Sistema de gestão escolar: a solução definitiva para estes 7 desafios do seu negócio

O sistema de gestão escolar é a resposta para digitalizar seu negócio. Supere estes 7 desafios com essa tecnologia.

Um sistema de gestão escolar sob medida é um grande aliado dos negócios educacionais — e pode fazer a diferença diante da concorrência.

Com um software adaptado aos processos da sua escola, faculdade ou curso, é muito mais fácil agilizar as tarefas do dia a dia, cuidar da saúde financeira e tomar decisões pelo futuro da organização. 

Especialmente agora, em pleno crescimento do mercado educacional, é hora de embarcar na transformação digital para acelerar o crescimento.

Por isso, compilamos tudo o que você precisa saber sobre o sistema de gestão escolar, suas funcionalidades e soluções para os principais desafios do dia a dia. 

Continue lendo e veja por que essa tecnologia é indispensável. 

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Sistema de gestão escolar: combinando educação e estratégia

O sistema de gestão escolar já é realidade na área de educação e cada vez mais instituições usam a tecnologia para crescer.

O desafio, nesse caso, é combinar a gestão estratégica com a missão de educar, entendendo as particularidades do negócio escolar. 

Para isso, existem softwares desenvolvidos sob medida para as escolas, faculdades e cursos, que adaptam as funcionalidades comuns da administração ao contexto dessas empresas. 

Para começar, o modelo de negócio de um colégio é bastante peculiar: a experiência do cliente se constrói todos os dias, no relacionamento com alunos e seus familiares. 

Além disso, a retenção e fidelização são pontos cruciais da estratégia das escolas, enquanto o período de prospecção ativa de novos clientes se resume à época de matrículas. 

Do ponto de vista financeiro, a instituição educacional precisa ter uma gestão rigorosa de seus custos e controlar a inadimplência, pois a tendência é manter um faturamento estável durante todo o ano letivo. 

Em relação à administração, há inúmeros processos: organização da secretaria, coordenação do projeto pedagógico, acompanhamento do desempenho de alunos e professores, gestão acadêmica, comunicação com a comunidade, etc.

Por isso, o sistema de gestão escolar precisa abranger todos esses aspectos e oferecer ferramentas para agilizar a rotina das instituições, pensando desde a captação de alunos até o acesso aos resultados acadêmicos. 

Tradicionalmente, os gestores da área da educação vêm de áreas como Pedagogia e Psicologia, e nem sempre possuem formação específica para atuar com funções gerenciais

Isso torna a adoção dos softwares ainda mais importante, pois é preciso redefinir a visão da instituição educacional como um negócio, que requer uma gestão estratégica

Em outras palavras: uma escola é uma empresa e, como qualquer outra, tem o propósito de entregar valor para seus clientes (alunos e pais), oferecendo educação de qualidade e alto desempenho com resultados superiores aos da concorrência. 

Com uma tecnologia dedicada à organização e eficiência, é muito mais fácil cumprir essa missão e fidelizar alunos e pais — além de atrair novos clientes para crescer. 

O mercado educacional no Brasil

Na contramão da crise econômica, o mercado educacional cresce a todo vapor no Brasil.

De acordo com dados do IBGE publicados no G1 em 2019, as empresas ligadas à educação foram as que mais cresceram entre 2013 e 2017: saltaram de 1,3 milhão para quase 1,8 milhão.

O aumento foi de 37,5% somando as escolas públicas, privadas e sem fins lucrativos, enquanto as empresas ativas no país tiveram uma queda de 6,73% no mesmo período.

Ao mesmo tempo, as opções de softwares para gerenciar empresas educacionais vêm se multiplicando, como reflexo de um mercado sedento por soluções digitais de gestão. 

Ou seja: há uma grande oportunidade de usar a tecnologia para avançar ainda mais e aproveitar o fôlego da retomada econômica. 

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

7 desafios que o sistema de gestão escolar pode resolver

Agora que você já entendeu a importância do sistema de gestão escolar e as oportunidades de crescimento que essa tecnologia representa, vamos às soluções fornecidas.

Veja quais desafios podem ser superados com um bom software.

1. Excesso de papelada e burocracia

A grande quantidade de dados e documentos tornam a gestão da secretaria extremamente burocrática, se não houver uma solução digital.

Ao centralizar toda essa informação em um software, os colaboradores da empresa podem acessar os documentos em instantes e disponibilizar arquivos digitais para os alunos, pais e professores.

Com isso, reduz-se a papelada na secretaria, eliminando custos com impressão e armazenamento, agilizando rotinas e melhorando a eficiência. 

2. Dificuldade em acompanhar alunos individualmente

Quanto maiores as turmas da instituição, mais difícil é acompanhar o desempenho de cada aluno e garantir um atendimento personalizado (uma das metas de qualidade de qualquer escola). 

Felizmente, há softwares que oferecem módulos de gestão acadêmica e pedagógica com lançamento automático de notas, faltas, tarefas e ocorrências, e ainda geram gráficos e relatórios por turma, disciplina e aluno. 

Assim, é muito mais fácil monitorar de perto o desempenho dos alunos e pensar em soluções individualizadas

3. Altos índices de inadimplência

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, publicada em 2019, a inadimplência de alunos em escolas e universidades particulares aumentou 20,8% desde 2014.

Em relação a 2018, o aumento das negativações foi de 5,9% no ensino infantil, fundamental e médio, e 4,9% no ensino superior.

Para fugir dessas estatísticas, é importante ter um sistema de gestão escolar que controle rigorosamente as contas a receber, enviando boletos e lembretes automáticos aos alunos.

Além disso, é fundamental ter uma estratégia de negociação para manter a saúde financeira da empresa e evitar a perda de alunos na instituição. 

4. Falhas de atendimento e comunicação

Outro problema comum nas empresas de educação é a dificuldade em manter um atendimento e comunicação eficiente com toda a comunidade escolar. 

Por isso, é importante contar com softwares que reduzam a demanda do atendimento pessoal e por telefone, disponibilizando soluções de autoatendimento para os alunos, pais e professores.

Na área de acesso às informações, também é necessário ter um espaço para notícias, avisos e comunicados, além da opção de envio de mensagens importantes por e-mail, SMS e WhatsApp.

5. Baixa captação de novos alunos

A época de matrículas é um momento de alta concorrência entre as escolas e universidades, e nem sempre é fácil captar novos alunos para a instituição.

Para solucionar essa questão, os softwares vêm com módulos de captação e gestão de matrículas integrados, que facilitam o trâmite dos documentos e organizam a entrada de novos discentes. 

Além disso, algumas soluções incluem ferramentas de marketing digital para promover a instituição e alcançar mais alunos em potencial com baixo custo. 

6. Falta de padronização na gestão de cursos

O sistema de gestão escolar também é decisivo para auxiliar na estruturação dos cursos e disciplinas oferecidas, além de padronizar os métodos de ensino e avaliação.

No mesmo software, é possível organizar o calendário acadêmico e seus períodos, controlar as turmas, registrar atividades complementares e compartilhar o planejamento de aulas entre professores e a direção. 

Dessa forma, a escola pode manter a padronização da estrutura curricular e acompanhar o desempenho de seu corpo docente. 

7. Tomada de decisão incerta

Por fim, muitos gestores escolares ainda tomam decisões “às cegas” para direcionar suas estratégias, sem uma visão ampla dos processos e resultados da instituição.

Com um software de gestão escolar, é possível gerar relatórios que cruzam inúmeros dados da instituição para fornecer insights e tendências — informações valiosas para tomar decisões mais acertadas.

Essa é a essência da gestão estratégica aplicada à educação: decidir o futuro da empresa e suas estratégias de crescimento com base em dados concretos. 

Como organizar as finanças com um sistema de gestão escolar

Já falamos sobre a questão da inadimplência, mas a gestão financeira das escolas traz inúmeros desafios para os gestores.

Afinal, não é fácil controlar tantos custos variáveis, pagamentos recorrentes e geração de notas fiscais e boletos. 

Por isso, uma solução como a Conta Azul é ideal para manter o caixa sob controle e ter uma visão completa da saúde financeira da empresa.

Com uma plataforma 100% online e fácil de usar, você consegue monitorar o fluxo de caixa, acompanhar as contas a pagar e a receber, fazer a conciliação bancária e conduzir análises de pagamentos e custos em poucos cliques. 

Além disso, o sistema ERP oferece recursos de emissão de boletos de cobrança e notas fiscais, gestão de contratos e cadastro de clientes.

E mais: o software é totalmente integrado à sua contabilidade, agilizando o compartilhamento de documentos e informações financeiras.

Assim, você ganha mais agilidade na gestão diária e garante o máximo de eficiência nos processos da escola — e ainda sobra mais tempo para pensar na proposta pedagógica e melhorar a reputação da empresa. 

E agora, você está convencido sobre a importância do sistema de gestão escolar?

Então, avalie as necessidades da sua empresa e escolha a opção mais adequada para os seus processos diários.

Se este artigo foi útil para você, lembre-se de compartilhar na sua rede.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>