Relatório comercial: facilidade nas tomadas de decisões

Relatório comercial: para que serve e como usar bem

Os relatórios, de uma forma geral, são encarados como uma mera formalidade burocrática. Porém, o que muitos profissionais às vezes esquecem é que este documento é fundamental para a empresa. O relatório comercial, em especial, traz informações que permitem análises de situações reais, projeções e sugestões de melhorias para o seu negócio de uma maneira ampla e assertiva — tornando-se a chave para sucesso.

Tome decisões certas em sua empresa com os relatórios do ContaAzul, sistema de gestão completo

Sendo assim, este documento é desenvolvido para auxiliar o empreendedor na tomada de decisão, contribuindo para o crescimento da empresa com base em dados concretos. Ele geralmente é feito para:

  • Analisar as soluções disponíveis e potenciais para um problema ou situação;
  • Aplicar a teoria da gestão de negócios em uma situação prática;
  • Demonstrar o seu raciocínio, habilidades analíticas e de avaliação na identificação dos resultados e possíveis oportunidades;
  • Chegar a conclusões sobre um problema ou assunto;
  • Fornecer recomendações para ações futuras.

Neste sentido, quando bem elaborado, oferece diversas vantagens, como: auxílio no processo de planejamento de ações e decisões corporativas, criação de uma imagem positiva e contribuição para uma comunicação eficaz.

Confira também:

Como fazer um relatório comercial?

Quando se pensa em desenvolver um relatório comercial como este, muitos profissionais sentem calafrios. Logo acham que é algo muito complicado, mas, na verdade, ele é muito simples. Basta seguir alguns passos e alinhá-lo com os objetivos da empresa. Afinal, no que se refere ao negócio, como dados e resultados, você já sabe e tem tudo à mão, não é mesmo?

1. Crie um escopo

Escopo refere-se aquilo que se quer atingir e, muitas vezes, os empreendedores cometem o erro primário de desenvolver relatórios muito genéricos ou vagos. Portanto, certifique-se que o seu relatório esteja alinhado com os objetivos e metas da empresa.

2. Tenha em mente o seu público-alvo

Desenvolver um relatório comercial não é apenas jogar as informações no papel e analisar. É muito importante pensar em quem irá lê-lo. Então, não se esqueça de levar em consideração o seu público-alvo. Redija o documento com uma linguagem formal e objetiva para facilitar a compreensão e contribuir na tomada de decisão.

3. Pesquise

Nenhum relatório surge do nada, certo? Então, depois de definir o escopo e o público-alvo, reúna tudo que é necessário para apoiar o seu relatório comercial. Dependendo qual for a finalidade do documento, podem ser necessários embasamentos teóricos para sugestões de melhorias, relatórios financeiros, números de vendas, estudos de mercado, enfim, o que for preciso.

4. Estruture

Crie um esboço para ajudar na hora da escrita e não esqueça nenhuma informação. Inclua introdução, sumário, questões-chave, problemas, percepções, conclusão e recomendações. Isso fará com que você o desenvolva de forma organizada e produtiva.

5. Escreva

Comece pela introdução e sumário para que seja definido o problema que se espera resolver ou indicado o propósito do relatório. Lembre-se sempre de deixar tudo isso alinhado com os objetivos da empresa. Em seguida, escreva sobre os principais tópicos, percepções e faça referência às suas pesquisas quando necessário. Destaque suas ideias com base nas análises e mostre gráficos, se preciso. O importante é que tudo fique claro para o seu público durante a leitura. Por fim, faça uma conclusão dos pontos levantados e indique os próximos passos.

Que tal dar o próximo passo?

Até que não é tão complicado, certo? Aproveite essas dicas e estruture um relatório comercial para a sua empresa. Assim, você garante uma visão ampla do seu negócio e facilita a tomada de decisões para estar sempre um passo à frente do seu concorrente.

Vale lembrar que usar um sistema integrado de gestão, como o ContaAzul, você tem acesso a relatórios de venda, de produtos mais vendidos, de vendas por cliente, entre outros, de forma automática. À medida que você cadastra clientes e emite vendas, o software é capaz de apresentar os dados consolidados.

Você já desenvolveu um relatório comercial? Compartilhe sua experiência conosco, estamos ansiosos para saber. E se tiver dúvidas, comente aqui embaixo. Teremos prazer em ajudá-lo!

Modelo de DRE  Use o modelo para fazer a demonstração do resultado do exercício do seu  negócio durante o ano Baixar a planilha agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?