Gestão do Negócio

Saiba medir a sua capacidade de inovação tecnológica

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Inovação tecnológica em pequenas empresas

Que a inovação tecnológica pode ser um diferencial competitivo, você provavelmente já sabe. Mas em que nível se encontra essa capacidade na sua empresa? Se não sabe a resposta, uma ferramenta promete apresentar a solução.

O que é inovação tecnológica?

A inovação tecnológica consiste no uso de novos recursos ou de novos usos para um recurso já conhecido, de forma a qualificar processos, reduzir custos e elevar a eficiência em uma empresa.

Como podemos perceber nessa conceituação, estamos falando sempre de algo novo, ainda não experimentado, ao menos não em todas as suas possibilidades.

Por outro lado, inovar tecnologicamente não depende de uma invenção necessariamente. Uma empresa pode, inclusive, inovar com relação a si mesma. Um ótimo exemplo é quando automatiza a sua gestão, abandonando meios manuais e pouco eficientes para estabelecer controles realizados sem intervenção humana.

Para não restar dúvida sobre o que estamos falando, deixar de lado a planilha na qual você registra receitas e despesas e passar a utilizar um software é uma ação de inovação tecnológica.

Se aqueles que disputam o mercado com você ainda não o fazem, sua empresa está correndo na frente. Assim, surge aí um diferencial competitivo para ampliar seu market share.

Ferramenta mede inovação tecnológica

Como acabamos de ver na conceituação de inovação tecnológica, esse é um processo centrado na eficiência e no baixo custo. Não por acaso, se reflete positivamente na produtividade, já que leva a empresa a fazer mais, fazer melhor e fazer mais barato, economizando em recursos materiais e humanos.

Mas como identificar qual a capacidade tecnológica na sua empresa?

Certamente, não é algo simples de mensurar, pois há muitas variáveis envolvidas. A boa notícia é que uma ferramenta pode trazer essa resposta. Trata-se de um instrumento online desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que exerce a coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

Chamada de Auto-avaliação da capacidade em Gestão da Inovação, a ferramenta pode ser acessada em área especial no site do IEL.

O teste é gratuito e bastante fácil de realizar. Basta responder de maneira sincera a algumas perguntas. Em seguida, um relatório é disponibilizado com uma análise realizada a partir da metodologia do IEL.

Como utilizar a ferramenta

Veja quais são as informações e respostas que o empreendedor deve fornecer durante a análise:

  • Atividade, local e porte do negócio, de acordo com seu faturamento
  • Quais são as prioridades da empresa (escolhendo uma opção entre quatro apresentadas)
  • Avaliar se a liderança inspira os funcionários e encoraja mudanças
  • Avaliar como as pessoas são estimuladas a sugerir novas ideias
  • Avaliar o acesso ao conhecimento na empresa
  • Avaliar a implementação de decisões estratégicas recentes na empresa
  • Avaliar a estrutura de comunicação e de informação na empresa
  • Avaliar a política recente de investimento financeiro da empresa
  • Avaliar a capacidade de estruturar equipes com tempo, ferramentas e conhecimento necessários ao projetos de inovação
  • Avaliar a capacidade de identificar e analisar novas exigências e preferências de clientes
  • Avaliar o nível de flexibilidade na implantação de processos na empresa
  • Avaliar a relação com outras empresas, entidades e universidades
  • Avaliar o percentual de criação de novos produtos, bens ou serviços
  • Avaliar o tempo médio entre a identificação de uma oportunidade e a entrega de um novo produto, bem ou serviço
  • Avaliar as menções positivas recentes à empresa ou seus produtos nas mídias sociais
  • Avaliar se houve melhora nas condições de trabalho e satisfação de funcionários.

Conforme as respostas, o relatório do IEL retorna com a pontuação da empresa em práticas fundamentais de inovação e nos resultados delas, informando se existe ou não um contexto interno favorável à inovação.

Também a empresa é classificada nos seguintes fundamentos essenciais à inovação: cultura de inovação, marketing para inovação, estratégia orientada à inovação e processos habilitadores da inovação.

Por fim, o relatório apresenta possíveis soluções em gestão da inovação indicadas para o seu perfil de empresa.

Como estamos falando de uma análise gratuita, construída a partir de uma metodologia criada por uma entidade reconhecida por sua atuação na área, é bastante recomendável que empreendedores à frente de negócios de todo o porte façam o teste. E seja qual for o resultado, é indicado que busquem maneiras de fomentar ainda mais a inovação na sua empresa.

Como promover a inovação em empresas

A inovação tecnológica pode ajudar a sua empresa a mudar de patamar, enfrentar antigos obstáculos com maior facilidade, otimizar recursos, qualificar o desempenho e obter resultados melhores.

E mesmo que você ainda esteja correndo atrás, e longe da condição ideal, é possível ampliar a capacidade inovativa, como através de financiamento, recursos humanos e inserção global. Esses são os três instrumentos destacados pela ferramenta MEI Tools, que é mais uma coordenada pelo IEL, mas dessa vez voltada à promoção e não à análise da inovação.

Esse é um guia completo que reúne novos modelos e soluções através de programas do próprio Sistema Indústria (CNI, IEL, Senai e Sesi), além de propostas elaboradas por parceiros da MEI, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outros.

O material possui 120 páginas, descrevendo os objetivos de cada programa, seu público-alvo, instrumentos de apoio, investimento necessário e benefícios. Há, inclusive, oportunidades gratuitas para a sua empresa aumentar a capacidade de inovação tecnológica.

Cenário da inovação no Brasil

Um estudo inédito, divulgado neste ano pela CNI e Sebrae, trouxe algumas conclusões preocupantes sobre o cenário da inovação no Brasil. Veja algumas delas:

  • O país tem a pior performance entre membros dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
  • No ranking geral, o Brasil aparece na 69ª colocação em inovação
  • Em 2011, ocupávamos a 47ª posição, a melhor já registrada
  • Seria preciso aumentar em 60% os investimentos em inovação para alcançar a líder Suíça
  • Em eficiência da inovação, o tombo foi maior: de 7º colocado em 2011 para 100º em 2016.

Sobre esse último item, o estudo identifica que os investimentos em inovação têm crescido, mas com resultados muito abaixo do esperado.

Não por acaso, a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, teme o comprometimento da capacidade de o país sair fortalecido da crise a partir do que a pesquisa relevou.

Inovação também é para os pequenos

Neste artigo, abordamos a capacidade de inovação tecnológica das empresas brasileiras e a sua relevância para alcançar maior competitividade no mercado.

Embora o investimento em inovação possa parecer compromisso de outra turma, restrita às maiores empresas do país, não caia nesse erro de avaliação. Entre os pequenos negócios, inclusive, essa é uma das melhores estratégias para crescer de forma sustentável, sem o risco de retroceder diante de qualquer obstáculo.

Fomente a capacidade inovadora para alcançar a economia e eficiência responsáveis por mudar a sua empresa de patamar.

E a sua empresa, como se saiu no teste? Comente os resultados de capacidade inovadora!

Leia também