Sobre o que estamos falando?
- Os relatórios de venda por vendedor permitem que o empreendedor avalie o retorno sobre o investimento em técnicas, treinamento e recrutamento de profissionais, podendo então encontrar oportunidades de melhorias na equipe;
- Esse tipo de documento também permite avaliar o desempenho individual de cada profissional das vendas, o que é importantíssimo para tomar decisões relacionadas à gestão de recursos humanos;
- Acompanhe o desempenho completo das vendas do seu negócio e monitore os resultados de cada técnica, campanha e colaborador a partir de um só lugar com a plataforma de gestão integrada da Conta Azul Pro. Faça o teste grátis!
Relatórios de venda por vendedor são documentos que permitem avaliar diversos aspectos da operação comercial de um negócio. Por meio deles, o gestor pode acompanhar o desempenho de seus colaboradores e embasar decisões sobre a gestão de recursos humanos.
Vendedores que representam seu negócio são importantíssimos para o faturamento acontecer. Não importa quão bem você invista em outras áreas, se o colaborador estiver rendendo abaixo do necessário, independente de responsabilidade, o lucro não vem.
Aprender a fazer um relatório de vendas por vendedor é necessário para qualquer empreendedor que queira entender a realidade operacional. Por isso, vamos ensinar a emitir esse documento com uma ferramenta que parece mágica de tão rápida e prática.
Então, vamos ao texto? Faça uma boa leitura!
Confira os tópicos:
- Qual a importância de um relatório de vendas por vendedor?
- Pontos fundamentais para um relatório assertivo
- Relatório por vendedor: entenda como fazer
- Vá além dos relatórios com uma plataforma de gestão integrada

Qual a importância de um relatório de vendas por vendedor?
Acompanhar os números gerais da empresa é indispensável para ter uma visão abrangente da gestão. Porém, relatórios individualizados permitem analisar os resultados de forma segmentada e entender onde há gargalos ou oportunidades de melhorias.
Ao utilizar um relatório de venda por vendedor, pode-se obter diversas informações. Entre elas, as mais gerais sobre a gestão de recursos humanos e as específicas do desempenho de cada colaborador.
Se o empreendedor enxerga uma queda na média, que conclusões ele pode tirar? Ou alguns vendedores estão trabalhando menos ou todos eles estão tendo problemas na produtividade. E isso pode ser tanto pelo desempenho profissional quanto pelos recursos disponíveis.
Quer um exemplo? Pense nas lojas que frequenta com regularidade, até mesmo de grandes franquias. Um problema comum é o mesmo estabelecimento ter vários vendedores em um horário x e poucos em horário y. E sem respeitar a proporção de clientes presentes.
O resultado é a perda de vendas, com clientes indo embora pela demora no atendimento ou colaboradores vendendo mais ou menos única e exclusivamente por causa da quantidade de clientes disponíveis. E isso tudo aparece em relatórios de vendas por vendedor.
Esse tipo de documento traz dados fundamentais que podem ser transformados em várias informações diferentes. Com pensamento analítico e estratégico, o dono do negócio pode tirar várias ideias de um relatório de vendas por vendedor.
Se quiser aumentar o faturamento, conheça o que são e como funcionam os canais de vendas.
Pontos fundamentais para um relatório assertivo
1. Clareza de objetivo
Empreendedores e ferramentas administrativas devem emitir relatórios que concordem com um objetivo claro da análise. O responsável precisa saber qual dado e qual informação está procurando.
Dessa forma, fica mais fácil escolher os itens essenciais a serem contabilizados e cruzar com outros relatórios da empresa. É importante também saber qual KPI (Indicador chave de desempenho) que você está querendo avaliar.
2. Informações necessárias
As informações disponibilizadas devem conseguir mostrar vendas realizadas por vendedor, gastos com o transporte desses colaboradores, quantas vendas foram realizadas por região ou canal, valor de vendas totais por vendedor e ainda o cumprimento ou não de metas, assim como comissões.
Esses dados precisam estar completos e claros para a operação de conciliação bancária.
3. Periodicidade
O relatório de vendas por vendedor precisa ser referente a períodos específicos. A emissão frequente e regular é importante para entender o dia a dia da empresa, e essa frequência é definida conforme as estratégias administrativas que preferir.
No entanto, sempre que analisar os números, não esqueça de comparar ao quadro inteiro da empresa durante aquele período. Nosso conselho, no entanto, é que seja ao menos semanal.
4. Formato
O formato deste relatório tem efeito maior do que as pessoas percebem. Ele impacta na dinamicidade da leitura, ajuda na hierarquização de informações e na visualização e raciocínio sobre os resultados.
Isso se estivermos considerando apenas os relatórios impressos, pois podem ser transformados em apresentações de slides ou vídeos para mostrar à equipe. Não esqueça de ser objetivo, que menos pode ser mais e que infográficos são ótimos aliados.
5. Linguagem
Números e mais números são o sonho de muitos profissionais. Para outros, no entanto, quanto menos, melhor. Busque adequar o relatório conforme a necessidade de leitura dos colaboradores ou investidores para os quais será apresentado.
É fato que esse documento pede importância para os dados analíticos, mas mensagens em palavras facilitam a comunicação e mostram o que você quer dizer com as informações.
Relatório por vendedor: entenda como fazer
É muito fácil emitir relatórios de vendas por vendedor. Principalmente, se o empreendedor utilizar as ferramentas adequadas, como a plataforma de gestão integrada da Conta Azul.
Só ela reúne e conecta informações diversas da empresa, inclusive cadastros de colaboradores e clientes, e automatiza e aprimora o poder de administração.
Com o relatório de vendas por vendedor, o controle de vendas e a gestão de vendedores da Conta Azul Pro nada é impossível. Você mantém controle sobre toda a equipe, tem uma visão clara de números por períodos, monitora da prospecção ao faturamento e sabe em que etapa cada negociação está.
Você ainda, pode monitorar os orçamentos que já foram enviados, mantendo-se informado se estão em espera, foram aceitos ou recusados. Assim, a equipe e o dono do negócio possuem elementos realistas para reagir a cada situação.
Confira abaixo como é fácil emitir o relatório de vendas por vendedor na Conta Azul Pro:
-
Na barra lateral ou superior (conforme a versão da plataforma), vá em Relatórios;
-
Procure pela opção Vendas e Vendas por vendedor;
-
Escolha os relatórios que devem ser baixados.
Relatório de vendas por cliente: vantagens de fazer na Conta Azul Pro
A CA Pro também oferece a possibilidade de emitir relatórios de vendas por cliente na plataforma. Esse tipo de documento é ótimo para quem faz vendas recorrentes para os mesmos clientes ou para analisar upsells, cross-sells, retornos, etc.
Ao obter informações confiáveis e atualizadas, é possível gerir a empresa com precisão, descobrir os produtos mais pedidos, enxergar um ranking de vendas por cliente para aprender mais sobre o público, aprimorar processos e aumentar o faturamento.
Também dá para cruzar as informações com o relatório de vendas por vendedor e descobrir como melhorar a performance do setor. Esse alinhamento de dados permite analisar o desempenho na busca por bater as metas de venda.
Ao saber quem vende mais e qual produto tem mais saída, pode-se elaborar estratégias para aumentar esses números ou correr atrás dos que estão em baixa. Relatórios de vendas no geral ajudarão a enxergar como alcançar objetivos de curto e médio prazos.
Mais especificamente sobre os relatórios de faturamento por cliente, o empreendedor entende a importância de cada um deles para o negócio.
Ao ter uma visão do percentual de cada um no faturamento, pode-se adequar ofertas, sugerir upsells/cross-sells e ter uma visão segura da distribuição do faturamento entre os parceiros.
A Conta Azul Pro permite integrar esses dados e emitir relatórios personalizados para cada necessidade. Tudo isso pode ser feito de forma simplificada, com apenas alguns cliques, ou até automatizada. É possível programar emissão de relatórios periodicamente, por exemplo.
Enfim, o ERP online tem tudo o que você precisa para controlar os dados de vendas do negócio. De cadastros a números, de fornecedores a clientes, do estoque ao pós-venda.
Vá além dos relatórios com uma plataforma de gestão integrada
Relatórios, documentos, informações… é muita coisa para dar conta ao administrar um negócio. Mas calma: dá para simplificar e automatizar todas essas operações. E ainda conectá-las para que todos os dados conversem e estejam sintonizados.
Isso é possível com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada. Nela, todas as operações administrativas de uma empresa estão interligadas, tornando possível visualizar o quadro geral ou o detalhe de cada área da empresa. E ainda emitir relatórios de todos os tipos e para todos os gostos, como:
-
Fluxo de caixa diário;
-
Fluxo de caixa mensal;
-
DRE Gerencial;
-
Projeção de crescimento;
-
Evolução de custos ou recebimentos;
-
Custos e despesas operacionais e não operacionais;
-
Por categorias diversas ainda no DRE;
-
Lucratividade e margem de lucro;
-
Lançamentos atualizados;
-
Situação de clientes e fornecedores;
-
Valores a pagar e receber;
-
Adiantamento de clientes e fornecedores;
-
Títulos emitidos e recebidos por cliente ou fornecedor;
-
E muitos outros!
Confira tudo isso sem custo agora no teste grátis da Conta Azul Pro!