Gestão do Negócio

[TEMPLATE] Estratégias da análise SWOT cruzada

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/11/2023 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A SWOT cruzada é uma das aplicações da tradicional matriz SWOT. Por meio dessa ferramenta, além de encontrar as fraquezas, ameaças, oportunidades e pontos fortes do negócio, é possível identificar soluções práticas e com base em dados;
  • À medida que os eixos da matriz são cruzados, é possível encontrar algumas estratégias interessantes para aplicar no negócio, que podem ser ofensivas, de confronto, reforço ou defesa;
  • Com a Conta Azul Pro, você tem acesso aos dados mais importantes da sua empresa para colocar qualquer estratégia em prática, sem muito esforço ou achismos. Faça a gestão do seu negócio em poucos cliques e monitore os números de onde estiver.

Experimente grátis a Conta Azul!

É possível que você, empreendedor, já deve ter ouvido falar na matriz SWOT e até apontado as fraquezas, ameaças, oportunidades e pontos fortes da sua empresa. Porém, fica a pergunta: após levantar todas essas informações, o que fazer com elas?

É aí que entra a SWOT cruzada, uma aplicação muito interessante da tradicional matriz SWOT, que tem o objetivo de ajudar o empreendedor a encontrar soluções mais assertivas para o seu negócio.

Se você deseja entender melhor o que é a SWOT cruzada, como aplicar e encontrar estratégias eficientes para a sua empresa, continue na leitura. Você, dono de negócio, vai se surpreender com um template para aplicar na prática. Acompanhe!

Confira os seguintes tópicos:

A matriz SWOT cruzada ajuda empreendedores a não só conhecer profundamente a sua empresa, como também identificar soluções baseadas em dados. Conheça agora um pouco mais dos principais benefícios dessa ferramenta.

Quais os benefícios da Matriz SWOT Cruzada

Ter produtos e/ou serviços de qualidade e um excelente atendimento são importantes, mas conhecer a real situação da empresa, estar de olho no mercado e nos concorrentes são aspectos fundamentais para conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.

A matriz SWOT cruzada ajuda empreendedores a não só conhecer profundamente a sua empresa, como também identificar soluções baseadas em dados. Conheça agora um pouco mais dos principais benefícios dessa ferramenta.

Conhecimento real do seu negócio

Conhecer a empresa é um dos benefícios e também objetivos da SWOT cruzada. Isso porque montar estratégias de vendas e marketing fica muito mais fácil quando se conhece o negócio. Outro aspecto importante está relacionado ao fato de que essa análise facilita na identificação de possíveis gargalos em tempo hábil, antes que se tornem grandes problemas.

Antecipação de oportunidades 

“Por que não pensei nisso antes…”

Você, como empreendedor, já perdeu alguma oportunidade de expandir o negócio? A SWOT cruzada também facilita a identificação de novas oportunidades no mercado. Com isso, o dono de qualquer negócio pode analisar se vale a pena ou não aproveitá-las, o que é muito importante para sair na frente da concorrência.

Estratégias guiadas por dados

Nada de achismos: as estratégias da SWOT cruzada se baseiam em dados, ou seja, no que realmente acontece na sua empresa. Com isso, as soluções encontradas são mais assertivas e duradouras.

Porém, vale ressaltar que esses dados só podem ser extraídos desde que você conte com o apoio da tecnologia. Então, esqueça as planilhas e os cálculos feitos a mão.

Dessa forma, para ter estratégias eficientes e guiadas por dados, opte por uma plataforma de gestão na sua empresa, os famosos ERPs.

Norteadores mais eficientes 

Como você mensura se a sua empresa está ou não tendo prejuízo? Ou então, aumentando, de fato, o faturamento?

A SWOT cruzada oferece a clareza que todo empreendedor precisa para tomar decisões do negócio por meio de norteadores eficientes, considerando o que realmente acontece na empresa.

Case Conta Azul: veja como a Mari e a Gabi fazem a gestão financeira da empresa.

Diferença entre Matriz SWOT vs Análise SWOT Cruzada

A principal diferença entre a matriz SWOT e a SWOT cruzada é que a primeira é mais focada em entender a situação atual da empresa, enquanto o objetivo da segunda é encontrar soluções práticas para o negócio.

“Então a SWOT cruzada é melhor?” Ambas são importantes, pois se tratam de duas ferramentas complementares. De uma forma resumida, a matriz SWOT auxilia o empreendedor a conhecer mais o negócio e a SWOT cruzada é a responsável pela identificação de estratégias mais direcionadas.

Com a Conta Azul Pro, fazer a SWOT cruzada é muito mais fácil. Clique aqui para testar grátis!

Como realizar o cruzamento da matriz, na prática?

A partir da matriz SWOT cruzada encontramos estratégias para o negócio. Para isso, como o próprio nome já diz, após fazer a matriz SWOT convencional, deve-se iniciar o cruzamento de alguns eixos.

Entenda as principais estratégias que podemos obter com o cruzamento desses eixos nos próximos tópicos.

Estratégia Ofensiva: pontos fortes + oportunidades

A estratégia ofensiva tem como objetivo principal impulsionar o aproveitamento das oportunidades de um negócio a partir dos seus pontos fortes.

Confira um exemplo de aplicação de uma estratégia ofensiva, considerando uma loja de roupas online.

Estratégia de Confronto: pontos fortes + ameaças

Nessa estratégia, você irá analisar como os seus pontos fortes podem neutralizar as suas ameaças. Aqui, destacamos a importância do valor agregado oferecido ao seu público, ou seja, o potencial que os seus diferenciais têm em relação aos concorrentes.

Veja o exemplo abaixo de uma estratégia de confronto de uma empresa de consultoria de marketing digital.

Estratégia de Reforço: pontos fracos + oportunidades

O objetivo da estratégia de reforço é minimizar os pontos fracos do negócio a fim de aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

Perceba que, na estratégia de reforço, o empreendedor não fica à mercê de fatores externos para conquistar uma oportunidade.

Veja agora um exemplo dessa estratégia, considerando um restaurante.

Estratégia de Defesa: pontos fracos + ameaças

O principal objetivo da estratégia de defesa é reduzir ao máximo os pontos fracos, evitando que, futuramente, eles possam se tornar ameaças.

Veja um exemplo de estratégia de defesa em um escritório de contabilidade.

Que tal fazer a sua SWOT cruzada na prática e com menos esforço? Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente o seu template de matriz SWOT cruzada!

banner para download de template de matriz swot cruzada.

À medida que os eixos da matriz são cruzados, é possível encontrar algumas estratégias interessantes para aplicar no negócio, que podem ser ofensivas, de confronto, reforço ou defesa;

Uma estratégia certeira para o seu negócio

Para aplicar as estratégias apontadas na SWOT cruzada, é indispensável ter acesso aos dados do negócio. E isso só é possível com a ajuda da tecnologia.

Afinal, pela experiência, o empreendedor pode até perceber que as vendas de determinado produto caíram. No entanto, é somente com a tecnologia que será possível identificar quanto, de fato, sua empresa está deixando de ganhar.

Não perca tempo: modernize o seu negócio com a Conta Azul Pro!

Trata-se de uma plataforma de gestão online, completa e fácil de usar, feita tanto para quem já está no mercado ou para empresas que estão começando agora. Com a Conta Azul Pro, você pode:

  • Acompanhar as vendas e o estoque em tempo real. Você recebe até alertas quando os itens atingem as quantidades mínimas e, assim, consegue fazer a reposição em tempo hábil;
  • Monitorar as suas contas a pagar e a receber de forma simples. A conciliação das vendas e fiscal é automática, portanto, nada de se perder no extrato bancário, sem saber quem pagou o que;
  • Emitir suas notas fiscais sem complicação e enviá-las automaticamente ao contador, sem a necessidade de malotes;
  • Gerar relatórios sobre todas as movimentações da sua empresa.

Outra vantagem da Conta Azul Pro é a integração de todas as informações com o App Conta Azul de Bolso, de forma gratuita, permitindo o monitoramento do estoque, das vendas e até o envio de propostas personalizadas pelo celular.

Com a Conta Azul Pro, você tem o controle total do seu negócio, sem perder tempo ou depender de outras pessoas para buscar uma informação simples.

Conheça na prática essa estratégia certeira para o seu negócio: clique aqui e experimente a Conta Azul Pro sem pagar nada e sem compromisso!

Leia mais

Leia também