Gestão do Negócio

Tabela de pesos e medidas: como participar da consulta pública

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 01/12/2023 | 4 mins de leitura

Tabela de pesos e medidas: participe da padronização

Encerra-se nesta quarta-feira, 10 de agosto, o prazo para que interessados participem da consulta pública que definirá a tabela de pesos e medidas para notas fiscais eletrônicas do país a partir de 2017. Assim que publicadas as regras, empresas emissoras de NF-e precisam adotá-las.

A nova tabela de pesos e medidas

A Tabela Padrão de Unidades de Medidas Comerciais foi proposta durante Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), entidade representativa do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), responsável pela Coordenação Nacional dos Projetos de Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e e CT-e).

A proposição tem como objetivo a uniformização das notas eletrônicas em todo o país. O modelo apresentado para consulta pública foi construído a partir da análise de nada menos que 1 milhão de NF-e, partindo da base atual de todas as unidades descritas em diferentes documentos fiscais eletrônicos.

Assim, se você é um emissor de NF-e, vale conhecer a proposta de nova tabela de pesos e medidas e, caso tenha algum comentário, alteração ou inclusão a sugerir, não perca tempo e manifeste a sua opinião.

Veja a Tabela Padrão de Unidades de Medidas Comerciais

Unidade Descrição

AMPOLA

AMPOLA

BALDE BALDE
BANDEJ BANDEJA
BARRA BARRA
BISNAG BISNAGA
BLOCO BLOCO
BOBINA BOBINA
BOMB BOMBONA
CAPS CAPSULA
CART CARTELA
CENTO CENTO
CJ CONJUNTO
CM CENTÍMETRO
CM2 CENTÍMETRO QUADRADO
CX CAIXA
CX2 CAIXA COM 2 UNIDADES
CX3 CAIXA COM 3 UNIDADES
CX5 CAIXA COM 5 UNIDADES
CX10 CAIXA COM 10 UNIDADES
CX15 CAIXA COM 15 UNIDADES
CX20 CAIXA COM 20 UNIDADES
CX25 CAIXA COM 25 UNIDADES
CX50 CAIXA COM 50 UNIDADES
CX100 CAIXA COM 100 UNIDADES
DISP DISPLAY
DUZIA DÚZIA
EMBAL EMBALAGEM
FARDO FARDO
FOLHA FOLHA
FRASCO FRASCO
GALAO GALÃO
GF GARRAFA
GRAMAS GRAMAS
JOGO JOGO
KG QUILOGRAMA
KIT KIT
LATA LATA
LITRO LITRO
M METRO
M2 METRO QUADRADO
M3 METRO CÚBICO
MILHEI MILHEIRO
ML MILILITRO
MWH MEGAWATT HORA
PACOTE PACOTE
PALETE PALETE
PARES PARES
PC PEÇA
POTE POTE
K QUILATE
RESMA RESMA
ROLO ROLO
SACO SACO
SACOLA SACOLA
TAMBOR TAMBOR
TANQUE TANQUE
TON TONELADA
TUBO TUBO
UNID UNIDADE
VASIL VASILHAME
VIDRO VIDRO

Como participar da consulta pública

Observou a tabela de pesos e medidas e tem alguma sugestão ou comentário a fazer? Eles podem ser encaminhados até esta quarta. Para isso, envie uma mensagem para o endereço eletrônico [email protected]. Recomenda-se que a manifestação dos interessados siga três cuidados principais:

  • Identificação do autor ou entidade responsável pela sugestão
  • Descrição do que sugere alterar ou incluir no documento
  • Justificativa quanto à proposição apresentada.

Segundo informa o Encat, todas as mensagens recebidas até esta quarta-feira serão devidamente analisadas por uma equipe técnica nacional. Ou seja, tenha certeza de que a sua opinião será ouvida por aqueles que irão construir a versão final da tabela, embora não haja garantia de aceitação.

Também é importante saber que não será enviada resposta direta ao remetente, seja a sugestão aceita ou não pela equipe do Encat.

Depois de todas os comentários e pedidos de alteração serem devidamente avaliados, a tabela será publicada em sua versão final, respeitando normas específica para esse fim. A expectativa é de que isso aconteça até o final do ano.

Quando a sua homologação ocorrer de forma oficial, todas as notas fiscais eletrônicas emitidas com unidades diferentes daquelas que constam na tabela serão rejeitadas.

Você ainda não emite NF-e?

Se você ainda utiliza o bloco de notas fiscais, está na hora de se atualizar. A nota eletrônica dispensa a impressão física, o que garante praticidade e segurança para o empreendedor. Mais do que isso: há menor custo na escolha pelo modelo digital, que é emitido e armazenado de forma eletrônica.

A NF-e ainda tem autorização de uso fornecida pelo Fisco e sua autenticidade é validada por meio de assinatura digital do remetente.

Aderir ao instrumento revela também uma preocupação com a administração da sua empresa. Quando automatiza processos e organiza as informações na nuvem, o empreendedor vai ao encontro das melhores práticas de gestão tributária, tem acesso mais fácil aos documentos, previne erros e evita prejuízos.

E você, tem sugestões sobre a tabela de pesos e medidas na NF-e? Comente.

Leia também