Saiba como criar estratégias de vendas matadoras para a sua empresa

Sobre o que estamos falando?

  • Para criar boas estratégias de vendas, é preciso conhecer profundamente o público e o mercado de atuação. Além disso, é essencial considerar a experiência do cliente e monitorar os resultados; 
  • Quando bem aplicadas, as estratégias de vendas impactam positivamente o faturamento do negócio. Se posicionar como referência no mercado e aplicar os gatilhos mentais são algumas delas. Usar a tecnologia também ajuda a aumentar o faturamento; 
  • A Conta Azul Pro é o sistema de gestão completo e online para micro e pequenas empresas. Monitore as suas vendas e o estoque em tempo real, emita relatórios e notas fiscais com facilidade e otimize suas estratégias de vendas.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

As estratégias de vendas são fundamentais para melhorar os resultados de qualquer empresa. Afinal, não basta ter o melhor produto ou serviço, é preciso saber como vendê-los ao público. 

Para muitos empreendedores,  isso pode ser um verdadeiro desafio, principalmente quando se tem muitas tarefas importantes para dar conta ao mesmo tempo, como cuidar da parte burocrática do negócio. 

Se você é um deles, saiba que está no lugar certo. Listamos neste conteúdo as principais estratégias de vendas comprovadas que valem a pena aplicar em seu negócio. Também trouxemos um passo a passo para você montar as próprias!

Confira os tópicos abaixo e boa leitura! 

Qual é o impacto de uma boa estratégia sobre as vendas do seu negócio?

As estratégias de vendas compreendem todas as ações, técnicas e processos aplicados por uma empresa com objetivo de atrair mais clientes, vender e aumentar o faturamento. 

Vale lembrar que uma boa estratégia de vendas é muito mais que enaltecer as características positivas ou o preço dos seus produtos e serviços. Saber  como vender do jeito certo pode ser determinante para que um cliente compre ou não da sua empresa. 

Existem várias estratégias conhecidas para vender mais, no entanto, você também pode criar as suas, de acordo com o perfil do seu negócio. 

De uma forma simplificada, podemos dizer que as etapas para o desenvolvimento de uma boa estratégia de vendas compreendem:

  • Análise da situação atual da empresa;

  • Análise do mercado - definição dos principais concorrentes, do público-alvo e cliente ideal, suas principais necessidades, onde encontrá-los e quais canais de comunicação são mais interessantes para alcançá-los;

  • Planejamento - definição de quais ações comerciais e de marketing serão feitas, quando e quem serão os responsáveis;

  • Execução das estratégias;

  • Análise dos resultados. 

Veja no próximo tópico dicas importantes de como criar, na prática, as suas próprias estratégias de vendas. 

Sabia que com a Conta Azul Pro você pode monitorar as suas vendas em tempo real? Confira!

Como criar estratégias de vendas matadoras?

 

Faça uma análise SWOT do seu negócio

A análise SWOT ou FOFA é uma ferramenta que pode ser aplicada pelos donos de negócios para analisar fatores internos e externos que influenciam o sucesso da empresa.

Veja na tabela abaixo o significado da sigla, em português e em inglês. Como exemplo, vamos considerar uma loja de roupas plus size, localizada em um grande centro urbano:

FOFA/SWOT

Significado

Exemplo

Força ou strengths

O que há de forte no seu negócio em relação à concorrência?

Localização, qualidade das peças e atendimento excelente.

Fraquezas ou weaknesses

Suas fraquezas internas, ou seja: o que precisa ser melhorado na sua empresa para vender mais?

Pouco engajamento nas redes sociais, altos custos com espaço físico e equipe muito enxuta para a demanda.

Oportunidades ou Opportunities

As oportunidades que você - considerando as suas forças - pode aproveitar no mercado.

Demanda alta e poucos concorrentes no mercado.

Ameaças ou threats

Aspectos do mercado atual que podem comprometer o sucesso da sua empresa. 

Chegada de novas lojas e crescimento do e-commerce no ramo. 

 

A análise FOFA ajuda você a conhecer melhor a sua empresa e o mercado. Com essas informações em mãos, fica mais fácil definir o que precisa ser ajustado para criar as suas estratégias de vendas. 

Ficou interessado sobre esse tipo de análise? Descubra o que é e como usar.

Entenda as necessidades do seu público-alvo 

Entender o comportamento do seu público-alvo é essencial para a criação de estratégias de vendas mais assertivas. A ideia é entender, na prática, como a sua empresa pode ajudá-lo. 

Você pode fazer isso através de pesquisas, que podem ser impressas no ponto de venda, por telefone e até online, pelo Google Forms.

Outra forma de analisar o seu público-alvo é através da análise dos dados das vendas efetuadas, para entender quais produtos são mais ou menos vendidos.

Ainda considerando a loja de roupas plus size, você poderia questionar os seus clientes quais são as peças que eles gostariam de ver na sua loja, quais cores, modelos preferidos e o porquê. 

Saiba como definir o público-alvo ideal para sua empresa.

Defina a faixa de preço do seu produto e/ou serviço

A precificação é outra etapa importante para a criação das suas estratégias de vendas. Afinal, assim como a qualidade, o preço pode ser determinante para que o cliente compre com você. 

Estudando o mercado, o comportamento dos clientes e custos, você terá mais informações para definir um preço competitivo para os seus produtos e serviços. Feito isso, reforce outros aspectos positivos da sua empresa, como veremos no próximo tópico. 

Saiba tudo sobre precificação e aprenda estratégias para precificar produtos e serviços.

Mostre todo o diferencial da sua empresa

O preço é importante, mas você precisa reforçar outras características dos produtos e serviços para que as pessoas comprem na sua empresa. Até porque a concorrência a qualquer momento pode reduzir os valores praticados e, nem sempre, será possível fazer o mesmo. 

Para isso, explore aspectos como:

  • Qualidade; 

  • Tempo de entrega, frete grátis ou reduzido, para quem vende online;

  • Bom atendimento e suporte pós-venda;

  • Pagamento facilitado. 

Considere a sazonalidade da sua estratégia

Uma mesma estratégia de vendas pode funcionar durante o Natal e não ser eficaz no dia das mães, por exemplo. Para evitar gastar tempo e dinheiro com ações que você não tem certeza se darão certo ou não, analise o que é realmente interessante oferecer para o seu público, considerando as sazonalidades.

Comece definindo quais datas comemorativas combinam com o seu cliente e analise quais são as ações que a concorrência costuma desenvolver, para se inspirar (nada de copiar!) e/ou evitar. 

Confira como aproveitar os tempos de sazonalidade.

Foque seu processo na experiência do cliente

Quem disse que preço baixo e qualidade são suficientes para as comprarem na sua empresa? 

A compra é resultante de um conjunto de fatores, que resultam na experiência que você oferece aos seus clientes. Para atrair cada vez mais consumidores, analise cada etapa do processo de vendas, desde o primeiro contato até o pós-venda. 

O objetivo é descobrir o que pode ser melhorado para proporcionar uma experiência superior a dos seus concorrentes.

Utilize a experiência do cliente ao seu favor. Descubra como.

Monitore os principais indicadores de vendas 

Para saber se as suas estratégias de venda estão funcionando, monitore determinados indicadores, como:

  • Volume de vendas em determinado período, quando comparado com os outros;

  • Ticket médio, valor médio gasto pelos seus clientes em uma compra. Quanto maior, melhor para sua empresa;

  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC), que se refere ao valor gasto pela sua empresa para a conquista de novos clientes. Diferente do ticket médio, quanto menor o CAC, mais otimizados estarão seus investimentos. 

É importante também não ficar apenas colhendo esses números e sim, propondo soluções conforme os resultados. Se o seu CAC está alto, você pode optar por uma estratégia de vendas onde os investimentos sejam menores. Caso o seu ticket médio esteja baixo, vale a pena oferecer descontos sucessivos para incentivar a comprar de mais de um produto ou serviço, de uma única vez, por exemplo. 

Com o ERP da Conta Azul, você pode emitir relatórios das vendas sempre que precisar, com poucos cliques, teste agora gratuitamente e comprove na prática!

5 estratégias de vendas que vale a pena aplicar na sua empresa

 

1. Coloque-se como uma referência no seu nicho 

Se você é referência na área que atua, posicione-se como tal. Para isso, todos os seus colaboradores deverão ter conhecimento real sobre os produtos e serviços, para poderem explicar com firmeza ao cliente. 

Suas redes sociais também devem ser usadas de modo estratégico e não somente para divulgar a empresa. Foque em publicações relevantes sobre o ramo de atuação, dê dicas e responda dúvidas.

Encontre sua vantagem competitiva para ganhar espaço no mercado.

2. Antecipe possíveis questionamentos

Todo o seu time de vendas deve, além de conhecer os produtos e serviços, se preparar para os questionamentos comuns em torno do que a sua empresa vende. Essa postura transmite confiança para quem está comprando, aumentando a possibilidade de fechar a venda.

Outra dica interessante é responder as dúvidas mais comuns dos seus clientes nas redes sociais, reforçando a sua autoridade no ramo, como dissemos no tópico anterior.

3. Mostre empatia pelo seu consumidor

Se coloque no lugar do seu cliente e ofereça exatamente aquilo que irá resolver os problemas dele. Aqui, considerar os recursos disponíveis, de tempo e dinheiro, é muito importante. 

Com isso, a relação de confiança com a sua empresa será fortalecida e as chances do cliente comprar e retornar serão bem maiores. 

Saiba como o mapa da empatia permite conhecer seu cliente.

4. Use e abuse de gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais estimulam os clientes a praticarem determinada ação. Você pode usá-los na comunicação escrita ou falada. Os principais são:

  • Escassez:

“Só restam 3 unidades no estoque!”

  • Autoridade:

“Já temos 10 anos de atuação no mercado.”

  • Prova social:

“Mais 10 pessoas já compraram e aprovaram este produto.” 

Por fim, temos o gatilho mental da urgência que, como o próprio nome já diz, desperta no cliente uma sensação de urgência para realizar determinada ação. Exemplo: “condições válidas até às 00:00h ou enquanto durarem os estoques!”

Conheça 10 técnicas de vendas com foco no cliente para alavancar seu negócio.

5. Automatize os processos de vendas 

Anteriormente, falamos da importância de analisar os dados das vendas e sobre promover uma melhor experiência para atrair e manter os clientes. Nesse contexto, o uso da tecnologia para automatizar processos de venda é fundamental.

Isso significa, na prática, contar com um bom sistema de gestão para extrair dados importantes das suas vendas e otimizar tarefas manuais, como buscar checar o estoque à mão, enquanto o cliente espera por uma resposta. 

Acompanhe o desempenho das suas vendas, o estoque e envie orçamentos personalizados pelo celular com o App Conta Azul de Bolso.

Impulsione suas vendas e acompanhe toda a movimentação em tempo real!

Aplicando as estratégias que te ensinamos neste conteúdo, você terá grandes chances de aumentar as suas vendas. Mas, para continuar vendendo bastante, é necessário acompanhar esses resultados de perto. 

Afinal, somente assim você conseguirá descobrir quais estratégias estão funcionando e ajustá-las conforme o público. 

“E como eu posso fazer isso?”.

Com a Conta Azul Pro, sistema completo para gestão totalmente online para micro e pequenas empresas! Através desse ERP, você consegue acompanhar o seu negócio de ponta a ponta, além de otimizar várias tarefas manuais, que levam bastante tempo. 

O ERP da Conta Azul funciona integrando todos os setores do seu negócio, como financeiro, estoque, vendas e contabilidade em um único lugar. Então, quando uma venda acontece ou quando você recebe novas mercadorias, por exemplo, essa informação é atualizada em todos eles. 

As principais vantagens:

  • Monitoramento em tempo real das vendas e do estoque. Você recebe alertas para quando os itens atingem as quantidades mínimas, para fazer a reposição em tempo hábil;

  • Gestão das contas a pagar e a receber;

  • Conciliação fiscal e bancária de forma automática. Com isso, você não se perde mais no extrato bancário, tentando descobrir quem pagou;

  • Cadastro dos produtos, serviços e clientes;

  • Integração com o contador;

  • Emissão descomplicada de notas fiscais;

  • Geração de relatórios com poucos cliques. 

E para facilitar ainda mais os seus recebimentos, você também pode contar com o Receba Fácil, produto da Conta Azul que permite você receber via:

  • Pix Cobrança, com a geração de QR Code ou códigos copia e cola;
  • Boleto, onde você paga somente após compensação;
  • Cartão de crédito, que você pode parcelar em até 12 vezes e receber todas as parcelas de uma única vez.

Otimize a sua estratégia de vendas com a Conta Azul! Experimente todas as facilidades do nosso ERP sem pagar nada.

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar