5 motivos para escolas adotarem um sistema de gestão (e controlar melhor as finanças)

Quer bons motivos para adotar sistemas de gestão para escolas? Confira os 5 principais e assuma o controle do seu negócio.

Os sistemas de gestão para escolas são os principais aliados para crescer no mercado educacional.

Se você gerencia um colégio, sabe que há muitos desafios para controlar as informações dos alunos, acompanhar o aprendizado e garantir a qualidade dos serviços.

Da mesma forma, as tarefas burocráticas precisam ser cumpridas, pois a escola é um negócio e precisa ser gerenciada como tal.

Para isso, existem softwares e plataformas que agilizam as rotinas administrativas e ajudam você a garantir a saúde financeira da empresa.

É dessas soluções que vamos falar neste artigo, para convencer você a profissionalizar sua gestão escolar e melhorar seus resultados.

Vamos lá?

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa


Sistemas de gestão para escolas: vale a pena investir?

Os sistemas de gestão para escolas são fundamentais para organizar e controlar todos os dados que circulam diariamente nas instituições.

Afinal, a reputação dos colégios depende de sua capacidade de gerenciar informações e processos com eficiência, garantindo a aprendizagem e o acompanhamento personalizado dos alunos.

Além disso, estamos falando de negócios que precisam controlar suas finanças para lucrar e crescer — e que dependem de um equilíbrio inteligente entre custos e receitas.

Com o acirramento da competição no mercado educacional, os responsáveis por escolas precisam estar ainda mais atentos às questões gerenciais.

De acordo com uma pesquisa do IBGE realizada em junho de 2019, publicada no G1, o mercado de educação é o que mais cresce em número de empresas no Brasil.

Enquanto o total de empresas ativas teve uma queda de 6,73% nos últimos anos, as escolas, cursos e universidades registraram um crescimento impressionante de 37,5% — mesmo durante a crise.

Ao todo, o número de empresas ligadas à educação saltou de 1,3 milhão para quase 1,8 milhão.

Ou seja: o mercado está aquecido e, consequentemente, mais competitivo do que nunca.

Outro estudo, denominado “Desafios da gestão escolar” e realizado em 2017 pelo Instituto Data Popular, mostra que 73% dos gestores de escolas particulares do Brasil são formados em áreas da pedagogia, psicologia e educação.

Ao mesmo tempo, apenas 18% deles possuem alguma formação na área de finanças, administração ou gestão educacional.

Logo, a falta de experiência e conhecimento em gestão de negócios pode ser um problema para as escolas — e mais um motivo para contar com um bom sistema.

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa

5 motivos para usar sistemas de gestão para escolas

Para driblar os problemas comuns da gestão educacional, os sistemas de gestão para escolas são a melhor solução.

Veja 5 motivos para implementar o seu.

1. Facilidade na gestão acadêmica e pedagógica

Um dos grandes desafios das escolas é gerenciar o rendimento de professores, alunos e turmas.

Com um módulo de gestão acadêmica, o colégio consegue emitir facilmente relatórios como boletins, históricos e declarações, mantendo todas as informações concentradas em um único sistema.

Na área pedagógica, os softwares contam com funcionalidades para registrar aulas, frequências, notas, avaliações e conceitos.

Lembrando que só a geração automática de documentos já poupa um tempo precioso na gestão escolar, além de aumentar a qualidade dos serviços.

2. Melhora na comunicação

A comunicação é um ponto-chave do sucesso no mercado da educação, pois a relação com a escola deve ser baseada na transparência e confiança.

Diferentemente de outros negócios, a escola lida diariamente com o mesmo grupo de clientes durante anos, e precisa garantir canais de comunicação eficientes para atender suas solicitações.

Por isso, é fundamental contar com um sistema que conecte o colégio aos alunos e responsáveis, facilitando o acesso à informação.

3. Acompanhamento de métricas

Existem inúmeras métricas que devem ser acompanhadas de perto para avaliar o desempenho da escola.

Alguns exemplos são a taxa de evasão, número de novas matrículas, índice de inadimplência e performance dos alunos e professores.

Com um software, fica fácil monitorar esses indicadores e garantir a melhoria contínua.

4. Otimização do comercial

A gestão comercial costuma ser um desafio para as escolas, que nem sempre contam com uma estrutura focada em vendas.

Nos sistemas de gestão para escolas, essa área é otimizada com ferramentas de prospecção e controle das oportunidades de negócio.

Assim, você pode acompanhar os potenciais alunos e conseguir mais matrículas.

5. Controle de custos

Na área de gestão financeira, as escolas devem ter atenção redobrada aos custos.

Isso porque as receitas do colégio são mantidas relativamente estáveis durante o ano letivo, e a redução de custos se torna o principal caminho para aumentar a lucratividade.

Logo, os sistemas de gestão para escolas são tecnologias indispensáveis para controlar os gastos com precisão e buscar uma operação mais eficiente.

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa

Finanças nos sistemas de gestão para escolas

Aproveitando o tema das finanças, é importante escolher sistemas de gestão para escolas que incluam funcionalidades financeiras e contábeis.

Para começar, você precisa manter uma boa gestão de caixa escolar, acompanhando as movimentações bancárias, pagamentos e recebimentos do colégio.

Outro ponto importante das finanças escolares é a emissão automática de boletos e notas fiscais para os responsáveis, além da própria cobrança digital das mensalidades.

Inclusive, a principal preocupação financeira dos gestores educacionais é a inadimplência, de acordo com a pesquisa do Instituto Data Popular.

Logo, você precisa de um sistema que mantenha todas as contas a pagar e a receber no radar, com direito a recursos de cobrança e histórico de transações por aluno.

Felizmente, todas essas funções estão disponíveis em uma única plataforma 100% online: a Conta Azul.

O sistema é perfeito para controlar suas finanças, gerenciar os serviços e automatizar as o operacional, ao mesmo tempo em que oferece relatórios completos do desempenho financeiro e integração com a contabilidade.

Do fluxo de caixa à emissão de nota fiscal, a Conta Azul tem tudo o que você precisa para agilizar a gestão financeira da sua escola e monitorar de perto suas entradas e saídas.

Assim, você pode cumprir sua missão educacional e garantir a sustentabilidade e crescimento do seu negócio.

E então, está pronto para implementar os sistemas de gestão para escolas e otimizar seu trabalho? Experimente gratuitamente a Conta Azul.

Conta pra gente aqui nos comentários quais são suas dificuldades para empreender no segmento de serviços direcionados a educação. 

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>