Sees Contabilidade: história de sucesso de contabilidade online e clientes satisfeitos

0 Comentários Publicado:  Assunto: Histórias de Sucesso

 Sees Contabilidade: história de sucesso de contabilidade online e clientes satisfeitos

Ser um bom profissional é muito mais do que estar atento ou envolvido exclusivamente com sua área de atuação. Para garantir um atendimento eficiente ao cliente e, ao mesmo tempo, fazer o próprio negócio crescer, é preciso estar conectado com as tendências de mercado e aproveitar as oportunidades que surgem. E foi isso que Maria Lucia Garces fez ao convidar Luan Roberto Tavares e João Vinicius Petters para, junto com ela, investirem na contabilidade online.

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa. Experimente Grátis

O projeto da SeeS Contabilidade Online começou em 2015, mas sua atuação efetiva teve início em 2016. Durante o planejamento da nova empresa contábil — Lucia vem de uma experiência de mais de 20 anos na Diretrizes Inteligência Contábil, onde continua atuando —, os sócios sabiam exatamente o que queriam: usar a tecnologia para atender, com dinamismo, os prestadores de serviços. Eles verificaram que havia uma grande demanda para este nicho do mercado e que ela não era atendida.

Os clientes vieram e a SeeS passou a se consolidar no mercado, mas os sócios sabem que os desafios são constantes, pois tudo que é novo precisa de um período de adaptação e aceitação. E por se tratar do ambiente digital, pode até parecer um pouco mais complexo no início, porém depois que o cliente entende que esse modelo de atendimento gera uma economia de tempo para o contador, tornando sua atuação mais dinâmica e liberando tempo para um trabalho mais estratégico junto a ele, tudo fica mais fácil.

Além de ter por perto um profissional especializado em sua atividade por um custo menor do que de uma contabilidade tradicional, com a contabilidade online o cliente não precisa mais se preocupar em juntar toda aquela papelada no fim ou no início do mês para mandar para o contador. Basta ele focar na sua atividade e fazer a administração correta da sua empresa, mantendo o seu software de gestão atualizado. Assim, o contador tem todas as informações que precisa disponíveis em um mesmo lugar.

Sees Contabilidade: história de sucesso de contabilidade online e clientes satisfeitos

Os sócios da SeeS Contabilidade Online João Vinicius Petters (E), Maria Lucia Garces e Luan Roberto Tavares

Como o ContaAzul entrou nessa história

Antes de abrirem as portas, ou melhor, liberarem seu domínio na internet, os sócios precisavam de uma ferramenta que fizesse a contabilidade online funcionar, viabilizando a integração contábil entre contador e cliente. E foi então que a ContaAzul cruzou o caminho da SeeS Contabilidade. A plataforma para gestão financeira de pequenas empresas eles já conheciam, pois era utilizada pela Diretrizes. Contudo, naquele momento, era a hora de descobrir a fundo o ContaAzul para Contadores e entender se o programa realmente atenderia às expectativas dos envolvidos, como os próprios sócios, os contadores e demais profissionais.

E, segundo Luan, o diretor executivo da SeeS, foi a escolha certa, pois a ContaAzul ofereceu muito mais do que tecnologia de ponta que eles queriam, mas deu a confiança e a segurança que eles precisavam para realmente fazer a contabilidade online funcionar. Um dos primeiros clientes, a Carbono Engenharia, chegou até eles justamente pelo atendimento digital e a possibilidade de fazer a integração contábil.

João, diretor operacional da SeeS, conta que a Carbono já usava o ContaAzul para sua gestão financeira e queria que o antigo escritório fizesse a integração contábil, mas isso não ocorreu e as informações que estavam organizadas no sistema não eram aproveitadas para melhorar a administração do negócio. Por isso, a empresa de engenharia ambiental resolveu mudar de contabilidade e, para isso, tinha um pré-requisito: que a nova fizesse a integração contábil.

Com este processo automatizado e online e feitos os ajustes iniciais, como a parametrização do plano de contas, a SeeS conseguiu diminuir em até 70% o tempo gasto para fazer os fechamentos obrigatórios da Carbono. Se antes eram necessárias 5 horas para finalizar os trabalhos, por exemplo, hoje é gasta 1 hora e meia. Essa redução impactou na questão financeira das duas partes. Por um lado, diminuiu os honorários do cliente, afinal, é necessário menos tempo para fazer o trabalho. Por outro, aumentou a produtividade do escritório utilizando a mesma equipe, possibilitando o atendimento a mais clientes.

 Sees Contabilidade: história de sucesso de contabilidade online e clientes satisfeitos

Mas é bom deixar claro, como o próprio João destaca, que essa redução de tempo não afeta a qualidade do trabalho e do atendimento aos clientes da contabilidade. Pelo contrário, ao gastar menos tempo com as atividades burocráticas, ele e sua equipe conseguem atuar como consultores, auxiliando na gestão financeira e deixando os clientes ainda mais satisfeitos com o serviço prestado. Aliás, este apoio adicional do contador é uma demanda que muitas empresas vêm considerando ao escolher o prestador de serviço. Quer dizer, é um diferencial que conta pontos na hora de fechar um contrato.

O uso eficiente da tecnologia realmente conseguiu otimizar os processos e fez da contabilidade online de Lucia uma realidade. Ela, que é diretora financeira da SeeS, conta que trabalhar com o ContaAzul sempre foi muito fácil — e isso desde que conheceu o sistema na Diretrizes. Além de ter todo o suporte do fornecedor, inclusive online, o software é simples e prático de ser implantado. Por ser online, não precisa ser instalado em uma máquina e nem exige que seja montada uma infraestrutura com servidor para suportá-lo, basta que a empresa faça seu cadastro pelo site da ContaAzul. “Como com a Diretrizes já tinha sido um sucesso, a ContaAzul caiu no radar da SeeS e podemos afirmar que essa é outra história de muito sucesso”, completa Lucia.

Para o futuro, Luan diz que os desafios são muitos, principalmente em consolidar a contabilidade online no modelo estratégico que é praticado pela SeeS: com a redução de tempo para o trabalho burocrático e com o auxílio à gestão financeira do cliente. E, claro, mostrar que este novo modelo é seguro e confiável, desde que os profissionais e o escritório de contabilidade escolhidos sejam éticos e estejam preparados para ele.

José Carlos Sardagna
Sobre o autor

Marketing Manager da ContaAzul. É formado em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências da Computação pela UDESC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

0 Comentários
 
Black Friday ContaAzul
 
newsletter

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócios:
receba nossas novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão!

4 minute read