Transações Recorrentes

Retenção de clientes para receita recorrente: como funciona?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 22/01/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Todas as empresas que trabalham com receita recorrente precisam se preocupar em fidelizar clientes e prospectar novos;
  • Muitos empreendedores acabam se preocupando somente com a prospecção, porém, essa tarefa além de ser mais difícil, custa mais caro;
  • Por isso, é importante investir em esforços de retenção, ou seja, estratégias para sustentar a relação com quem já é seu cliente;
  • A Conta Azul não só facilita as rotinas do seu negócio, como fornece dados para apoiar suas decisões, melhorando a performance de suas ações focadas na retenção de clientes.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A gestão dos clientes de uma empresa impacta diretamente no caixa. Saiba qual a importância da retenção para obter receitas recorrentes.

A retenção de clientes para receita recorrente é simplesmente um dos maiores objetivos para empresas que oferecem produtos ou serviços cobrados por sistema de mensalidades, planos ou assinaturas.

É o caso de escolas, cursos, plataformas de Software as a Service (SaaS) e muitos outros modelos de negócio em que a prestação é ininterrupta.

Sendo assim, para empresas desses nichos, fidelizar é tão importante quanto prospectar novos clientes.

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

 

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.



 

Seria como um casamento, no qual a estabilidade da relação vai depender do quanto cada parte está disposta a investir para que ela se mantenha sólida.

Então, se você quer ser “feliz para sempre” com o seu cliente, fica a sugestão para que continue a leitura.

Chega de perder clientes! Veja como você pode contar com uma ferramenta para ajudar a mantê-los na sua empresa.

 

Por que é importante reter seus clientes para obter pagamentos recorrentes?

Um estudo da Escola de Negócios de Harvard revela que uma retenção de 5% dos clientes pode gerar aumento nos lucros de até 95%.

Veja: é como se cada 0,5 cliente da sua empresa que fosse retido tivesse um potencial para praticamente dobrar a sua receita.

Sem falar no já conhecido princípio do guru do marketing Philip Kotler, segundo o qual a conquista de novos clientes pode custar até 7 vezes mais do que sua fidelização.

Dessa forma, parece não restar dúvidas a respeito da importância de estar sempre engajado em desenvolver estratégias de retenção de clientes, certo?

Além de ajudar a empresa a ter melhores resultados, elas podem ajudar a superar certos desafios constantes para quem depende de receitas constantes.

– Antes, entenda: “Por que adotar a receita recorrente e qual é o impacto na sua empresa?”

2 problemas comuns na retenção de clientes das empresas

Toda empresa que mira pagamentos recorrentes se vê diante de desafios comuns.

Além de precisar atrair novos clientes como todo negócio, elas devem zelar cuidadosamente pelos clientes que já consomem seus serviços ou produtos.

Dessa forma, elas precisam monitorar certos indicadores-chave de performance (KPIs) para medir o quão bem-sucedidos estão sendo em seus esforços de retenção.

Esse é o desafio para quem trabalha na economia da recorrência.

Manter-se em condições de conquistar novos mercados e, ao mesmo tempo, sustentar aqueles em que já atua.

Nesse sentido, dois problemas principais precisam ser enfrentados: os cancelamentos e a inadimplência.

Churn rate 

Nada pior para um negócio que pretende ter receita previsível do que uma alta taxa de cancelamentos ou desistências por parte de seus clientes.

Por isso, é fundamental acompanhar de perto quantos deles estão indo embora e, com isso, detectar quais as causas por trás disso e o que fazer para evitá-las.

É isso que o cálculo do churn rate (taxa de cancelamento) revela. Ele expressa em termos percentuais o volume de clientes que têm deixado o negócio.

Para calculá-lo, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • Churn Rate: quantidade de clientes cancelados / quantidade de clientes ativos do último mês.

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

 

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.



 

Inadimplência 

Outro vilão para as empresas que operam no modelo de receitas recorrentes é a inadimplência, que se caracteriza quando o cliente não paga a mensalidade.

Talvez ela seja até mais grave do que o churn rate, já que o serviço continua a ser prestado sem a devida contrapartida por parte do consumidor.

Para evitar o aumento nessa taxa, é fundamental adotar ferramentas de controle de pagamentos recorrentes.

O controle manual deve ser evitado, uma vez que ele é muito mais sujeito a falhas.

– Leia também: “Como aumentar vendas com receitas recorrentes e ganhar tempo com a Conta Azul?”

Dessa forma, é indispensável contar com ferramentas que forneçam dados e apontem para soluções quando sua empresa mais precisa.

Essa é a missão da Conta Azul, que desenvolve um ERP cheio de funcionalidades que vão ajudar seu negócio a vender mais e melhor.

Ferramentas da Conta Azul que ajudam na retenção de clientes para receita recorrente

Independentemente do nicho de atuação ou do tamanho da empresa, é fundamental encontrar um modelo sustentável pelo qual suas receitas sejam de fato recorrentes.

Nessa jornada, empresas bem-sucedidas em automatizar suas atividades saem na frente daquelas que ainda estão olhando para trás.

O ERP Conta Azul ajuda sua empresa exatamente nessa parte, não só facilitando suas rotinas, como fornecendo dados para apoiar suas decisões.

Conheça a seguir suas principais funcionalidades e de que forma elas podem ajudar a melhorar sua performance.

Inadimplência com pagamentos recorrentes

Clientes que deixam de pagar não o fazem por acaso. 

Via de regra, a inadimplência avança por motivos bastante concretos, sejam eles causados por fatores externos ou não.

Dessa forma, a empresa precisa manter o controle sobre seus pagamentos como forma de antecipar eventuais aumentos na taxa de inadimplentes.

A Conta Azul ajuda você nessa tarefa, por meio da funcionalidade Controle de Contas a Receber.

Com ela, você mantém suas contas organizadas enquanto reduz o risco de inadimplência em seu negócio.

– Entenda melhor: “Como diminuir a inadimplência dos clientes com pagamentos recorrentes na Conta Azul?”

Cancelamentos de contratos recorrentes

Pela funcionalidade Gestão de Contratos integrada, fica muito mais simples saber quais clientes estão perto de terminar seus planos.

Assim, você se habilita a desenvolver ações de fidelização para que eles se mantenham ativos.

O recurso também ajuda a elaborar propostas comerciais e orçamentos, sendo por isso a ferramenta ideal para gerir suas negociações.

Faça a gestão dos seus contratos online, acessando seus arquivos remotamente do lugar em que estiver com os recursos de uma ferramenta feita sob medida.

Relatórios gerenciais

Não há negócio que prospere sem utilizar dados para balizar seus processos decisórios.

O ERP Conta Azul leva à sua empresa relatórios completos sobre seu fluxo de caixa, estoque, recebimentos, produtos mais vendidos e muito mais para aproveitar o melhor do Big Data.

– Aprenda mais: “Como os relatórios para empresas com receitas recorrentes da Conta Azul ajudam no controle?”

Gestão de contratos

Como você viu, a gestão de contratos é fundamental para quem pretende investir na retenção de clientes para receita recorrente.

Sendo assim, você precisa de uma ferramenta que permita controlar de perto o fluxo de novos assinantes, bem como alertar para a proximidade de vencimento dos contratos em vigor.

Tudo isso e muito mais você tem no Conta Azul, a melhor ferramenta de controle para empresas que trabalham com receitas recorrentes.

Então, se você se identifica com tudo que leu até aqui, fica o convite para conhecer o software de gestão que apoia todos os seus processos de negócio.

Que tal parar de perder clientes e deixar a gente ajudar a mantê-los gerando receitas para você?

Leia também