Saúde mental nas empresas:
como enfrentar o coronavírus

A saúde mental dos empreendedores é decisiva no combate à crise do coronavírus. Veja como cuidar da sua mente e se fortalecer.

A saúde mental de empreendedores e colaboradores merece atenção redobrada nesse momento de crise do coronavírus — para além da saúde física e financeira. 

Com o sentimento geral de incerteza, pânico e estresse em relação ao mercado, é difícil manter o equilíbrio para lidar com essa pandemia global sem precedentes e garantir a sobrevivência dos negócios.

New call-to-action

Por isso, você deve priorizar os cuidados com a saúde mental para enfrentar os impactos do coronavírus e atravessar esse período de isolamento e estagnação econômica.

Siga as recomendações do guia e fortaleça sua mente nesse momento crítico.

CAPÍTULO 1

Desafio do coronavírus para

a saúde mental nas empresas

 

Para além do sistema respiratório, o coronavírus vem se mostrando uma ameaça perigosa à saúde mental dos empreendedores e suas equipes. 

Isso porque a pandemia global avança a um ritmo sem precedentes e causa sentimentos de pânico, incerteza e ansiedade em toda a população.

Além disso, o próprio isolamento social, que é a única forma de deter a transmissão do vírus, rompe os vínculos essenciais para manter o equilíbrio emocional e afeta diretamente o bem-estar psicológico, levando as pessoas a um estado de solidão e desolação.

Você sabia, por exemplo, que a última epidemia de coronavírus, que causou quase 800 mortes pela Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) entre 2002 e 2003, deixou 42% dos sobreviventes com transtornos mentais?

Os dados são de uma pesquisa da revista East Asian Arch Psychiatry publicados na Folha, e revelam a quantidade impressionante de pessoas que desenvolveram depressão, ansiedade e estresse pós-traumático por conta da doença e suas circunstâncias.

Agora, estamos lidando com uma pandemia que já passou de 2 milhões de casos no mundo todo (considerando dados da OMS de 15 de abril de 2020) e causou mais de 130 mil mortes.

Essas proporções gigantescas também elevam os riscos para a saúde mental, pois nada mais estressante do que uma situação de calamidade pública em quarentena.

CAPÍTULO 2

Como a pandemia afeta

a saúde mental nas empresas

 

A maioria dos empreendedores já lidou com várias situações de estresse, mas nada se compara aos efeitos do coronavírus para a saúde mental. 

Hoje, o desafio é manter a empresa fechada e isolar todos os funcionários em um contexto de paralisação da economia — e ainda continuar liderando equipes e gerenciando o negócio para sobreviver à crise

Ao mesmo tempo, o empreendedor precisa manter o equilíbrio e ter uma visão de longo prazo, em nome da manutenção dos empregos, renda e movimento do mercado — uma grande responsabilidade em um momento tão crítico.

Diante de tantas incertezas, despesas se acumulando e receitas diminuindo, é claro que a saúde mental do empreendedor é afetada, assim como sua capacidade de planejamento e projeção para o futuro

New call-to-action

De acordo com a psicóloga clínica Kelly Vincent, em entrevista recente para a Forbes, pandemias como a que estamos vivendo são acionadores poderosos de medo, ansiedade e comportamentos impulsivos

Em casos mais extremos, as desordens mentais causam sintomas físicos como palpitação, insônia, problemas digestivos e fadiga crônica — daí a importância de cuidar da mente antes que o quadro piore e leve a um estado de impotência.

CAPÍTULO 3

7 recomendações para cuidar

da sua saúde mental a partir de agora

 

Se você precisa estar mais forte do que nunca para enfrentar o coronavírus, trouxemos algumas recomendações para colocar a cabeça no lugar nesse período.

Confira as dicas de especialistas e comece a se cuidar da saúde mental agora mesmo.

1. Fuja da “infodemia”

O fenômeno da “infodemia” é descrito como um turbilhão de informações que inunda nossas mentes e leva ao pânico em relação ao coronavírus, devido ao excesso de notificações, notícias e dados alarmantes sobre a pandemia.

Por isso, uma das recomendações da OMS, publicada no guia de saúde mental feito especialmente para enfrentar a Covid-19, é justamente manter uma distância segura da mídia e evitar notícias que geram ansiedade e estresse.

A dica é determinar horários específicos do dia para checar as notícias e limitar-se às informações mais importantes.

2. Acesse apenas fontes confiáveis

Tanto a OMS quanto a especialista da Forbes reforçam a importância de se acessar apenas fontes confiáveis para se informar sobre o coronavírus. 

Isso porque a desinformação e promoção de fake news têm piorado ainda mais o cenário de insegurança e gerado confusão nas pessoas. 

Por isso, é importante selecionar fontes reconhecidas como a própria OMS, Ministério da Saúde e veículos com credibilidade na imprensa.

3. Entenda que você não está sozinho

Os empreendedores tendem a se sentir sós em momentos de crise, mas o cenário da pandemia é diferente, pois a cooperação e formação de redes de apoio ganha destaque.

Em todo o país, os empresários já estão se unindo para somar forças e superar a crise, enquanto as campanhas “compre dos pequenos” estimulam o apoio ao comércio local nas redes sociais. 

Ao cooperar com outros empreendedores e compartilhar as dificuldades do momento, você pode encontrar soluções criativas para sustentar seu negócio e ainda aliviar o estresse com o sentimento de solidariedade.

4. Mantenha sua rotina

Para não descuidar da saúde mental, na situação de isolamento, é ainda mais importante manter uma rotina organizada e seguir com sua agenda, mesmo que seja trabalhando de casa.

Por isso, nada de trocar o dia pela noite ou se perder no expediente: é preciso manter um horário de trabalho, horário de refeições e um sono regulado para enfrentar os desafios de cada dia. 

Além disso, não adianta trabalhar por horas a fio sem descanso na esperança de melhorar seus resultados — dessa forma, você só vai intensificar a pressão.

5. Fique sempre conectado às pessoas

Para evitar a sensação de desamparo e angústia do isolamento, é importante estar sempre conectado à sua equipe e também aos amigos e familiares.

Já falamos sobre as ferramentas para colaborar à distância que você pode usar para se sentir próximo dos colaboradores e aumentar a frequência da comunicação, de modo que todos se sintam amparados e unidos nesse momento.

6. Faça exercícios físicos

Com as academias e centros esportivos fechados, muita gente está deixando as atividades físicas de lado em nome de outras prioridades.

No entanto, esse é o momento em que manter o corpo ativo é essencial, pois nada é tão efetivo no combate ao estresse e ansiedade.

A dica é procurar exercícios que podem ser feitos em casa com ou sem equipamentos — não faltam vídeos no YouTube com aulas e treinos atualmente.

7. Invista na terapia online

A terapia online vem se mostrando uma excelente solução para cuidar da saúde mental com apoio profissional durante a quarentena. 

Inclusive, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo decidiu suspender, durante a pandemia, o cadastro no e-Psi, obrigatório para a prestação de serviços online.

Com isso, o cadastro de psicólogos dispostos a atender pela internet saltou 835% em uma semana, segundo dados do CRP publicados no portal Empreendedor.

Ao mesmo tempo, surgiram iniciativas como a da startup especializada em saúde mental corporativa Vittude, que criou o Portal Diário da Quarentena: um site onde é possível agendar sessões de 50 minutos de apoio psicológico a partir de R$ 20,00. 

Então, não hesite em buscar ajuda especializada, pois uma sessão online semanal de psicoterapia pode fazer uma grande diferença nesses tempos de coronavírus.

CAPÍTULO 4

Planejamento e organização

para manter a saúde mental

 

Ao colocar as recomendações em prática, você estará mais preparado para lidar com a crise do coronavírus e reduzir os impactos na saúde mental. 

No entanto, também é preciso estar no controle do seu negócio para aliviar o medo e o estresse, revendo seu planejamento de forma realista.

Aqui na Conta Azul, já demos dicas importantes para manter seu controle financeiro e enxergar sua empresa além da crise — uma atitude fundamental para construir sua resiliência e sair dessa situação fortalecido. 

Para quem já usa a plataforma de gestão da Conta Azul, fica ainda mais fácil fazer as projeções financeiras e equilibrar as contas para atravessar a pandemia.

E então, está pronto para colocar as dicas em prática e cuidar melhor da sua mente?

Deixe um comentário contando quais medidas já tomou e como está sua saúde mental nesse cenário.

New call-to-action

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>