Tendências de marketing para pequenas empresas em 2017 segundo 4 especialistas

Tendências de marketing para pequenas empresas em 2017 segundo 4 especialistas

Depois de um ano conturbado, 2016 caminha para se encerrar com perspectivas promissoras para o próximo ano. Crescer exige bons planos para vender, mas pede também capacidade de divulgar seus produtos e serviços, além de sua marca. Se você tem uma pequena empresa e quer saber o que priorizar para o futuro, temos a mesma curiosidade. Por isso, fomos ouvir 4 especialistas sobre tendências do marketing em 2017.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Por uma dessas boas coincidências, todas são mulheres, e entendem tudo do assunto. Além da diretora de marketing da ContaAzul, falamos também com representantes de alguns de nossos parceiros. Cada uma delas chama atenção para um aspecto diferente. E sobram boas ideias.

Vamos lá?

Tendências de marketing 2017

Vídeos em alta

Nos últimos anos  a audiência de vídeos  explodiu e hoje Facebook e Youtube  tem mais audiência do que muita emissora de TV.

Em 2017, com a popularização do Periscope, Facebook Live, as transmissões ao vivo pela Internet ganham força e podem alavancar ainda mais as estratégias de conteúdo  São uma  ótima alternativa de baixo custo para lançar um novo produto ou uma loja, fazer um vídeo de “por trás das câmeras” ajuda a despertar a curiosidade de seus clientes. É  sempre importante analisar em que pontos da jornada do consumidor o vídeo é efetivo e em quais ele cria interesse, ajuda a demonstrar os benefícios ou cria engajamento.

Ana Luiza Whittaker, CMO da ContaAzul

Original e de qualidade

Outro dia eu li um post no Medium que dizia que “seu marketing tem que ser tão bom que as pessoas pagariam por ele”. E isso tem virado tendência: CEOs, investidores, empreendedores estão escrevendo ótimos livros, e as pessoas estão comprando. Como retorno, alguns conteúdos têm algum apelo comercial. Esse valor adquirido é a menina-dos-olhos de qualquer empreendedor. Mas, obviamente, a construção de uma marca leva tempo, testes, milhões de erros, alguns acertos... No meio disso tudo, é sempre prudente buscar uma comunicação agradável, simpática, como se o próprio dono estivesse falando com cada cliente. E dar uma olhadinha em algumas tendências do marketing para 2017:

- Conteúdo original, de qualidade

Não subestime seu público – quanto mais conteúdos de qualidade você fornece, mais qualificado ele ficará. É um círculo vicioso tão positivo quanto importante para a difusão da sua “causa”. Se ele se sensibilizar com ela, comprará seu produto.

- Olhe para os números

A tendência para 2017 é contar menos vantagem e mostrar mais resultado. Ou seja, uma campanha com um posicionamento que não reflete a realidade da empresa (e de seu produto ou serviço) dificilmente convencerá o público. Trabalhe em cima do que deu certo, teste outras ações, mas deixe as manobras “marqueteiras” de lado. Você precisa crescer com consistência.

- Com o pé no passado

No meio de tanta inovação, os eventos são uma ferramenta antiga, offline, que está tomando corpo no mundo das pequenas empresas. Tentar levar a marca fisicamente para seu público pode fazer bastante sentido se o custo por cliente for razoável – o que demanda mensurar todos os investimentos envolvidos.

- Todos na mesma página

Equipes de marketing de todos os tamanhos devem mensurar seus esforços em cada projeto para saber quais trouxeram maior ROI. Explico: você saberia dizer qual projeto de 2016 teve o melhor custo x benefício para sua empresa em termos de esforços de marketing? Uma ferramenta colaborativa, como o Runrun.it, que reúna informações, decisões e controle de tempo e custos, é imprescindível para pequenas empresas porque as permite crescer de forma ordenada, investindo no que traz maior retorno.

Laura Lopes, Marketing Manager do Runrun.it

Vídeos e conteúdo

Entre as principais tendências para o marketing digital em 2017 aparecem algumas estratégias novas e outras que ganharam força esse ano e se mostraram bastante efetivas para o crescimento de pequenas e médias empresas, selecionamos 3 tendências que você precisa acompanhar:

1. Vídeos on-line

Vídeos são uma ótima maneira de facilitar a compreensão de assuntos mais complexos ou que tenham "pouca graça", por poderem ser em formato live ou gravados permitem maior engajamento do leitor e transmitem sua mensagem de forma completa em tempo mais curto, fator essencial hoje em dia.

2. Qualificação de leads através da pré-venda e do marketing de conteúdo

Segundo a pesquisa “A hora certa de ativar o comprador”, realizada anualmente pela Nielsen (estudo global realizado em 12 países que analisa o comportamento do consumidor), cerca de 70%  decisão de compra hoje acontece antes mesmo de o consumidor entrar em contato com a sua empresa. Diante desse cenário, diminuir o ciclo de venda se torna fundamental através de estratégias como  a pré-venda e o marketing de conteúdo.

Trabalhadas de forma combinada, as  duas estratégias possibilitam uma qualificação de leads mais certeira, entregando melhores oportunidades ao time de vendas, possibilitando o aumento na taxa de conversão de clientes.

3- E-mail marketing personalizado e segmentado

Apesar se muito se falar sobre o abandono da estratégia de e-mail marketing a verdade é que a segmentação e personalização das campanhas  de e-mail se presenta como solução bastante efetiva.

A estratégia baseia-se em marketing de relacionamento ao entregar conteúdos que realmente interessem à determinado público, acaba aqui o envio em massa de e-mails que fazem muito barulho mas "falam pouco" ao leitor.

Gabriela Moura, Content Manager da Contentools

Dados e conteúdo

Quando falamos de pequenas empresas, o marketing de conteúdo continua como a principal tendência para 2017, com destaque para cinco estratégias que podem se encaixar perfeitamente nos negócios. Para começar, o conteúdo educativo pago estará em alta. Isso porque, devido ao grande volume de dados disponível na internet, o consumidor que antes pesquisava por alternativas gratuitas está mais propenso a pagar por um conteúdo bem elaborado e de qualidade a fim de atender sua necessidade por completo. A essa tendência une-se a publicidade on-line paga, uma excelente opção para colocar conteúdo ideal na hora e no lugar certo e chegar até o público antes da concorrência.

Como informação é poder, o big data é um recurso que deve estar presente na definição das estratégias de conteúdo, pois é com ele que as empresas conseguirão detalhes e dados do que seus clientes estão buscando e, assim, poderão atingi-los com precisão. Por falar nisso, o vídeo surge cada vez mais como uma ótima maneira de facilitar o entendimento de assuntos complexos e aumentar o engajamento — não é à toa que a previsão é de que irão compor 70% de todo o tráfego da internet em 2017. Aliado ao vídeo temos o e-mail marketing. Há quem diga que ele morreu, mas são apenas boatos. A verdade é que está se reinventando e deve estar ainda mais presente nas estratégias de marketing das pequenas empresas no próximo ano, mas agora mais segmentado e menos como ferramenta de comunicação de massa.

Juliana Back - CEO da Humantech Gestão do Conhecimento

Modelo de Planejamento de Marketing  Disponibilizamos este guia para auxiliar no trabalho de marketing da sua  empresa Baixar o guia agora

2017: ano de pensar em marketing

Cada uma das especialistas que ouvimos deixou sua posição. E sua empresa, está pronta para fazer seguir as tendências do marketing em 2017? Tem outras ideias de tendências? Compartilhe sua visão nos comentários

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>