Transações Recorrentes

Como gerar receita recorrente para investir em marketing e vendas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 31/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Empresas que trabalham com pagamentos recorrentes devem ficar atentas para evitar a evasão de clientes;
  • Uma ótima estratégia para evitar esse tipo de problema é investir em ações de marketing para fidelizar e atrair novos clientes;
  • Além de ser o ERP ideal para te ajudar a gerenciar o seu negócio, a Conta Azul também conta com uma série de módulos projetados para gerar insights e direcionar seus investimentos em marketing e vendas! Aproveite essa inovação!

Experimente grátis a Conta Azul!

Trabalhar com receita recorrente para investir em marketing e vendas é desafiador e, ao mesmo tempo, pode ser altamente rentável. Quando se trata de modelos de negócios por mensalidades, planos ou assinaturas, as técnicas aplicáveis devem ter como objetivo fidelizar clientes.

Isso sem contar certos indicadores de performance essenciais, como o Lifetime Value (LTV) e churn (cancelamentos). Por outro lado, todos esses KPIs só se mantêm em níveis satisfatórios quando a empresa investe em estratégias de marketing e vendas de forma consistente.

É preciso entender que receitas recorrentes não são uma reserva inesgotável de riqueza. Se não houver um esforço regular no sentido de atrair e reter clientes, o negócio corre risco de entrar no vermelho.

Avance na leitura e saiba como desenvolver o marketing do seu negócio baseado em receitas recorrentes e tendo a Conta Azul como aliada.

Como a sua empresa pode usar a receita recorrente para investir em marketing e vendas e faturar mais?

Empresas que trabalham com pagamentos recorrentes precisam estar o tempo todo atentas para evitar a evasão de clientes. Dessa forma, a meta é manter um modelo sustentável de negócio com receita recorrente em que a base de assinantes fique em crescimento ou, pelo menos, estável.

Para que isso aconteça, é preciso se concentrar em ações de marketing efetivas, no sentido de atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, manter os atuais sempre ativos e adimplentes. É por essa razão que parte da receita recorrente deve ser direcionada para abastecer os canais de comunicação da empresa com conteúdos voltados à conversão.

Em paralelo, é preciso cuidar do marketing de relacionamento com os clientes já conquistados para que eles não só continuem fiéis, como se sintam dispostos a indicar sua empresa a outros consumidores.

Para trabalhar nessas duas frentes (atração e retenção) com efetividade é preciso investir em ferramentas que forneçam dados que ajudem você a tomar decisões melhores. É aqui que entra o ERP Conta Azul, uma solução completa desenvolvida para empresas que almejam receitas previsíveis.

Se você quer implantar um modelo de pagamento recorrente na sua empresa, mas não sabe como começar, ou se vale a pena o esforço, o apoio dessa ferramenta é um excelente ponto de partida – e vamos explicar o porquê.

Como a Conta Azul pode ajudar nessa missão

O sonho de toda empresa que opera no modelo recorrente é tornar a sua receita previsível e em condições de crescer. Nesse sentido, é fundamental contar com ferramentas de marketing que não só ajudem a operacionalizar suas rotinas como a prover o negócio de dados e informações.

A Conta Azul é o seu braço direito nessa jornada, pois é um ERP equipado com uma série de módulos projetados para gerar insights e direcionar seus investimentos em marketing e vendas.

Um de seus recursos é o App Vendas Conta Azul, desenvolvido para empresas que necessitam gerir vendas e, ao mesmo tempo, cadastrar novos clientes. Ele atende desde o varejista até a empresa que presta serviços no modelo de receitas recorrentes com a mesma eficiência.

Mas a Conta Azul tem muito mais recursos e funcionalidades que vão ajudar seu negócio a vender mais e melhor. Conheça a seguir!

Gestão de Contrato

Empresas como clubes de assinatura precisam de muito controle em relação aos seus contratos. Nesse caso, o cuidado recai sobre aspectos como vencimentos, taxas, juros por atrasos e a inadimplência.

Não menos importante, é preciso manter sempre acesa a chama do relacionamento para que, quando o contato vença, o cliente faça a esperada renovação. É para tratar desses componentes essenciais que a funcionalidade de gestão de contratos da Conta Azul existe.

Com ela, você tem à disposição um sistema integrado, pelo qual a empresa acompanha seus processos de contratação de ponta a ponta. Isso vale não apenas para os contratos que seus clientes assinam, como para aqueles que seu negócio tem com fornecedores, parceiros e outras entidades.

Relatórios Gerenciais

Não há como utilizar dados para tomar decisões se eles não forem apresentados de forma inteligível. Essa é a função dos relatórios gerenciais. Eles ajudam você a enxergar aquilo que os números frios não podem mostrar.

Dessa forma, você tem em mãos uma poderosa ferramenta que vai ajudá-lo a ter uma visão geral da empresa. Os relatórios gerenciais da Conta Azul abrangem os principais aspectos do negócio, fornecendo painéis detalhados sobre:

  • Fluxo de caixa recorrente (diário e mensal);
  • Clientes;
  • Despesas;
  • Faturamento por cliente;
  • Estoque;
  • Produtos mais vendidos;
  • Serviços;
  • Vendas;
  • DRE;
  • Análise de pagamentos;
  • Gestão de contas.

Gestão de propostas/orçamentos

Uma proposta comercial ou o envio de um orçamento não é apenas uma questão de números. Embora eles sejam a essência dessa ferramenta de vendas, sua função não seria tão bem cumprida se eles não forem visualmente atrativos.

O ERP Conta Azul apoia seu negócio na hora não só de montar propostas com números convincentes, mas elegantes e ricas em informações. Ele ajuda também a criar orçamentos personalizados, levando suas equipes de vendas a patamares mais elevados de relacionamento com os seus clientes.

Você pode enviar suas propostas em formato digital ou, para um impacto ainda maior, em suporte impresso no tamanho que julgar mais adequado.

Depois de conhecer todas essas possibilidades, ficou com vontade de experimentar na prática as vantagens do ERP da Conta Azul? Clique aqui e faça um teste grátis!

Leia também