Saiba quais são os itens indispensáveis no orçamento empresarial

Itens indispensáveis orçamento empresarial

Planejamento é uma ação fundamental para qualquer empreendedor. É ele que vai facilitar as tomadas de decisão, estabelecer as metas e controle financeiro, direcionar a empresa pelo melhor caminho para atingir o sucesso. Dentre as ferramentas indispensáveis para esse processo, está o orçamento empresarial. Trata-se de um plano financeiro que auxilia a conduzir a empresa até os objetivos estabelecidos, a partir do maior controle das operações previstas a curto e longo prazo.

ContaAzul é um sistema para sua empresa vender melhor e receber mais rápido

O orçamento deve fazer parte do planejamento estratégico de uma empresa para auxiliar os gestores a acompanharem os resultados dos setores. Com ele é possível evitar possíveis desvios das metas definidas, uma vez que os dados nele discriminados permitem observar as diferenças entre aquilo que foi planejado e o que, de fato, foi orçado. Como resultado, a empresa consegue visualizar possíveis incoerências e agir rapidamente na busca pela melhor solução. Como consequência, gastos desnecessários são eliminados ou, na pior das hipóteses, reduzidos.

Um dos principais benefícios de elaborar um orçamento empresarial consiste exatamente no fato de que facilita a tomada de decisões. Ele costuma ser realizado em torno de dois ou três meses antes de iniciar sua execução e engloba um período de, no mínimo, 12 meses. Esse tempo mínimo de análise é determinado para facilitar a comparação de dados entre os anos e foca nos aspectos de maior importância para o desenvolvimento da empresa, identificando-os.

Mais do que uma tarefa matemática, elaborar um orçamento corresponde a uma atividade de gestão. Isso porque os gerentes devem buscar formas para melhorar o trabalho em conjunto e, assim, obter os melhores resultados para a empresa, funcionários e clientes. Esta é uma atividade que demanda muita criatividade e habilidade para os negócios, familiaridade com as metas e políticas da empresa, além do domínio das atividades executadas.

Elaboração de um orçamento

Para a elaboração correta de qualquer orçamento é importante considerar alguns dados históricos, ou seja, fatos ocorridos no passado e que permitam prever os próximos passos da empresa. Desta forma, esse registro das operações financeiras e econômicas constitui o principal elemento para a formação das premissas orçamentárias. Apenas após um estudo dessas informações é que são estabelecidas as metas corporativas e os dados são organizados no orçamento.

O resultado obtido em cada departamento deve ser registrado e comparado frequentemente com o orçamento ao longo do ano e, no caso de alguma divergência, é necessário fazer uma investigação. Assim, a análise dos resultados obtidos indica se o fato corresponde a um incidente isolado, que será recuperado em breve, ou a uma falha grave, havendo, então, a necessidade de reestruturação do orçamento.

Mas você sabe quais elementos são indispensáveis em um orçamento? Nós listamos a seguir. 

Projeção de vendas

Esse item corresponde ao montante que a empresa pretende receber com as vendas em um determinado período futuro. É a partir dessa projeção que se dá início ao planejamento, uma vez que são os resultados obtidos com as vendas que permitem a elaboração das demais projeções e simulações.

Dentre os detalhamentos de vendas mais comuns feitos pelas empresas para se ter uma previsão dos proventos estão os canais de distribuição ou o mix de produtos, escolhidos de acordo com a necessidade da empresa. O primeiro diz respeito ao caminho para o produto ou serviço chegar até o consumidor final, como regiões ou estados, filiais e revendedores. Por sua vez, o segundo refere-se às famílias, linhas e tipos de produtos, segmentos, marcas, modelos etc.

Algumas empresas costumam deixar essa projeção em segundo plano, dando preferência para o orçamento e o acompanhamento de custos e despesas. Mas é importante lembrar que, conforme comentado acima, o planejamento de vendas é a base desse processo, sendo fundamental em qualquer orçamento.

Deduções de vendas e despesas variáveis

As deduções de vendas são caracterizadas pelos valores calculados em cima do faturamento bruto, correspondendo às despesas que a empresa tem sempre que um produto ou serviço é vendido. Como exemplos, é possível citar gastos referentes a fretes, impostos, comissões para revendedores, embalagens, devoluções e cancelamentos.

Planilha Orçamento Empresarial  Preparamos uma planilha para auxiliar na construção do orçamento da sua empresa Baixar a planilha agora

Ao subtrair o valor das deduções de vendas de toda a receita obtida, o gestor terá como resultado a receita líquida. Também é importante ter cuidado para não confundir as despesas variáveis com o custo de produção, já que são um pouco semelhantes. Confira o tópico seguinte para entender melhor a diferença.

Custos da Produção

Esse campo é dedicado a todo custo relacionado à produção de um produto que a empresa vende. Assim, será calculado aqui quanto custa produzir determinada quantidade do produto para a venda. Esse orçamento ajuda a alcançar um equilíbrio entre o que é produzido e as vendas, ajudando a estabelecer os preços da mercadoria. Os custos de produção correspondem, portanto, aos gastos com a matéria-prima e energia, por exemplo.

RH ou mão-de-obra

Também conhecido como orçamento de gastos com o pessoal, esse item refere-se aos desembolsos de uma empresa relacionados aos funcionários. Esses gastos correspondem aos salários, encargos, taxas legais obrigatórias pagas aos funcionários, além dos benefícios, que são os valores adicionais que a empresa oferece aos colaboradores.

Neste campo devem ser considerados ainda os reajustes previstos em contrato, planos de saúde e odontológico, vale-transporte e alimentação e possíveis aumentos de salário. Gastos com o pagamento de férias e rescisões também devem ser aqui discriminados.

Despesas operacionais ou gastos fixos

Campo constituído por todos os gastos necessários, exceto os custos de produção, ao longo do período em que está sendo projetado o orçamento para manter o funcionamento da empresa. Ou seja, as despesas inclusas nesse item são aquelas necessárias para administrar e vender os produtos ou serviços aos clientes.

Dentre os gastos aqui inseridos estão o de administração, as despesas comerciais, financeiras e tributárias. Eles correspondem àqueles gastos fixos, quer dizer, que aparecem todos os meses. Por isso, a análise histórica do financeiro é fundamental para reconhecê-los.

Investimentos

Os investimentos são os gastos ligados à compra de bens como máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, recursos de informática ou até mesmo em treinamentos e capacitações. Estes são denominados investimentos operacionais e são os responsáveis por melhorar e ampliar a capacidade produtiva do seu negócio. Outro tipo de investimento comum é o financeiro, no qual o patrimônio da marca é ampliado. Existem também casos de compra de ações de outras empresas, inclusive.ContaAzul é um sistema para sua empresa vender melhor e receber mais rápido

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>