Saiba como fazer o registro na Junta Comercial para sua empresa

Sobre o que estamos falando?

  • O registro na Junta Comercial é o primeiro passo para abertura de um novo negócio. Somente após isso, o empreendedor pode solicitar o número do CNPJ para que a empresa funcione regularmente;
  • Com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), todas as empresas precisam fazer o registro na Junta. Neste órgão, o dono do negócio e/ou sócios também podem validar a razão e o contrato social da empresa;
  • Simplifique os processos contábeis, fiscais e financeiros da sua empresa com a Conta Azul Pro. Integração com o contador, conciliação fiscal e das vendas e controle de estoque em tempo real são algumas vantagens!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A Junta é um órgão administrativo estadual cujo objetivo é validar a abertura de novas empresas. Sem o registro na Junta Comercial, não é possível obter o CNPJ para funcionar regularmente e fazer o contrato social. 

Diferente do que muitos pensam, este processo não é tão burocrático e pode ser feito até online. O segredo é ter todos os documentos em mãos e contar com a ajuda de um contador. 

Se tudo isso ainda é novidade para você, confira neste conteúdo qual é o passo a passo para registrar a sua empresa na Junta Comercial, presencialmente e pela internet. Veja também quais são os documentos necessários e por onde começar. Continue a leitura! 

Qual é o papel da Junta Comercial na abertura de empresas?

A Junta Comercial é um órgão da administração pública responsável pela abertura das empresas e pelo armazenamento de todos os registros importantes referentes às atividades empresariais. 

Outras atividades deste órgão são:

  • Viabilizar alterações nos dados das empresas, como mudança de endereço e inclusão ou exclusão de sócios;

  • Pesquisar a disponibilidade da razão social e restrições, ou seja, consultar se uma empresa pode ser aberta com determinado nome e na localidade desejada;

  • Fornecer os dados para a população consultar as empresas que possuem registro.

Cada estado possui a própria Junta Comercial e é neste órgão que se obtém o Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE), numeração que atesta a legalidade da empresa. Somente com o NIRE em mãos, é possível fazer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para iniciar as atividades de um negócio.

Com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), todas as empresas precisam do registro na Junta:

Conheça a Conta Azul Pro e gerencie toda a sua empresa em tempo real.

Quais documentos é preciso ter em mãos para fazer o registro na Junta Comercial? 

Para registrar a sua empresa na Junta Comercial é preciso definir a atividade do negócio conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), informar a localização da sede física e elaborar o contrato social. É interessante também registrar o nome e a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Feito isso, para concluir o processo de abertura da sua empresa na Junta, deve-se estar com os seguintes documentos em mãos:

  • Duas cópias autenticada do documento de identidade, CPF e comprovante de endereço de no máximo 90 dias do titular e dos sócios — se houver;

  • Capa do IPTU, documento que pode ser obtido com a prefeitura da sua cidade e que atesta que a sede da empresa está em dia com este tributo;

  • Três vias do contrato social ou requerimento de Empresário Individual (quando for essa modalidade);

  • Uma via da Ficha de Cadastro Nacional.

Além disso, você precisa preencher o Requerimento Padrão entregue pela Junta, pagar as taxas solicitadas e aguardar a aprovação. Quando aprovado o registro, você receberá o NIRE e, com essa numeração, poderá providenciar o CNPJ, como mencionamos.

Agora, caso tenha dúvidas sobre o processo, não se arrisque e procure um contador. Assim você garante o cumprimento de todas as exigências da Junta Comercial, evitando o retrabalho e demora na abertura da sua empresa.

Ainda não tem um contador? Clique aqui para encontrar um profissional perto de você! 

Como fazer o seu registro na Junta Comercial?

Confira agora o passo a passo para o registro de uma empresa na Junta Comercial. Vale lembrar que, dependendo do estado, o processo pode sofrer algumas alterações. 

De modo presencial 

Para registrar presencialmente a empresa na Junta Comercial, basta dirigir-se ao órgão portando toda a documentação citada no tópico anterior. Dependendo do local, o tempo de aprovação do registro pode variar entre 7 e 10 dias e o atendimento precisa ser agendado pela internet.

Conheça o Receba Fácil e veja que é possível receber via Pix Cobrança, boleto e cartão de crédito de forma simplificada. 

De modo online 

Você também pode registrar a sua empresa na Junta Comercial pela internet. Para isso, é necessário consultar se o órgão da sua cidade oferece este serviço. Além da documentação requerida, é preciso que você tenha um certificado digital.

O tempo de aprovação costuma ser o mesmo, porém, você não precisa sair de casa, tornando o processo muito mais prático e barato.

Monitore as vendas, o estoque e envie orçamentos pelo celular através do App Conta Azul de Bolso.

Simplifique a gestão da sua empresa com a Conta Azul

A gestão dos processos contábeis, financeiros e fiscais da sua empresa não precisa ser um desafio. Conte com a Conta Azul Pro para simplificar todas essas rotinas e eliminar várias tarefas manuais! 

A Conta Azul Pro é uma plataforma online para gestão de micro e pequenas empresas. Por ela, você tem o controle total do que acontece no seu negócio em tempo real, sem se perder em um monte de papéis ou consultar várias pessoas para encontrar uma informação simples.

Na prática, com a Conta Azul Pro, quando uma venda acontece, a baixa é dada no estoque e no financeiro. Essa informação também é enviada ao contador, automaticamente.

Além disso, você também pode:

  • Emitir as suas notas fiscais sem dor de cabeça. Você ainda ganha, inclusive, desconto de 36% para adquirir o seu certificado digital A1 pela Conta Azul;

  • Monitorar em tempo real o estoque, o financeiro e as vendas;

  • Receber alertas de quando as suas mercadorias ou matérias-primas atingem os níveis mínimos no estoque;

  • Não se perder no extrato bancário e nem esquecer de pagar as contas da empresa, pois a conciliação bancária e fiscal são automáticas;

  • Gerar relatórios com poucos cliques e com gráficos fáceis de entender;

  • Enviar automaticamente as suas notas e documentos fiscais para o contador, sem precisar de malotes;

  • Cadastrar produtos, serviços e as informações importantes dos seus clientes, como dados para contato e até preferências. 

Modernize a sua empresa e facilite o seu dia a dia com a Conta Azul Pro. Clique aqui para aproveitar todas essas vantagens sem pagar nada!

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?