Tempos de crise: como manter os clientes da sua agência

BLOG.png

Uma crise econômica pode corresponder a resultados trágicos em muitas agências de publicidade, mas também significa oportunidade quando estratégias corretas são escolhidas. Embora esses períodos sejam marcados por cortes de recursos destinados à comunicação, com algumas ações é possível convencer clientes de que vale o investimento para garantir a visibilidade da empresa junto aos consumidores.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

De acordo com John A. Quelch e Katherine E. Jocz, pesquisadores da Harvard Business School, durante uma crise econômica e recessão, as necessidades dos clientes mudam e cabe às agências compreenderem esse processo, ajustando as estratégias de publicidade a essa nova realidade. Assim, é importante segmentar o público, considerando o estado de espírito no qual se encontra (temeroso, despreocupado, etc.) e como ele classifica o que consome (essencial, dispensável, etc.).

O investimento em comunicação durante uma crise é responsável por criar um vínculo emocional entre a marca e os clientes e potenciais clientes. Isso é exatamente o que fará ela ser lembrada e ter resultados melhores em relação àquelas com cortes generalizados. Desta forma, o desafio das agências de publicidade e propaganda consiste em mostrar a importância do setor para o futuro das empresas. Mas como convencê-los de que os investimentos devem continuar?

Bom, o primeiro passo é apresentar a eles os benefícios da publicidade, mesmo com recursos reduzidos — afinal, é melhor manter o cliente com um contrato um pouco menor do que perder a conta dele, não acha? É fundamental fazê-los compreender que o setor conseguirá estudar o comportamento dos consumidores durante a nova realidade e desenvolver estratégias eficientes, adaptadas à situação da empresa. Essa ação faz a marca permanecer viva na memória dos consumidores, mantendo as vendas durante a crise e alavancando-as quando a economia melhorar.

Lembre-se: os resultados desse investimento são obtidos a longo prazo e o cliente precisa ter essa ideia em mente. Como nem sempre é fácil compreender essas vantagens durante uma crise, a dica é sugerir alternativas mais acessíveis e eficazes. Ter uma visão mais prática do projeto aumenta as chances de convencer os clientes. Uma possibilidade é, por exemplo, adaptar aqueles já produzidos para a nova realidade. Se a regra é economizar, nada mais justo do que reciclar boas ideias, evitando gastos maiores.

Outra saída é substituir os tradicionais meios de comunicação em massa pelas mídias online. A internet proporciona novas possibilidades de comunicação com o público-alvo (sites, blogs, redes sociais) que permitem um monitoramento melhor da campanha e, consequentemente, o retorno das estratégias é mais preciso. Essas mídias têm a vantagem de alcançar mais consumidores, pois estão bastante presentes na vida das pessoas.

Guia Passo a passo da gestão de uma agência  Dicas e conselhos que podem tornar seu empreendimento mais rentável Baixar o guia agora 

 

Então chegou a hora do trabalho! Sua criatividade é a melhor aliada para manter a clientela e deixá-la satisfeita. Conforme dito acima, a crise pode representar uma boa oportunidade para fidelizar seus clientes e aumentar os lucros com o tempo. Mãos à obra!

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?