Sistema ERP para varejo: entenda a importância

Sobre o que estamos falando?

  • O ERP no varejo integra todas as questões administrativas e operacionais do negócio, garantindo mais eficiência nos processos e assertividade para suas decisões;
  • Com ele, sua gestão tem informações em tempo real, facilitando as rotinas de trabalho com automação, diminuindo gastos e simplificando seus controles;
  • A Conta Azul oferece a melhor solução em ERP com preço acessível e focada nas necessidades dos micro e pequenos empreendedores.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você sabe para que serve o ERP no varejo e como ele pode beneficiar a sua empresa?

Não é novidade que estamos vivendo na era digital, um ciclo marcado por uma quantidade imensa de informações. 

Usar esses dados de forma estratégica já não é mais um diferencial para os varejistas. Na verdade, isso virou uma obrigação para quem quer ser competitivo. 

O problema é que não adianta ter inúmeras informações à disposição se elas não forem usadas de forma estruturada, inteligente e prática no cotidiano do negócio. 

É justamente essa vantagem que o ERP no varejo garante para os empreendedores!

Nesse post, você verá: 

 

por-que-e-importante-ter-um-sistema-erp-para-varejo

 

O que é um sistema ERP para varejo? 

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. 

Basicamente, ele é um sistema capaz de integrar todas as informações obtidas nas diferentes áreas de uma empresa. 

Ao coletar e centralizar os dados, o ERP garante um uso inteligente da informação. O resultado disso é mais eficiência nos processos do negócio e na utilização dos seus recursos.

A tecnologia abrange todos os sistemas responsáveis pelos processos internos, como os de finanças, vendas, contabilidade, estoque, compras, e assim por diante.

Mais que otimizar o uso dos dados, o ERP no varejo oferece ferramentas para que o seu controle seja simplificado e beneficie todo o funcionamento da organização. 

Mas afinal, o que tudo isso significa? Entenda no próximo tópico qual a importância dessa tecnologia no varejo e os benefícios que você pode garantir com ela. 

Por que contar com um ERP?

Como você pôde ver acima, o ERP no varejo coleta e estrutura os dados da empresa. Sabe o que isso significa? Um uso muito mais vantajoso de todos os seus recursos! 

Para você ter ideia, os dados que foram produzidos nos últimos anos entre as pessoas e as organizações já são maiores do que todo o volume criado ao longo da história. 

Isso é o que indica uma pesquisa divulgada no Terra, que também aponta que a produção de informações dobra a cada dois anos. 2021 deve fechar com 35 trilhões de gigabytes criados.

A função do ERP no varejo é que esse volume enorme e complexo de dados não gere dificuldades, mas sim soluções.

O sistema integra os departamentos da empresa e transforma suas informações em relatórios. Assim, as suas decisões se tornam mais eficientes e você pode crescer com segurança. 

Os benefícios não param por aí! Durante essa integração, sua empresa também pode automatizar alguns processos e contar com recursos que simplificam as tarefas do dia a dia.

Já imaginou ganhar agilidade na rotina, usar melhor os recursos e diminuir as chances de retrabalho? E mais, tudo isso sem riscos de erros quando definir as estratégias! Parece perfeito, não é?

Quer entender melhor como esses benefícios funcionam na prática? Então confira mais detalhes sobre eles. 

por-que-e-importante-ter-um-sistema-erp-para-varejo-2

Benefícios de um sistema ERP para varejo 

Já está claro que o grande objetivo do ERP no varejo é aumentar a inteligência e melhorar o desempenho dos negócios, certo?

Essa vantagem competitiva só é possível graças a algumas características próprias do sistema. Veja quais são elas e seus benefícios:

  1. Garante informações em tempo real

Dentro do sistema, você tem todas as ferramentas de controle que precisa para manter a organização da sua empresa em dia. 

Isso vai desde o acompanhamento das atividades que estão sendo executadas, até o fluxo de caixa, questões contábeis, disponibilidade de produtos, volume e etapas de vendas, entre inúmeras outras possibilidades. 

    2. Possibilita automações que facilitam o dia a dia


Saindo da parte de controle e de gestão, um sistema de varejo também serve para automatizar as atividades manuais da empresa.

Se algum processo exige tarefas repetitivas, você só precisa fazer elas uma vez. A plataforma aprende com os dados e replica as funções. Isso também pode incluir inúmeras questões internas, como emissões de notas fiscais, cálculos, organização de demonstrativos, etc. 

    3. Permite integrações


As integrações do ERP são diversas. Em primeiro lugar, você pode gerir os dados e os processos de unidades diferentes do seu varejo no mesmo sistema. 

Também há a gestão de setores. Na plataforma, atividades que dependem de áreas diferentes têm as informações centralizadas. Em todos os casos, os processos são facilitados e a análise de dados pode ser feita de maneira conjunta ou segmentada entre as partes integradas. 

    4. Ajuda a reduzir custos


Pense bem: quando você implementa o ERP, fica mais fácil checar as informações decisivas para as decisões do seu negócio, tudo em tempo real.

Além disso, seus processos podem ser automatizados, mais rápidos e livres de erros. Isso tudo com total integração entre suas unidades e setores. Sabe qual o resultado? Os recursos do seu varejo são mais bem aproveitados e você diminui (e muito!) os seus custos.

     5. Facilita o controle de estoque 


Por falar em eficiência e integração, isso é tudo o que você precisa para melhorar a sua gestão de estoque.

Mais que acompanhar tudo que entra e sai, você garante a disponibilidade ideal para os produtos e ainda tem acesso a indicadores que melhoram o desempenho da sua logística (como rotatividade dos itens, tempo de permanência, quebras, etc.) 

por-que-e-importante-ter-um-sistema-erp-para-varejo-3

A Conta Azul é o ERP ideal para varejo 

Os benefícios do ERP no varejo são muitos, concorda? Se você quer aproveitá-los, mas não sabe como escolher o sistema certo, temos uma dica especial. 

A Conta Azul é a melhor solução de gestão integrada ao PDV. Com ela, você garante mais agilidade, organização e aumenta as vendas. 

Nosso ERP agrega inúmeras funcionalidades, que podem ser utilizadas pela sua empresa com facilidade a qualquer hora e lugar. Confira:

  • Frente de caixa com NFC-e conectada ao financeiro: projetado para pequenas empresas, ele facilita as emissões, agiliza as vendas e ainda libera mais tempo para você cuidar dos negócios;

  • Controle de vendas e finanças: controla seu negócio onde estiver e a hora que quiser, com informações disponíveis e seguras na nuvem (se você quer participar de eventos ou feiras, por exemplo, basta acessar a internet para utilizá-lo e fechar ainda mais vendas);

  • Cadastro de produtos e controle de estoque integrados: basta importar as NFs dos fornecedores e criar as movimentações e lançamentos automaticamente. Você garante mais controle sobre os produtos e pode economizar nas suas compras;

  • Conexão automática com a contabilidade: todas as notas fiscais e dados de fechamento contábil são conectadas com a contabilidade, para você não perder tempo com as idas e vindas de documentos;

  • Fluxo de Caixa: monitore todas as entradas e saídas, poupe tempo com lançamentos, agilize suas tarefas financeiras e integre-se com o banco para um acompanhamento e controle automático das finanças;

  • Relatórios integrados: mantenha-se atualizado e ciente da realidade do seu negócio. Ainda, utilize os relatórios para melhorar sua gestão em poucos cliques, com dados que vão desde o giro de estoque, até status de clientes, despesas, vendas e muito mais.

Ainda está na dúvida? Faça o seu cadastro, teste o sistema gratuitamente e descubra porque a Conta Azul é referência em ERP no varejo.

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?