Gestão do Negócio

Saiba o que é balanço de abertura e como fazer o da sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Com exceção do Microempreendedor Individual – MEI, todas as empresas são obrigadas por lei a elaborar a escrituração contábil. Para isso, é necessário ter acesso a todos os dados contábeis, fiscais e financeiros do negócio;
  • Nem sempre as empresas têm esses dados estruturados. Nesse sentido, o balanço de abertura é o ponto de partida para a organização do financeiro e da contabilidade;
  • Conte com a Conta Azul Pro para modernizar a sua empresa. Com essa plataforma, financeiro, estoque, vendas e contabilidade são integrados em um único local, de forma simples e otimizada.

Experimente grátis a Conta Azul!

Abrir CNPJ, emitir Inscrição Estadual e alvarás, contratar funcionários: sim, são muitas as etapas para abrir uma empresa.  Além de tudo isso, existe um documento pouco comentado, porém, de muita importância nessa fase, chamado balanço de abertura

Ele dá ao empreendedor uma visão geral sobre a contabilidade e o financeiro da empresa. Portanto, mesmo sendo o contador o profissional responsável pela elaboração do balanço de abertura, é fundamental que o empreendedor entenda a finalidade deste documento.

O balanço de abertura também pode ser realizado em outras situações com a empresa já aberta, em casos de mudança de escritório contábil ou quando a contabilidade e o financeiro não estão organizados. 

Quer entender de uma forma prática o que é o balanço de abertura? Continue lendo este conteúdo. Confira os seguintes tópicos:

O que é balanço de abertura?

Antes de falarmos o que é o balanço de abertura, precisamos explicar o conceito de escrituração contábil, que é o registro de todos os fatos contábeis que acontecem na empresa em um dado espaço de tempo, geralmente um ano.

“E o que são os fatos contábeis?” De uma forma simplificada, um fato contábil pode ser definido como toda ação que altera o patrimônio (líquido ou bruto) de uma empresa, desde a aquisição de um veículo até o recebimento de pagamentos. 

A escrituração contábil é justamente o registro de todas essas alterações no patrimônio da empresa. Com exceção do Microempreendedor Individual – MEI, segundo a Lei 10.406/2002 do Código Civil brasileiro, toda e qualquer empresa precisa realizar este processo.

Para elaborar a escrituração contábil, é preciso ter acesso a todos os dados contábeis, fiscais e financeiros da empresa. Em algumas situações, encontrar essas informações nem sempre é tão simples, e o mais indicado é elaborar o balanço de abertura

Trata-se de um levantamento ou inventário dos ativos (bens) e passivos (obrigações financeiras, como pagamento de contas). E deve ser feito por empresas que:

  • Estão em processo de abertura ou mudança de escritório de contabilidade, quando o novo contador sente a necessidade de ter uma maior clareza sobre a situação contábil do negócio;
  • Encontram-se com as atividades suspensas por mais de 5 anos;
  • Nunca realizaram a escrituração contábil ou então este documento foi tido como “desclassificado”, ou seja, apresentou divergências;
  • Mudanças de regime de tributação;
  • Enfrentam dificuldades de organização da contabilidade e do financeiro.

Além de tudo isso, também é possível utilizar o balanço de abertura no lugar do balanço patrimonial para algumas licitações. 

O balanço de abertura, como falamos, apresenta informações importantes não só para o contador, como também para o empreendedor, uma vez que apresenta a real situação contábil e financeira da empresa. 

No entanto, este documento costuma ser confundido com o balanço patrimonial. Entenda as diferenças entre eles no próximo tópico. 

Faça o planejamento da sua empresa: baixe aqui uma apresentação gratuita com um modelo de planner financeiro.

Qual a diferença do balanço inicial para o patrimonial?

Os conceitos de balanço de abertura e o balanço patrimonial ou contábil costumam ser confundidos. Para entender as principais diferenças entre os dois, vamos começar pelo momento em que cada um é solicitado e a obrigatoriedade.

Ambos analisam a situação contábil e financeira da empresa, a partir do registro de todos os lançamentos contábeis, financeiros e fiscais. Porém, o balanço de abertura é realizado pontualmente nas ações que falamos no tópico anterior e não é obrigatório.

Isso porque a finalidade deste documento é dar um norte ao empreendedor e aos profissionais que trabalham no financeiro e na contabilidade da empresa.

Já o balanço patrimonial, é considerado uma demonstração contábil. Além de apresentar a posição patrimonial e financeira da empresa, a elaboração é obrigatória por lei. Este documento deve ser apresentado após cada exercício contábil, que considera, normalmente, o período de janeiro a dezembro de cada ano-calendário.

Então, podemos dizer que, enquanto o balanço de abertura está focado em levantar os registros fiscais, contábeis e financeiros da empresa até um dado momento, o balanço patrimonial foca no que foi realizado no último ano.

Como fazer o balanço de abertura

Lembra que falamos que o balanço de abertura deve ser realizado por empresas que estão entrando no mercado agora? Continue lendo e entenda como fazer este documento para novos negócios. 

Para fazer o balanço de abertura para empresas novas, é necessário levantar a escrituração contábil e o capital social, que é o valor bruto investido no negócio para manter as atividades até começar a dar lucro. 

Além disso, também é preciso considerar todos os lançamentos futuros, como contas a pagar e a receber da nova empresa, caso tenha. 

Vale lembrar que, outra finalidade do balanço de abertura é facilitar a conquista de investidores e empréstimos em bancos e financeiras, uma vez que transmite clareza às outras partes no que diz respeito aos investimentos feitos no negócio e lançamentos contábeis. 

Caso você tenha alguma dificuldade na elaboração do balanço de abertura ou não tenha experiência, conte com a ajuda do seu contador. Além de cuidar da parte financeira, fiscal e contábil, este profissional atua como parceiro do dono do negócio, ajudando a interpretar o balanço de abertura e o patrimonial e dar os melhores direcionamentos ao empreendedor. 

A Conta Azul te ajuda a encontrar um contador: clique aqui para fazer uma busca e encontrar este profissional!

Conte com a tecnologia para fazer o balanço de abertura

Para fazer a escrituração contábil e os balanços de abertura e patrimonial é preciso ter acessos aos dados contábeis, financeiros e fiscais da empresa, seja ela nova ou já atuante no mercado.

Mas, já pensou em ter que ir atrás de cada comprovante de compra e venda? Ou então, lembrar de cabeça das contas pagas, impostos e notas fiscais emitidas? 

O risco de esquecer algum lançamento ou  registra-lo errado é alto ao fazer todo esse processo à mão, o que pode impactar negativamente os resultados não somente dos balanços, como também as tomadas de decisão.

Pense que, diariamente, você precisa decidir sobre vários aspectos da empresa, como contratar novos funcionários e adquirir equipamentos. Sem acesso aos dados mais importantes do negócio, fica mais complicado saber se há ou não dinheiro em caixa, se as contas e impostos foram realmente todas pagas e até se você recebeu dos clientes. 

Com a Conta Azul Pro, você não precisa sofrer para organizar a sua empresa e pode dar adeus às planilhas e as anotações em papel e caneta! Trata-se de uma plataforma de gestão online e completa, que integra estoque, financeiro, vendas e contabilidade em um único local

Na prática, vendas, pagamentos, recebimentos, entradas no estoque e envio de informações à contabilidade são atualizados automaticamente e em tempo real, em todos os setores. Outras vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Acompanhamento das vendas e do estoque. Você pode definir lembretes para ser alertado das quantidades mínimas, podendo fazer a reposição em tempo hábil;
  • Conciliação das vendas e fiscal automáticas;
  • Emissão de notas fiscais e envio ao contador sem complicação;
  • Geração de relatórios detalhados, objetivos e fáceis de entender;
  • Acesso a todas as funcionalidades do App Conta Azul de Bolso, que permite o monitoramento da vendas, estoque e envio de propostas e orçamentos personalizados pelo seu celular de forma gratuita.

Faça a gestão da sua empresa com uma plataforma completa: clique aqui para testar grátis a Conta Azul Pro!

Leia mais

Leia também