Saiba como gerar boleto bancário

Aprenda como gerar boleto bancário

Se você tem uma empresa que vende pela internet, provavelmente já quebrou a cabeça para definir a qual sistema de pagamento submeter os clientes, não? Depois de aprender como gerar boleto bancário, você vai entender que esse é um dos melhores métodos de cobrança. Entenda, aqui, quais as suas vantagens e como emiti-lo.

 

ContaAzul é um sistema de gestão para pequenas empresas, com emissão de boleto integrado

 

Boleto bancário como forma de pagamento

O boleto bancário é um meio de pagamento que permite a cobrança de valores por meio de uma carteira de cobrança oferecida por bancos. Embora até possa ser gerado por pessoas físicas, esse tipo de título é amplamente usado no Brasil por empresas, em diferentes modalidades de cobrança.

É muito simples: você emite um boleto, que vem com um código de barras e outro numérico, um valor e uma data de vencimento. O cliente o recebe em papel ou arquivo digital, em formato PDF, e realiza o pagamento em agências bancárias, caixas eletrônicos, lotéricas ou pelo internet banking.

Até mesmo um MEI (microempreendedor individual) pode realizar a emissão de boletos - basta solicitar ao gerente da conta bancária da empresa a sua habilitação para emitir os títulos de cobrança. Assim, você terá uma opção prática e segura de receber pagamentos, podendo personalizar as datas de vencimento e conferindo ao seu negócio uma imagem de maior credibilidade.

Vantagens da emissão de boletos

A principal vantagem da emissão de boletos é que, quando o cliente opta por essa forma de pagamento, o dinheiro entra na sua conta em no máximo três dias úteis depois que o título é quitado. Muito melhor do que uma venda por cartão de crédito, por exemplo, na qual o dinheiro demora para ser recebido.

Para incentivar a escolha por esse método de pagamento pelos clientes, uma prática comum é oferecer descontos de 10% ou 15% nas compras por boleto. Além de receber o dinheiro mais rápido, você estará atendendo uma parcela maior da população. Afinal, há muita gente que não tem cartão de crédito. Diversificando as formas de pagamento, você atrairá mais clientes.

Gestão dos boletos

É claro que, se você está considerando a possibilidade de emitir boletos bancários, é porque sua empresa tem produtos ou serviços que não são comprados e levados de imediato no ponto de venda.

Isso por um motivo muito simples: a partir da emissão do boleto, o cliente terá alguns dias para pagá-lo, antes do vencimento, e você não vai entregar o produto antes da confirmação do recebimento do pagamento, é claro. Assim, a emissão de boletos é ideal para lojas virtuais e empresas que vendem por telefone, e-mail ou possuem serviços de assinatura mensais.

Como estamos falando de várias etapas – o ato da compra, a emissão do boleto, o pagamento, a confirmação do pagamento e, por último, a entrega ou retirada do produto –, é necessário que você tenha um processo muito bem organizado, para que tudo isso ocorra de maneira ágil, satisfazendo o cliente plenamente. Integrar e automatizar essas etapas com um software como o ContaAzul é o ideal para não se perder.

Simples x registrado

Se você abrir uma conta corrente e solicitar ao banco apoio para emitir boletos, atualmente você terá acesso apenas a carteiras de cobrança com registro. Se você tirava boletos antes de julho de 2015, ainda pode acessar carteiras simples ou sem registro até o fim de 2016. O que acontece aqui é que o tipo de carteira de cobraça muda a modalidade da cobrança. Isso é especialmente importante porque, a partir de janeiro de 2017, haverá uma mudança importante no funcionamento desse processo.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mudou, em 2013, as regras de emissão de boleto. As alterações foram implantadas progressivamente e, uma das principais diferenças o boleto simples vai acabar.

Nas carteiras do modelo simples, o boleto é emitido por uma empresa (cedente) sem que o banco seja informado sobre quem irá pagar a cobrança (sacado). Valor e prazo de vencimento tampouco precisam estar identificados. A flexibilidade oferecida por esse formato tem um efeito: quem vende é que precisa verificar e controlar o desfecho do pagamento, para ter certeza de que o preço e a data coincidem com o combinado.

No caso da cobrança registrada, a empresa que vende precisa identificar e comunicar ao banco o nome e CPF ou CNPJ do cliente. Preço e data limite de pagamento também são fixados. Ao emitir esse tipo de documento, um arquivo é criado e enviado pelo cedente para o banco. Ententa melhor neste infográfico que compara boleto simples e registrado

Como gerar boleto bancário

Não há como gerar boleto bancário sem usar um programa que faça a emissão de boletos. No ContaAzul, além de registrar e controlar as receitas e despesas, você pode emitir até 3 mil boletos, dependendo do seu plano.

Antes disso, é muito importante conversar com o gerente do seu banco, para descobrir se é possível emitir os boletos do tipo Simples. Verifique também quais são as taxas que o banco cobra por boleto emitido ou pago. Se você imagina que terá um bom volume de vendas com essa forma de pagamento, poderá negociar taxas mais baixas.

Por fim, peça ao banco o número da carteira e a conta do beneficiário (antigo código cedente), informações que terão de ser inseridas no software.

Passo a passo para emitir boletos no ContaAzul

Emitir boletos com o ContaAzul é extremamente fácil. Depois de ter encaminhado os trâmites com o gerente do banco, basta seguir os passos abaixo para gerar os títulos de cobrança.

  1. Criar nova conta bancária: para configurar seu boleto, primeiro é necessário cadastrar uma Conta Bancária. Para isso, navegue em Financeiro > Contas Bancárias  > Nova Conta Bancária.
  2. Configurar boleto: depois de criar sua nova Conta Bancária, selecione-a na listagem e clique em Configurar Boleto. Agora, você precisa informar alguns dados da sua conta bancária e do seu contrato de emissão de boletos.
  3. Revisar: antes de concluir, leia com atenção as regras de emissão no ContaAzul e verifique se o CNPJ está correto.
  4. Homologar: verifique com o seu banco qual o procedimento de homologação para iniciar a emissão de boletos. Normalmente, o processo envolve a emissão de boletos de teste, com valor simbólico, como R$ 1, que são pagos por você, para conferir se o dinheiro entrou normalmente na sua conta.
  5. Conferir: crie um processo para verificar se os boletos entregues a clientes foram pagos e, assim, liberar a entrega do produto. No ContaAzul, a função de conciliação bancária automatiza essa tarefa para quem tem conta no Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

Variar as formas de pagamento

Não há dúvidas de que o boleto bancário é uma ótima forma de pagamento, especialmente se sua empresa trabalha com vendas pela internet. Mas o cenário ideal é oferecer mais de uma maneira para o cliente comprar. Lembre-se de que boa parte dos usuários preferem o cartão de crédito para suas compras online, por ser mais prático.

Mas há outros meios de pagamento eletrônicos que você pode avaliar, como PayPal e PagSeguro. Faz sentido buscar as opções mais usadas por seus clientes.

Apesar de envolver tarifas e taxas mais altas, a diversificação de meios de pagamento facilita a compra pelo cliente. Para lidar com os custos, basta considerá-los na hora de precificar os produtos. Como comentamos antes, é comum ver empresas que oferecem descontos para quem opta por boleto, por exemplo, como forma de incentivar essa modalidade.

Além disso, o que não pode faltar é um bom sistema de entregas e de atendimento. Manter um bom relacionamento com os clientes e sempre ouvir as suas críticas e sugestões é o melhor caminho para a fidelização.

Modelo de Carta de Cobrança  Elaboramos esse modelo para facilitar a negociação entre sua empresa e cliente Baixar o documento agora

Conheça uma nova solução: ContaAzul Receba Fácil

Com o fim do boleto simples em dezembro de 2017, a ContaAzul chega com uma solução simples e segura para a emissão de boletos registrados com baixo custo e totalmente integrado com o sistema de gestão online. Descubra o ContaAzul Receba Fácil.

Com essa nova forma de cobrar os clientes, os boletos registrados viram uma opção viável e econômica para a pequena empresa, pois só há tarifação sobre os boletos realmente pagos por seus clientes. E cada pagamento atualiza a relação de contas a receber do seu controle financeiro, dispensando a conferência de depósitos bancários.

Conheça mais sobre o ContaAzul Receba Fácil no vídeo a seguir:

 

Experimente os boletos

Agora que você já viu como gerar boleto bancário e conheceu as vantagens de adotá-lo como forma de pagamento, aproveite e experimente. Mas não esqueça de considerar outros métodos de transação para dar mais opções aos clientes.

Ainda não sabe qual sistema de controle financeiro adotar? Experimente o ContaAzul e deixe um comentário se tiver dúvidas.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>