auxílio creche. O salário de sua equipe é um tema sensível e decisivo para manter o profissionalismo da relação, mas motivar o time depende de outros tipos de ação e de oportunidades oferecidas. Uma micro ou pequena empresa tem condições de gerenciar pessoas com princípios de participação e colaboração mais flexíveis do que empresas maiores. Ao mesmo tempo, normalmente há menos braços e mentes disponíveis para realizar as atividades. Nesta seção, trazemos dicas, explicações e artigos sobre boas práticas de recursos humanos para superar desafios.

0 Comentários
 
ContaAzul é um sistema de gestão online   para empresas como a sua Quero conhecer  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!