Fiscal e Tributário

Problemas com o emissor gratuito do Sefaz-MA? Podemos ajudar

0 Comentários Autor: Carin Tom
Continue lendo...

Guia sobre impostos e regimes tributários na prática

0 Comentários Autor: Carin Tom

Se há uma coisa que o dono de um negócio sabe desde o momento em que resolve abrir as portas da sua empresa é que terá que pagar várias taxas ao governo. Mas nem sempre é fácil ficar 100% regular, com todos os tributos pagos. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), divulgada em março de 2017, 86% das empresas brasileiras ativas têm pendências fiscais e tributárias. Por isso que saber como funcionam impostos e regimes tributários é tão importante para manter um empreendimento ativo.

Continue lendo...

O que é Lucro Arbitrado e quando ele é aplicado

0 Comentários Autor: Carin Tom

Quando o assunto é o regime tributário da sua empresa, você conhece três opções de apuração de impostos? Então, precisa saber o que é Lucro Arbitrado e entender as suas regras. Neste artigo, vamos esclarecer em quais situações ele pode ser aplicado.

Continue lendo...

Por que sua empresa deve pagar impostos em dia

0 Comentários Autor: Carin Tom

Quando a gestão falha, as contas se acumulam e o dinheiro fica curto, há quem prefira não pagar impostos em dia. Entre as pequenas empresas, os valores em atraso superam com folga a casa dos bilhões. Para elas, o novo programa federal de parcelamento tributário vem em boa hora. Mas vantajoso mesmo é honrar seus compromissos e, neste artigo, vamos entender o porquê.

Continue lendo...

Tabela CEST na NF-e de produto agora é obrigatória para indústria e importador

2 Comentários Autor: Carin Tom

Começa a partir de 1º de julho de 2017 a exigência de informar o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) na nota fiscal eletrônica de venda de mercadorias para indústria e importadores. Houve seguidos adiamento da entrada em vigor da Tabela CEST antes de essa obrigação passar a valer. Para outros segmentos os prazos se estendem progressivamente até abril de 2018.  É só em abril de 2018 que uma nota sem esse campo será rejeitada. Saiba mais.

Continue lendo...

Quem tem medo da contabilidade? O que você perde se esconder dados do contador

2 Comentários Autor: Marcio Roberto Andrade

Você pratica a sonegação de documentos? Veja bem, não estamos falando de impostos, mas da omissão de informações. Se ainda tem medo da contabilidade, ou possui uma ideia distorcida sobre a importância dela para a empresa, é sério candidato a estar enganando a si próprio. Neste artigo, vamos entender onde mora o perigo. 

Continue lendo...

Elisão fiscal: pague menos sem sonegar impostos

2 Comentários Autor: Carin Tom

A ideia de pagar menos impostos agrada tanto ao empreendedor que ele pode achar que se trata sempre de algo ilegal. Mas não é bem assim. Ao conhecer o conceito de elisão fiscal, você compreende que economizar com tributos não depende de apelar para a sonegação.

Continue lendo...

Data da nota fiscal e fato gerador: 7 perguntas e respostas para não errar nunca mais

0 Comentários Autor: Carin Tom

Mesmo para empreendedores experientes, o assunto nota fiscal e fato gerador, por vezes, ainda provoca alguma confusão. Afinal, são sinônimos, estão diretamente relacionados e por que é importante para o gestor saber essas respostas? Criamos um artigo especialmente para acabar de vez com qualquer dúvida a respeito.

Continue lendo...

Caixa 2 em empresas: por que não vender sem nota

4 Comentários Autor: Carin Tom

No noticiário, o caixa 2 em empresas é presença constante, especialmente quando o assunto é a Operação Lava-Jato. Mas seria ingenuidade achar que a prática ilícita se restringe às organizações por ela investigadas. Aliás, se você vende sem nota, está cometendo o mesmo crime. E como veremos neste artigo, trata-se de um erro que não gera vantagem alguma.

Continue lendo...

eSocial mais simples: obrigações trabalhistas e fiscais em declaração unificada

0 Comentários Autor: Carin Tom

A proposta de um eSocial mais simples, que inicialmente abrangia apenas empregados domésticos, será estendida a todas as empresas do país. E isso já vale a partir do próximo ano. Neste artigo, vamos esclarecer o que muda na rotina do seu negócio para atendimento às obrigações fiscais e trabalhistas.

Continue lendo...

Mudanças na tributação sobre folha de pagamento

1 Comentário Autor: Carin Tom

Já está por dentro das mudanças na tributação sobre folha de pagamento? Em menos de 60 dias, entra em vigor uma medida que acaba com a desoneração na maioria das empresas. E para você, muito provavelmente, a despesa mensal com recursos humanos vai ficar mais salgada.

Continue lendo...

Mudanças na emissão de notas fiscais em 2017: fique por dentro da NF-e 4.0

10 Comentários Autor: Carin Tom

Já está por dentro da NF-e 4.0? Durante o ano de 2017, haverá mudanças na emissão de notas fiscais e, em junho, o ambiente de homologação estará aberto. Se você vende produtos (bens e mercadorias), deve ficar ligado nas alterações do documento. A gente ajuda você a entender o novo layout da nota (ou "leiaute", como escrevem os órgãos do governo).

Continue lendo...

Paraíba cobrará emissão de Nota Fiscal Eletrônica

0 Comentários Autor: Carin Tom

Em poucos dias, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica na Paraíba terá um custo adicional aos empreendedores. Até 31 de março, deve ser paga a primeira das taxas aplicadas trimestralmente sobre as operações. Entenda neste artigo as razões para a cobrança e conheça o valor da tarifa.

Continue lendo...

Vem aí a NFS-e Nacional. Se prepare!

2 Comentários Autor: Carin Tom

Você já ouviu falar da NFS-e Nacional? É exatamente isso que o nome sugere: vem aí uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica padronizada em todo o país. E as primeiras cidades a receber a novidade já foram escolhidas.

Continue lendo...

Fique atento: estados cobram Difal indevidamente

0 Comentários Autor: Anselmo Massad

Se a sua empresa realiza operações interestaduais de venda de mercadorias, fique ligado. Estão sendo registrados casos de cobrança indevida do Difal, um diferencial de alíquotas aplicado no recolhimento do ICMS. Vamos entender se você vem sendo prejudicado?

Continue lendo...

Pagar impostos é uma das obrigações das empresas de todos os tamanhos no Brasil. As micro e pequenas empresas possuem regimes de tributação específicos para simplificar a gestão financeira, mas o pagamento em dia das taxas permanece como uma exigência para seguir dentro da lei. A emissão de nota fiscal eletrônica está no centro desta frente de ações. O documento fiscal de produto (NF-e) ou de serviço (NFS-e) é uma das principais referências para a tributação, porque formaliza vendas e define o volume faturamento das empresas -- uma referência para cálculo de impostos em diferentes regimes. A lista de impostos no Brasil é ampla e chega a mais de 50 siglas que nomeiam esse tipo de taxa, divididas entre as esferas federal, estadual e municipal. ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins são alguns deles. Declarações e emissão de certidões também compõem as obrigações da pequena empresa, com outras siglas entrando em campo: DAS-MEI, Dirf, Darf, Fcont etc. No ContaAzul Blog, emitir nota fiscal de serviço ou produto, para MEI ou pequena empresa, e calcular corretamente os tributos a serem pagos são prioridades. Nesta seção, você encontra dicas e informações sobre enquadramentos tributários e ações relacionadas ao fisco e à fiscalização pelo setor público, para manter seu negócio conforme a legislação, crescendo de forma saudável. Confira.

0 Comentários
px
black friday contaazul
 
[Vagas Limitadas] Treinamento Online:   ContaAzul na Prática Inscreva-se Grátis  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!