Guia SEO Local Para Pequenas e Micro Empresas de Serviços

Descubra como destacar sua empresa com otimização SEO local para subir no ranking do Google da sua cidade. Aprenda técnicas SEO que funcionam na prática!

O SEO local é uma técnica super eficaz e importante para empresas de qualquer porte e setor, mas para micro e pequenas empresas de setor de serviços ela tem um aspecto especial e mais interessante, e é sobre isso que iremos tratar neste artigo.

Na sequência do texto listo algumas questões relacionadas à técnica de otimização para ferramentas de busca chamada “SEO Local”. E é justamente essa técnica que pode fazer pequenas empresas concorrerem, pelo menos no aspecto local, com as grandes do setor.

Então, se você é micro ou pequeno empresário do ramo de serviços, leia com atenção pois poderá tirar informações importantes para o seu negócio.

 

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Mas o que o SEO local tem a ver com o blog da Conta Azul?

Ambos têm muito em comum: Conta Azul ajuda o dono de negócio a otimizar seus processos e a economizar recursos humanos e financeiros por meio da plataforma. Tempo é dinheiro.

O SEO lhe ajuda a otimizar seu investimento em marketing digital pois você investe na otimização de conteúdo e colhe tráfego orgânico, o tráfego grátis do Google e outras plataformas de busca. Mais dinheiro na sua conta.

Resumindo:

  1. Com o SEO você otimiza recursos financeiros pois consegue trazer clientes através de tráfego orgânico, tráfego GRÁTIS. Trazendo tráfego gratuito você irá economizar muito em anúncios no Google Ads, por exemplo;
  2. Com a Conta Azul você otimiza seus recursos financeiros e recursos humanos, pois fará muito mais em menos tempo. Ao invés de controlar custos, despesas, entradas, saídas, NFs, DRE, conciliação e de fazer todo o controle empresarial com 10 planilhas em 10 sites, você faz tudo em um só lugar, no painel da Conta Azul.

Entendeu? Essa é a grande vantagem!

Enfim, vamos ao texto para você aprender um pouco mais sobre a otimização para resultado de busca local nas páginas de pesquisa do Google.Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agoraO que é SEO local?
Complementando a explicação dada no primeiro parágrafo do artigo, a técnica que chamamos de SEO local é uma técnica utilizada para otimizar as posições nas SERPs para determinados termos, ou palavras-chave (SERP é a sigla para “páginas de resultado de pesquisa”, ok).

Você que está no dia a dia da empresa sabe que o setor de serviços é extremamente competitivo, seja qual for seu ramo. Pensando pelo lado positivo você tem uma vantagem frente às grandes empresas, pois você é um negócio local, e para isso o Google disponibiliza ferramentas próprias que irão destacar sua presença no resultado da pesquisa local.

Então, existem alguns tipos de negócios que, em sua maioria, são negócios locais, são empresas que prestam serviços locais. Seus principais concorrentes são da sua cidade, do seu bairro.

Se sua empresa for de advocacia, contabilidade, consultórios médicos ou odontológicos, ensino (cursos, colégios, escolas de idioma, etc), entre alguns outros, você deve prestar muita atenção e começar a fazer a otimização da sua presença online com foco no SEO local urgentemente.

Após o início da otimização, sua empresa poderá começar gradualmente a aparecer de modo mais destacado nos resultados das ferramentas de busca, como Google ou Bing, por exemplo.

O melhor?
Isso se reflete diretamente em mais receita!

Vejam que no parágrafo acima usei a palavra “gradualmente”. O SEO é assim.

Nada é da noite para o dia, pois o Google vai visitar seu site diversas vezes até avaliar todas as mudanças e informações. Mesma coisa para os outros sites que você irá destacar sua empresa.

Então, SEO é para pensar em médio/longo prazo, mas tem que ser feito, ok?

Vamos continuar para você entender um pouco melhor.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

3 principais pilares do SEO Local
Temos 3 pilares básicos, digamos assim, de registro de informações para compor o SEO local de um negócio. São eles:

  1. endereço no seu próprio site;
  2. sites externos em que sua empresa é citada - diretórios, perfis de redes sociais, etc;
  3. cadastro da empresa em seu perfil na ferramenta de pesquisa (GMN, BFP, etc).

Uma coisa é certa, o endereço da sua empresa deve ser EXATAMENTE O MESMO em todos os lugares em que ele apareça, seja no seu site, nos diretórios de empresas / páginas amarelas, redes sociais, sites de fornecedores e também nos perfis das ferramentas de busca. Exatamente o mesmo!

Veja mais sobre isso logo abaixo onde falo sobre o NAP.

Primeiros passos para uma otimização de SEO local para minha empresa de serviços
O melhor de tudo é que num primeiro momento não será necessário contratar qualquer especialista SEO ou consultoria, pois vou dar algumas dicas de como fazer uma otimização básica para sua empresa.

Com essa otimização inicial você provavelmente não ficará tão atrás dos seus concorrentes (que já devem estar fazendo SEO local, com certeza).

Na melhor das hipóteses, dependendo do seu ramo, você irá se destacar nos resultados de pesquisa da sua cidade em pouco tempo.

Caso você sinta necessidade de receber ajuda, nossa consultoria em SEO poderá lhe ajudar bastante!

Atenção no endereço cadastrado no seu próprio site
udo começa neste endereço, normalmente situado no rodapé do site ou na página “Contato”, ou ainda na página “Sobre” da empresa. Este endereço deve ser o endereço oficial. Nem uma vírgula a mais, nem uma vírgula a menos.

No endereço registrado no seu site, temos algumas outras questões técnicas importantes de SEO para tratar, como por exemplo os dados estruturados e esquema de marcação.

A marcação pode ser feita de forma manual por um programador ou através de plugins, dependendo da plataforma do seu site. Em alguns casos é necessária uma intervenção maior e mais técnica, porém, para a marcação de um simples endereço no seu site Wordpress, por exemplo, um plugin como Rank Math ou Yoast já resolve facilmente.

Cuidado com o NAP - Name Address & Phone
A sigla NAP é a abreviação para “Name, Address and Phone”, ou seja, Nome, Endereço e Telefone. Então, suas citações, ou seja, onde quer que os dados NAP da sua empresa sejam citados na internet eles devem sempre estar exatamente iguais.

Mas onde estes dados podem aparecer na internet?

Você já deve ter cadastrado sua empresa nos diretórios de empresas, por exemplo. Aquelas listagens conhecidas antigamente por “páginas amarelas”, lembra? Só que hoje elas estão na internet e, com certeza, sua empresa está em várias delas. Elas não transmitem ao seu site “força” para rankeamento, mas dão pistas fortes ao Google de onde sua empresa está instalada, do seu endereço.

Mas por que isso ajuda minha empresa? Não ajuda diretamente o SEO da sua empresa, talvez ajude com algum tráfego vindo do site que o cadastrou. Este tipo de informação ajuda o Google a entender e a identificar exatamente o que você faz, onde está e saber que é exatamente sua empresa que está listada em tal lugar.

Vejam o exemplo (fictício):

Consultório Odontológico Ávila
Rua Orestes Bueno, 151, Bairro Centro, Joinville - SC, 89204-060

Clínica Odontológica Ávila
R. Orestes Bueno 151 - Centro, Joinville

Será que é a mesma empresa? Talvez sim, mas não dá pra ter certeza, correto?

Uma pessoa lendo os dois exemplos acima é bem capaz de entender que talvez se trate da mesma empresa, porém, mesmo com inteligência artificial, sistemas como o do Google poderão não identificar que realmente se trata da mesma empresa.

Imagine a quantidade de endereços, empresas, e versões de cada empresa ocasionados pelos erros de cadastro na internet. São muitos milhões e milhões de versões de todo tipo de empresa!

Então, cuidado com o NAP!

Conta Azul Receba Fácil Boleto

Otimização do perfil da empresa no Google Meu Negócio (Google My Business)
Seu perfil no Google Meu Negócio (cadastre sua empresa aqui), e até mesmo no Bing Places for Business (cadastre aqui), é de suma importância para ter alguma chance de um bom posicionamento nos resultados de busca local.

Se você ainda não conhece o GMN, é onde você faz o cadastro da sua empresa para aparecer no resultado de busca local, no Google Maps. Explicando melhor, se você tem um site e não tem um perfil da empresa no Google Meu Negócio, por exemplo, você até pode aparecer no resultado de busca, porém, não aparecerá nos resultados locais, ou no Maps.

E você sabe. O melhor dos mundos é aparecer em todos os lugares, ocupando todos os espaços que o Google disponibiliza para cadastro.

Abaixo, a tela em que o cliente vê a empresa cadastrada no Google Meu Negócio. Ele pesquisa pelo produto, o Google dá várias opções relevantes, o cliente clica na sua empresa e pode então navegar pelas informações que você cadastrou no GMN, as informações da sua empresa e dos seus serviços, produtos e ofertas.

seo-empresas-blog-conta-azul
Já no painel de controle do GMN você terá diversas opções de campos para preenchimento. No SEO, uma boa tática é preencher todos os espaços que o Google te dá para que ele possa identificar melhor sua empresa, de onde ela é, o que ela faz, o que vende, etc.

Tente preencher tudo da forma mais otimizada possível.

Então, resumindo, preencha todos os campos que o Google lhe oferece, se for subir alguma foto otimize-a corretamente, cadastre produtos otimizando os títulos e descrições, ofereça promoções com texto otimizado, etc.

A preguiça não tem vez aqui, então se o Google disponibiliza 1000 caracteres de espaço para o texto explicativo sobre sua empresa, faça um texto otimizado com 1.000 ou bem perto das 1.000 palavras.

meu-negocio-google-conta-azuk
Respondendo questionamentos e avaliações
É muito importante que você responda cada avaliação feita por qualquer cliente, mesmo que ele coloque algo que não lhe agrade. Se for algum elogio, alguém falando muito bem da sua empresa ou do seu serviço, ótimo, agradeça.

Se for uma avaliação ruim, algum cliente chateado e falando coisas ruins respire fundo, e controle-se para não responder algo que possa deixar má impressão com possíveis clientes que poderão acessar suas avaliações.

Uma forma de sair por cima nesse tipo de situação é responder com toda a educação, e, dependendo do caso, pedir desculpa oferecendo alguma resolução para o problema.

É difícil mas extremamente necessário, e muito provável que vá acontecer com você.

Não esqueça de pedir para seus clientes avaliarem sua empresa no GMN. Seja por email, telefone, whatsapp, sempre peça para os clientes deixarem uma avaliação. No próprio Google Meu Negócio você consegue enviar pedidos de avaliação, tanto pelo computador quanto pelo aplicativo no celular.

ContaAzul é um sistema de gestão para controlar as contas a pagar de sua empresa

Então, SEO local para micro e pequenas empresas é realmente viável?
Não só é viável como é completamente obrigatório! Você deve começar a fazer imediatamente, mesmo que internamente e de forma mais simples no início.

DIY - Faça SEO você mesmo!
Otimize tudo o que puder otimizar, aproveite todos os espaços que o Google disponibiliza, otimize e suba fotos da empresa, fotos de produtos, peça avaliações, responda avaliações. Nunca faça spam, mas cadastre sua empresa de forma correta onde puder cadastrar colocando sempre o mesmo endereço e as mesmas informações.

Dados Estruturados Para SEO Local
Uma das técnicas mais importantes para ajudar o Google a saber do que se trata seu artigo, sua página, tipos de serviços prestados, endereço, entre inúmeras outras informações é através da adição de dados estruturados ao código do site.

Dependendo do tipo de dados que se pretende estruturar, pode ser mais ou menos difícil sua instalação. A forma mais comum é a utilização de "schema markup", e sempre deve-se atentar ao tipo exato de marcação para cada tipo de artigo, página, sessão do artigo ou até mesmo, tipo de site.

Além disso existem diversos tipos de código para se fazer a marcação, porém o mais indicado é o JSON-LD.

Como gerar dados estruturados (schema markup)
No geral não é preciso ter muitos conhecimentos técnicos, mas sim, precisa-se saber quais ferramentas usar para que esta tarefa seja simplificada.

Um exemplo é a ferramenta online que lhe ajuda a gerar o código JSON-LD (veja aqui) referente ao endereço da sua empresa, o que é super importante para o SEO local, por exemplo.

Com ela fica muito mais fácil gerar o código necessário para que o Google interprete corretamente o endereço da sua empresa. Lembrando que o endereço deve ser idêntico ao endereço (NAP) gerado no seu cadastro lá no Google Meu Negócio, ok.

Como instalar "schema markup" (esquema de marcação) no site
Após gerar o código você deve colocá-lo em seu site, então, escolha entre colocar através do GTM Google Tag Manager ou diretamente no código fonte da página. A primeira opção (GTM) é a mais indicada.

Depois de instalar o código você deve testar sua página para ver se o código está correto e se não contém nenhum erro.

A ferramenta utilizada para o teste é a própria ferramenta do Google para teste de dados estruturados (acesse aqui). Ela é facílima de usar, bastando colocar url da página no campo e clicar no botão "realizar teste". Assim, rapidamente você pode ter um diagnóstico sobre a validação dos dados estruturados no seu site, ou na sua página.

Perguntas e respostas frequentes sobre SEO Local
Como complemento ao artigo, listo abaixo algumas dúvidas comuns de usuários e clientes quando o assunto é a otimização local em termos de SEO.

O que é SEO local?
SEO é o termo para search engine optimization, ou seja, otimização para ferramentas de busca. Então, o SEO local é a otimização que se faz quando se deseja posicionar melhor uma empresa ou negócio em sua região, seja estado, cidade ou bairro.

Para quais tipos de empresas o SEO local funciona?
Ele funciona para empresas com sede física, ou seja, com endereço. Se você é um ecommerce, ele poderá funcionar para o endereço da sua sede. Em outras cidades você concorrerá na SERP padrão.

Vale à pena investir em SEO, mais precisamente em SEO local?
Se você não sabe, o SEO é uma das ferramentas do marketing digital (junto com automação de emails e campanha de remarketing) com o maior retorno sobre investimento (ROI) para o empresário. Você investe muito menos que em anúncios pagos e recebe muito mais, pois receberá tráfego gratuito. SEO é a melhor escolha para toda empresa, porém, cada perfil de companhia deve aplicar seus esforços no tipo correto de SEO para ela.

Os diretórios locais de empresas vão me ajudar a subir no ranking do Google?
Eles perderam há anos sua eficácia para rankeamento, porém eles ajudarão o Google a identificar sinais relacionados à sua empresa, como endereço e telefone, por exemplo. Pode cadastrar sim, pois se cadastrar sem fazer spam, semencherde palavras chave e outras táticas obscuras, mal não vai fazer.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial
Considerações finais sobre SEO Local para empresas de serviços
Muitas empresas, mesmo estando em 2020, ainda pecam por não dar muita importância ao SEO, ou ainda subestimam o poder gigantesco da internet. Não cometa o mesmo erro que eles, esteja sempre um passo à frente, e com o SEO é isso que acontece: você sempre estará um passo à frente de muitos deles que ainda não fazem SEO.

Se você chegou ao final deste texto, parabéns, você se interessa pelo tema e provavelmente está à frente de muitos concorrentes.

Gostou do artigo, compartilhe, por favor! Isso nos faz trazer cada vez mais conteúdos de qualidade.

Tem alguma pergunta?
Deixe nos comentários abaixo para podermos lhe responder.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>