Gestão do Negócio

Entendendo a rotina de uma startup

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Entendendo a rotina de uma startup

Inovação, a melhor palavra para definir uma startup, é também o caminho a ser trilhado por quem quer empreender em uma área altamente promissora e cheia de desafios. Com uma rotina distinta das empresas tradicionais, a startup pauta-se pelo ineditismo e, como toda boa e nova ideia, é um projeto que pode ou não alcançar destaque.

Apesar das incertezas, a startup vem acompanhada de oportunidades únicas, que acendem o brilho nos olhos dos novos empreendedores.

Transformando ideias em negócios

Conhece aquele ditado que diz que “se a vida te deu um limão, faça uma limonada”? Essa é uma máxima que se ajusta bem às startups. Não basta ter só uma boa ideia, o empreendedor precisa torná-la atrativa e viável para o mercado e para os investidores. Para isso, a proposta não pode ser vaga, ela tem que ser original, mas também ter um grande alcance de público ou clientes.

Essa ideia justifica a força com que os investimentos chegam especialmente para as startups ligadas à tecnologia e internet, que, em geral, demandam menos capital para se desenvolverem. Portanto, quando a grande ideia bater tente solucionar as seguintes questões: “De que maneira essa ideia pode se destacar no mercado?”, “Quais são as alternativas para fazer o negócio chegar a mais pessoas?”, “Como meu negócio pode lucrar mais, gastando menos?”. Estas são algumas preocupações que fazem parte da rotina do empreendedor que, abusando da criatividade, faz de um limão uma limonada. A grande estratégia de uma startup é ser uma empresa eficiente.

Equipes bem entrosadas

O modelo de negócios de uma startup é empolgante por várias razões. Em primeiro lugar, trata-se de uma empresa em fase inicial, cheia de desafios a vencer e inúmeras possibilidades a conquistar. Outra característica é que a startup é, para muitos, a oportunidade de viver daquilo que se gosta. Portanto, a dedicação é mais intensa e muitas vezes ver a ideia acontecer é suficiente para querer avançar.

Mas tem algo com potencial imenso para fazer com que o desafio ganhe mais vida: a equipe. As startups são estruturadas com um grupo menor de pessoas, mas que estão totalmente envolvidas com o projeto. Esse empenho está na base dos negócios de maior sucesso e tem poder transformador para a empresa. Afinal de contas, elas estão por trás de todos os processos.

Aprendizado e investimentos no horizonte

Por todas essas razões, as startups são modelos de negócios altamente atrativos para aceleradoras e investidores, que olham, especialmente, para a inovação do negócio, o potencial dele no mercado e a equipe que está por trás da empresa. O empreendedor de uma startup, portanto, está sempre atento às oportunidades que o mercado proporciona para auxiliá-lo a desenvolver sua empresa, seja com a formatação ou remodelação dos negócios, seja com os altos investimentos disponibilizados por fundos que dão aporte às startups.

A disposição em aprender e o olhar atento para todas as oportunidades pode garantir o impulso que fará a startup alavancar.

Quer algo mais estimulante do que isso? Pois bem, é essa energia que faz o pessoal das startups vibrar!

Leia também