Gestão do Negócio

Sistema ERP para varejo vale a pena?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O ERP para varejo ajuda o empreendedor a gerenciar o negócio, reduzindo o tempo das atividades, as falhas manuais e facilitando o acesso à informação;
  • Emissão de notas fiscais, gestão de estoque e monitoramento das vendas são algumas das funcionalidades do ERP;

  • A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada, completa e 100% online para todos os tipos de empresa. Teste grátis e confira essas facilidades!

Experimente grátis a Conta Azul!

Gerenciar uma empresa no segmento de varejo não é uma tarefa fácil. Afinal, são diversas atividades que o empreendedor precisa dar conta, como controlar o estoque e as vendas, fazer o fechamento de caixa e até algumas ações de marketing.

Existem ferramentas que podem ajudar o empreendedor a tornar o processo mais assertivo, economizando tempo e dinheiro. Uma delas é o ERP, plataforma que auxilia o gestor nos desafios do dia a dia, pois conecta todos os setores da empresa em um único local. Com isso, os erros e várias tarefas manuais são eliminados.

Quer entender melhor sobre ERP para varejo e como essa ferramenta vai facilitar a gestão do seu negócio? Continue lendo! 

Confira os seguintes tópicos:

shutterstock_634973999

O que é um sistema ERP para varejo? 

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Basicamente, trata-se de uma plataforma capaz de integrar todas as informações da empresa em um só lugar.

Na prática, o ERP para varejo:

  • Facilita o acesso às informações importantes, como quantidade de itens no estoque, número de vendas e fluxo de caixa;
  • Elimina a necessidade da conferência manual do fluxo de caixa;
  • Permite a geração de relatórios para acompanhar o desempenho do negócio e, alguns, até a emissão de notas fiscais;
  • Reduz erros e várias tarefas manuais, como a digitação de documentos.

O resultado de tudo isso? Mais tempo para pensar na estratégia do negócio e uma gestão mais assertiva. Continue lendo e veja por que contar com essa plataforma.

Leia também: App Conta Azul de Bolso: o que é, como funciona e por que usar?

Por que contar com um ERP?

Como você pôde ver acima, o ERP no varejo coleta e organiza todos os dados da empresa. Sabe o que isso significa? Um uso muito mais vantajoso de todos os seus recursos!

Afinal, essa plataforma dá as informações que você precisa para tomar decisões mais eficientes. Quer um exemplo?

Imagine que você está em dúvida entre comprar um equipamento. Com um ERP, basta consultar o seu financeiro e você saberá, em poucos cliques, se existe dinheiro em caixa ou não para esse investimento. 

Sem um ERP, você fica às cegas no negócio, deixando de investir ou, até dando passos maiores sem ter as condições para isso.

Outra situação da rotina do empreendedor é quando você precisa consultar uma informação, mas está fora da empresa. Com um ERP para varejo, será necessário apenas ter acesso à internet para consultar o dado.

Confira abaixo como esses benefícios funcionam na prática.

Veja também: ERP gratuito: o que é, para que serve e quais os melhores sistemas grátis

Benefícios de um sistema ERP para varejo 

O grande objetivo do ERP no varejo é agilizar o seu dia a dia e melhorar o desempenho da sua empresa.

Essa vantagem competitiva só é possível graças a algumas características próprias desse tipo de plataforma. Veja quais são elas:

  1. Garante informações em tempo real

Com um ERP, todos os lançamentos são atualizados em tempo real. Ou seja: fez uma venda ou compra? Essa movimentação é registrada na hora em que acontece e você pode acessá-la sempre que precisar.

Dessa forma, controlar o que acontece no negócio, identificar gargalos e encontrar soluções fica muito mais simples.

    2. Possibilita automações que facilitam o dia a dia

O ERP para varejo automatiza várias atividades manuais da empresa. Uma delas é a digitação e a conferência de documentos.

O que facilita vários processos, como a emissão de notas fiscais. Isso porque, sem um ERP, seria necessário digitar todas as informações a cada novo documento.

    3. Permite integrações

É muito comum que em uma empresa seja necessário utilizar outras plataformas para atividades específicas, como agendamentos de horários e disparo de e-mail marketing.

Uma ERP permite a integração com várias delas, dispensando a necessidade de inserir manualmente os dados de uma para outra.

    4. Ajuda a reduzir custos

Ao implementar um ERP, fica mais fácil checar as informações do seu negócio, identificar desafios e resolvê-los a tempo. Outro benefício é a eliminação das atividades manuais, como veremos mais adiante. 

     5. Facilita o controle de estoque 

A gestão de estoque é facilitada pelo ERP, pois o dono do negócio consegue ter uma visão geral sobre as quantidades dos seus produtos e insumos. Com isso, além de repor com mais agilidade, você também consegue evitar perdas de perecíveis.

Facilidades de uma plataforma para varejo 

Gestão e atualização de estoque

Você já perdeu alguma venda porque estava sem os produtos no estoque?

O ERP facilita a gestão e atualização de estoque em tempo hábil, o que é fundamental para abastecê-lo, garantir as vendas e, o mais importante: atender às expectativas do cliente.

Esse aspecto é fundamental para quem trabalha com o varejo, setor onde o volume de vendas é alto.

Cadastro de produtos, serviços e clientes  

Com o ERP, o dono do negócio consegue cadastrar todas as informações importantes do cliente, desde endereço até a data de nascimento. Isso é fundamental para criar ofertas e campanhas mais personalizadas, que atinjam determinados públicos assertivos,

Você pode dar um cupom de desconto no dia do aniversário do cliente, o que gera uma melhor relação entre a sua empresa e o público-alvo. 

Monitoramento e lançamento de vendas

O monitoramento de vendas também é fundamental para empresas do setor de varejo. É por meio desse acompanhamento que o gestor e a equipe conseguem extrair informações importantes, como os produtos mais vendidos e se uma promoção está tendo um bom desempenho ou não.

Além disso, também é possível construir estimativas e planejamentos dessas campanhas, para assim preparar o estoque.

Gestão de frente de caixa

A frente de caixa é o último passo para realizar a venda. É onde o cliente passa o produto e realiza o pagamento. Ter atenção com este setor é fundamental para a saúde financeira da empresa e também para a experiência do cliente.

Um ERP permite automatização de todas as atividades da frente de caixa e o cumprimento das obrigações fiscais devidas, como a emissão da nota fiscal eletrônica e do cupom eletrônico.

Emissão de notas fiscais

Com o sistema ERP online, a emissão de notas fiscais são feitas automaticamente, sem a necessidade de preencher manualmente o documento. O que reduz os erros e auxilia no controle financeiro.

Além disso, essas plataformas de gestão permitem que o dono do negócio acesse os documentos de forma simplificada. Outra vantagem é o armazenamento online, que dispensa o espaço ocupado por papéis.

Geração de boleto de cobrança 

A plataforma ERP também auxilia o dono do negócio na hora de cobrar o cliente. Afinal, é possível visualizar quem estáinadimplente, tornando o processo de cobrança mais assertivo. 

Conciliação financeira e fiscal

A conciliação financeira e fiscal é uma das maiores vantagens do sistema ERP. Isso porque você não precisa passar horas conferindo se o dinheiro que entrou foi de x ou y produto, nem ficar em dúvida sobre o que saiu. 

Afinal, com um ERP, todos os valores do caixa estão interligados aos lançamentos de saídas ou entradas. 

Informações centralizadas, organizadas e seguras

Outra grande vantagem do ERP online são as informações centralizadas e organizadas. Com essa plataforma, é possível consultar e analisar dados da empresa de forma simples, sem precisar falar com outras pessoas.

Outra vantagem é que os dados são guardados de forma muito mais segura do que em uma planilha em um computador: ao menor problema da máquina, você corre o risco de perdê-los.

shutterstock_733524661

Então, realmente vale a pena ter uma plataforma de gestão para varejo?

Sim, vale a pena contar com um ERP para varejo. Agora que vocês já sabe dos benefícios de utilizar uma plataforma como essa, o próximo passo é escolher um ERP que de fato atenda às suas necessidades, tenha um bom suporte e faça integrações, como a Conta Azul Pro!

Trata-se de um ERP completo e 100% online. Além de todos os benefícios que citamos neste conteúdo, a Conta Azul Pro possui outras vantagens, como:

  • Alertas das quantidades mínimas de estoque, para você repor tudo em tudo em hábil;
  • Notificações das suas contas a pagar e a receber. Essa funcionalidade permite que você cobre os clientes certos, no momento adequado;
  • Relatórios detalhados diversos e fáceis de entender;

App Conta Azul de Bolso, para monitoramento das vendas, estoque e fluxo de caixa pelo celular.

Varejo - Desktop

Leia mais

Como fazer controle de estoque: o que é, dicas, importância e sistemas

Gestão de compras: 4 dicas infalíveis para dominar essa atividade

Controle de vendas: como melhorar seu processo comercial e motivar sua equipe

Sistema ERP: Como escolher o Ideal para Sua Empresa?

Leia também