Retrospectiva 2017: um ano cheio de surpresas

0 Comentários Publicado:  Assunto: Novidades ContaAzul

Retrospectiva 2017

Se tem algo que se pode dizer em uma retrospectiva de 2017 é que o ano que passou não teve nada de monótono. Para o empreendedor brasileiro, foi mais uma temporada de desafios. Novamente, eles foram superados um a um. Agora, é hora de fazer um balanço para tirar lições com foco em 2018, que está para começar.Controle Financeiro do ContaAzul: um sistema de gestão para sua empresa crescer sem se perder nos lançamentos de caixa

Retrospectiva 2017: um ano de reviravoltas

A Conta Azul renova os votos feitos de Feliz Ano Novo, reiterando seu desejo por mais conquistas e muita prosperidade para os negócios. Da mesma forma que no ano passado, temos a plena certeza de que quem chegou ao fim de 2017 em boas condições tem tudo para atingir suas metas no ano que vem.

Relembre conosco o que de mais importante aconteceu neste ano, destacando os fatos mais relevantes para o empresariado brasileiro.

O fim (ou não) do emissor gratuito de NF-e

O que era uma ameaça para 2016, acabou não se concretizando. Mas em um ano de reviravoltas, a descontinuidade do software gratuito de emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) finalmente chegou - ou não.

O sistema criado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo deixou de ser atualizado pelo órgão. Quem abraçou a causa foi a Sefaz do Maranhão, que também declinou da tarefa posteriormente.

E aí, muita gente se viu sem alternativa para um emissor oferecido sem custos. Mas não se preocupe, pois há pelo menos duas opções para você.

Em julho, o Sebrae firmou parceria com a Sefaz paulista para manter o emissor. E não podemos deixar de lembrar que, se sua empresa ainda está sem um software, a Conta Azul continua a disponibilizar um emissor gratuito de notas eletrônicas.

Boleto registrado ficou para 2018

Outro vai não vai envolveu o fim do boleto simples, que deveria ceder espaço integralmente ao boleto registrado ainda em 2017. Mas não foi dessa vez.

A implementação da nova plataforma de cobrança se revelou mais complexa do que parecia e, por isso, os bancos adiaram para 2018 a oficialização da medida.

Portanto, boletos bancários com valores inferiores a R$ 2 mil continuarão a serem aceitos em toda a rede, mesmo sem registro. Ainda não foi anunciada a data para efetivação da medida, que deve impactar bastante quem tem no boleto sua principal forma de recebimento de pagamentos.

Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista foi aprovada em maio e entrou em vigor em novembro. Foi a mais profunda modificação na CLT desde a sua promulgação, em 1946. De modo geral, as relações de trabalho serão, a partir de agora, mais flexíveis, com patrões e empregados tendo maior liberdade para definir questões ligadas ao contrato de trabalho.

Férias, décimo terceiro, carga horária e até o local do trabalho poderão agora ser negociados diretamente, sem prejuízo na prestação do serviço e com respaldo da lei. E sua empresa, está preparada para o novo panorama que está por ser definido?

Movimento contra burocracia

A Endeavor, em parceria com diversas entidades de classe empresariais, lançou no final de 2017 a campanha Burocracia Para Tudo. O nome não poderia definir melhor o que representa a burocracia para os donos de negócios no país.

De um lado, qualquer movimento que se faça para abrir e manter um negócio exige infindáveis procedimentos e sujeição a impostos. Por outro, essa imensa carga tributária e processos inexplicavelmente lentos paralisa o país.

O lançamento da campanha é uma tentativa para melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial. Entre 190 países, ocupamos a posição de número 179, perdendo para nações como Geórgia, Macedônia e Botsuana.

Se você está descontente com a burocracia brasileira, a hora de começar 2018 apoiando uma causa justa é agora. Assine agora mesmo. O objetivo é chegar a 35 mil nomes.

“Contabilidade Mental” ganha Nobel de Economia

O prêmio Nobel de Economia de 2017 tem um significado especial para o empreendedorismo. O norte americano Richard Thaler provou algo que é até comum na rotina das empresas por aqui. De acordo com sua teoria, chamada de Contabilidade Mental, a maioria das decisões são tomadas de forma irracional.

Sua importância está no fato de ser um estudo completo, que abrange também o comportamento do consumidor. Assim como decisões irracionais são adotadas em empresas em função da falta de experiência, o mesmo acontece quando nos confrontamos com escolhas que dependeriam de cálculos e raciocínio lógico.

O que também vale lembrar:

A evolução da Conta Azul em 2017

Diante de tantos desafios, a Conta Azul, parceira dos donos de negócios no Brasil, não poderia deixar de dar sua contribuição.

Tendo em vista as mudanças consideráveis nas leis trabalhistas, tributárias e fiscais que terão seus impactos melhor percebidos em 2018, mudamos de cara e de estilo. Tudo para que possamos traduzir ainda melhor nosso propósito: liberdade para você realizar.

As necessidades dos varejistas ocupam lugar de destaque em tudo que desenvolvemos. Pensando nesse segmento tão importante, lançamos o Frente de Caixa Online ContaAzul, com emissão de NFC-e.

Outra novidade para ajudar lojistas foi a captura automática do XML em notas fiscais no sistema ContaAzul, para facilitar a vida dos setores de compras nas empresas.

Além disso, usuários do sistema ContaAzul puderam contar, a partir de 2017, com uma nova central de ajuda.

Sabemos como é importante poder contar com um suporte online e atento aos problemas que eventualmente podem acontecer quando se trabalha conectado. Na ContaAzul, estamos sempre buscando soluções que facilitem a vida do empreendedor.

Por último, mas não menos importante, podemos destacar duas novidades que trouxemos para você no ano que está se despedindo.

Uma foi a integração entre Pipedrive e Conta Azul, uma significativa melhoria em termos de relacionamento com o cliente em uma nova plataforma de CRM.

Também merece destaque o lançamento do ContaAzul Receba Fácil, uma nova forma de emissão de boletos registrados, para que você se antecipe às mudanças que estão por chegar em 2018.

Considerações finais

A partir de agora, entramos em contagem regressiva para o ano que vem, para o qual esperamos muita prosperidade e negócios cada vez mais lucrativos para sua empresa. Da nossa parte, conte sempre com a equipe ContaAzul para fazer sua empresa crescer e se manter competitiva. Feliz Ano Novo!

Infográfico - Use um sistema de gestão e pare de perder dinheiro  Um sistema de gestão permite decisões mais precisas e ajuda a economizar.  Baixe agora este infográfico para entender como. Baixar grátis

E você, o que de mais marcante ficou em 2017? E o que espera de 2018? Comente!

 

 

 

 

 

Vinicius Roveda
Sobre o autor

CEO da ContaAzul. É formado em Ciência da Computação pela UDESC e tem MBA em Business e Product Manager pela Fundação Getúlio Vargas.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

0 Comentários
 
<https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_img>  Treinamento Online (vagas limitadas):  ContaAzul na Prática   <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_text>  Ver Mais Cursos   <https://contaazul.com/cursos-online/?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_cta_go>  Inscreva-se Grátis!  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_cta_app>
 
newsletter

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócios:
receba nossas novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão!