Controle Financeiro

Relatório de Posição de Contas: o que falta pagar e receber

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 22/01/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

relatorio-posicao-de-contas-contaazul-blog.png

Tem novidade ContaAzul, uma visão disponível para clientes que precisam saber o que falta pagar ou receber. O Relatório de Posição de Contas apresenta todos os lançamentos financeiros conforme a situação de clientes e fornecedores: o que foi emitido, o que já foi pago ou recebido de cada e o que falta pagar ou receber. Você bate os olhos no relatório e sabe o que precisa fazer.

O novo relatório ajuda você tanto no controle de caixa, no dia a dia, quanto no fechamento do mês. A gente mostra como.

Resumo da novidade:

  • Novo relatório
  • Posição das contas a pagar
  • Posição das contas a receber
  • Posição histórica (só para contadores)

Novo relatório de posição de contas

Que controle financeiro empresarial exige disciplina, você já sabe. Fazer o lançamento de cada entrada ou saída de recursos, com a classificação correta, permite conhecer e acompanhar gastos e ganhos da empresa. O ContaAzul facilita essa tarefa de diversas formas, como a integração bancária para sincronizar extrato da conta corrente, criação de lançamentos a partir de notas fiscais ou a busca automatizada de nota de compra do site da receita.

relatorio-posicao-de-contas-contaazul-01.png

Mas muitos de nossos clientes pediam um recurso para ajudar na tomada de decisão: ter uma visão rápida e clara de quais são os clientes e fornecedores com contas ainda não quitadas, atrasadas ou já pagas. Isso é importante para poder enxergar a situação das contas de uma forma diferente e complementar a outros relatórios já existentes, como fluxo de caixa diário e mensal, ou mesmo o DRE Gerencial (Demonstrativo de Resultados do Exercício). Aqui, o que importa são outras informações.

Imagine que sua empresa fez negócio com 3 clientes. Controlar, na planilha ou na agenda, os pagamentos em atraso ainda é viável. Mas imagine que você vá ampliando sua carteira e tenha 10 ou mais clientes ativos em um mês com datas de vencimento parecidas. Quanto mais rápido você puder conhecer a situação do que está em atraso, melhor consegue agir para fazer uma cobrança.

Outra situação de uso do relatório de posição de contas é aquela em que você identifica uma baixa no caixa daqui, por exemplo, 5 dias. A quais clientes você poderia pedir uma antecipação? Com quais fornecedores seria possível negociar mais prazo? Ao enxergar a posição das contas, em uma lista única, com filtros por data e situação, você tem a resposta sobre suas alternativas em poucos cliques.

Como funciona

Ao acessar o relatório, você escolhe entre a posição de contas a pagar e a receber, além do período e a forma de agrupamento (todos, múltiplos ou um único cliente ou fornecedor). Nosso time de engenheiros de software trabalhou nos detalhes, para garantir que, visualmente, fique clara a situação: destaque em vermelho para atrasados, um check em verde para o que foi liquidado etc.

Interessou? Vamos acompanhar em mais detalhes cada situação.

Posição das contas a pagar a fornecedores

A visão de posição das contas a pagar a fornecedores e prestadores de serviço em uma determinada semana ou mês pode ser selecionada com os filtros, apresentados na parte superior da tela. É possível ainda escolher quantos e quais fornecedores serão apresentados na lista, e somados no relatório.

Para cada situação, você tem na tela a soma das contas em cada um dos quatro estágios no dia de hoje:

  • Atraso
  • A pagar
  • Pago
  • Total Pago

Para cada grupo de fornecedores, você tem pedidos de compra apresentados com descrição, categoria e datas de emissão, vencimento, pagamento e valor. Você pode usar a ferramenta para navegar pelas contas a pagar, acessando detalhes de cada uma delas em um clique.

Posição das contas a receber de clientes

O mesmo vale para o que você tem a receber pelas vendas ou serviços prestados. A posição das contas a receber de clientes pode ser apresentada em referência a uma determinada semana ou mês, com os mesmos tipos de filtros, apresentados na parte superior da tela. Você também seleciona quantos e quais clientes são listados no relatório.

relatorio-posicao-de-contas-contaazul-02.png

Assim como nas contas a pagar, aqui você enxerga, para cada filtro ou agrupamento que escolher, a soma das contas em cada um dos quatro estágios na data atual:

  • Atraso
  • A receber
  • Recebido
  • Total Recebido

Para cada cliente, são apresentadas as vendas criadas com descrição, categoria e datas de emissão, vencimento, pagamento e valor. Você pode usar a ferramenta para navegar pelas vendas, acessando detalhes de cada uma delas.

Posição histórica, só para contadores

Um destaque exclusivo para quem está conectado à contabilidade pelo ContaAzul é um recurso de posição histórica de contas. Acessível apenas para o contador, ela tem os mesmos recursos do relatório, com um item adicional: saber a situação de uma determinada conta em datas retroativas.

relatorio-posicao-de-contas-contaazul-03.png

Por que? Para explicar, vamos usar outro exemplo. Quem trabalha no financeiro sabe que o fechamento financeiro e o fechamento contábil nem sempre (quase nunca) são resolvidos no primeiro dia do mês. Às vezes falta um dado — ou tempo mesmo — e essa tarefa se arrasta pela primeira semana.

Entre o último dia do mês passado e o fechamento, algumas contas podem ter sido liquidadas e a visão da data atual não basta. Para ter todas as respostas de que sua contabilidade precisa, seu contador pode usar o recurso de “voltar no tempo” e recuperar a situação da conta. Converse sobre isso com seu contador.

Posição de Contas em aberto e fechadas

Decisões melhores e ganho de tempo na gestão são benefícios que o ContaAzul busca entregar para seus clientes o tempo todo. O relatório de posição de contas vai nesse sentido, funcionando como uma ferramenta poderosa para saber quando e como agir.

Gostou da novidade ContaAzul? Comece agora a usar o relatório.

Ainda não é cliente? Experimente agora.

Leia também