Vendas

As vantagens de usar o sistema de orçamento automatizado CA Pro

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 22/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer uma boa gestão do envio de propostas garante e facilita as estimativas financeiras;
  • Uma das funcionalidades da Conta Azul Pro é o sistema de orçamento automatizado;
  • Além do monitoramento de orçamentos, pela CA Pro é possível gerenciar todos os outros setores, como estoque, financeiro, vendas e até as informações contábeis.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O envio de orçamento é um dos passos iniciais na relação entre empresa e cliente. E, ao fazer uma boa gestão das propostas, o empreendedor consegue ter uma previsibilidade financeira maior das vendas. 

É importante também que esses orçamentos sempre fiquem registrados, caso precisem ser consultados no futuro. Para isso, é indispensável contar com o apoio da tecnologia e com uma plataforma online.

O sistema de orçamento automatizado da Conta Azul Pro ajuda você a gerenciar de ponta a ponta o envio de propostas comerciais. Continue lendo para entender, na prática, como este recurso faz a diferença na rotina de gestores e empreendedores.

Boa leitura! 

shutterstock_1626375430

Motivos para usar um sistema de orçamento automático

Quando a empresa ainda está começando, até é possível ter o controle dos orçamentos enviados. É comum, inclusive, enviar as propostas de maneira informal, pelo próprio WhatsApp. 

Com o passar do tempo, o empreendedor sentirá dificuldades em fazer este controle, podendo até perder os dados de futuros clientes. Outro ponto importante é que, quanto mais profissionais são os processos da empresa, mais autoridade será construída no mercado.

Confira as principais vantagens de um sistema de orçamento automatizado.

Segurança de dados

Os orçamentos enviados pela empresa devem ficar salvos em um local seguro. Afinal, pode ser que você precise consultá-los a qualquer momento. 

Nesse sentido, programas como Word, Excel e até PowerPoint podem ajudar, mas o que garante que eles estarão seguros?

Em um sistema de orçamento automatizado, você não precisa se preocupar com isso: todas as propostas comerciais ficarão salvas em um local seguro, pelo tempo necessário. 

Redução de tempo

Nem sempre o cliente fecha com o primeiro orçamento, o que significa que, às vezes, é preciso emitir várias propostas comerciais

Com um sistema de orçamento automatizado, é possível deixar todos os dados do cliente salvos, para alterar apenas uma ou outra informação. O que, na prática, ajuda a economizar tempo com essa tarefa. 

Menos erros manuais

Além da redução do tempo, um sistema de orçamento automatizado é fundamental para a diminuição de erros na digitação das propostas. Isso porque basta cadastrar os dados do cliente uma única vez, sem a necessidade de preencher todos os dados a cada novo documento. 

Como falamos, ter orçamentos personalizados contribui para que a empresa fique com uma imagem positiva e de autoridade no mercado. Contudo, quando as propostas são lançadas com erros, o efeito pode ser contrário.

Integração de informações

Talvez essa seja uma das principais vantagens de contar com um sistema de orçamento automatizado. Isso porque o empreendedor consegue converter a proposta comercial em venda, automaticamente!

Quando isso acontece, na Conta Azul Pro, a baixa é dada até no estoque, basta alterar o status daquele cliente. Com essa função, não é necessário abrir uma nova venda e cadastrar todas as informações novamente. 

Previsibilidade financeira 

Quando o dono do negócio consegue gerenciar os orçamentos que foram enviados, ter uma previsibilidade financeira é muito mais simples. Na prática, isso significa ter uma estimativa mais clara do quanto, provavelmente, entrará no caixa do mês, semestre e até na semana seguinte. 

Outra vantagem de um sistema de orçamento é desenvolver e ajustar metas de vendas com base em números reais.

Otimize suas vendas com o orçamento empresarial da CA Pro 

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada para empresas. Dentre as principais funcionalidades, temos a geração, envio e controle de orçamentos personalizados, com poucos cliques.

Para criar um orçamento na CA Pro, siga o caminho abaixo:

Vendas > Vendas e Orçamentos > Novo Orçamento > Preencha os dados em tela e clique em Salvar.

WhatsApp Image 2022-09-09 at 16.08.18

Nessa tela, preencha as seguintes informações:

  • Cliente, resumo e informações complementares da negociação;
  • Status do orçamento: em orçamento, aceito, recusado e venda;
  • Descrição e quantidade dos produtos e/ou serviços;
  • Tipo da venda;
  • Data de validade do orçamento; 
  • Forma de pagamento e responsável pela venda.

Caso seja necessário, é possível excluir o orçamento, além de alterar o status sempre que for preciso.

Vale lembrar que, para cadastrar um orçamento na Conta Azul Pro, os produtos e serviços já devem estar registrados na plataforma. 

Acompanhe tudo o que acontece antes e após o orçamento

Além do envio e controle de orçamentos personalizados, com a Conta Azul Pro você também consegue gerenciar outros setores da empresa, como estoque, vendas, financeiro e até os dados contábeis. 

O que é muito importante para garantir a experiência do cliente na totalidade. Afinal, de nada adianta impressioná-lo com um bom orçamento se os outros processos estiverem desalinhados. 

Com a Conta Azul Pro, todas as movimentações da empresa são integradas em um único local. Ou seja, ao gerar um orçamento, fechar uma venda e emitir uma nova, a baixa é dada no estoque e a informação enviada ao financeiro e ao contador. 

As principais vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Monitoramento das vendas e do estoque em tempo real. É possível cadastrar lembretes para ser notificado quanto os itens atingirem as quantidades mínimas;
  • Emissão descomplicada de notas fiscais e envio ao contador sem a necessidade de malotes;
  • Conciliação das vendas e fiscal automáticas;
  • Geração de relatórios detalhados;
  • Cadastro de clientes, fornecedores e parceiros.
  • App Conta Azul de Bolso. Pelo seu celular, acompanhe as vendas, o estoque e o fluxo de caixa.

A Conta Azul Pro é 100% online e, de onde você estiver, pode acessar os dados da empresa, sem depender de outras pessoas. 

Otimize a gestão de orçamentos e outros processos importantes com quem entende do assunto! Clique aqui para testar grátis a Conta Azul, sem compromisso! 

Leia mais

Leia também