Cobrança e Meios de Pagamento

Como gerar link para pagamento com cartão de crédito pela Conta Azul

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 16/04/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Gerar um link de pagamento pode tornar as vendas mais fáceis e ágeis, proporcionando praticidade aos clientes;
  • Esse método de pagamento proporciona segurança nas transações e ajuda as empresas a venderem mais sem precisar de maquininha;
  • Confira os benefícios de gerar link para pagamento com cartão de crédito pela Conta Azul.

Oferecer mais formas de pagamento é uma das estratégias que podem ser usadas para aumentar as vendas da sua empresa. Se você não possui maquininha e perde dinheiro por não conseguir vender a prazo, gerar um link para pagamento com cartão de crédito é uma ótima opção para resolver esse problema.

Essa ferramenta facilita a vida tanto do empreendedor, que consegue gerar uma cobrança de maneira simples e rápida, quanto do cliente, que pode receber o link por e-mail, SMS, WhatsApp e até redes sociais logo após a concretização do negócio.

Se você quer entender mais sobre como esse meio de cobrança pode ajudar a aumentar as receitas da sua empresa, siga a leitura para saber como funciona um link de pagamento com cartão de crédito e quais são as melhores práticas para garantir a segurança nesse tipo de transação. 

Além disso, você descobrirá quais são as vantagens de usar o ERP da Conta Azul para gerar as suas cobranças e fazer a gestão de recebimentos. Acompanhe os tópicos:

Uma pessoa pagando por um link de pagamento

Trata-se de um link de pagamento gerado no ambiente online e que possibilita o pagamento de forma rápida e prática. 

Essa ferramenta permite que os clientes cadastrem os dados do cartão de crédito e, em poucos cliques, façam o pagamento referente a aquisição de um determinado produto ou serviço.

Ao usar um link de cartão de crédito, empresas que não possuem maquininha ou site conseguem utilizar esse meio de pagamento para vender e podem parcelar o valor da transação para o cliente. 

Como muitos consumidores preferem usar o cartão em compras e só conseguem adquirir determinados produtos se houver parcelamento, você não perde o negócio e ganha uma oportunidade de incrementar sua receita. 

Leia também: Formas de pagamento: principais meios, como escolher, solução para empresas e mais

Para gerar um link de pagamento, o vendedor deve acessar a plataforma usada para esse fim e preencher as informações sobre a cobrança, como o valor, a descrição do produto/serviço, data de vencimento e número de parcelas permitidas. 

Depois disso, ele pode enviar o link para o cliente diretamente pela plataforma, se ela tiver essa opção, por canais como e-mail, SMS e WhatsApp. Caso não exista essa possibilidade, o vendedor pode copiar o link e enviar para o canal de preferência do cliente.

Ao clicar no link recebido, o consumidor será direcionado para uma página. Nesse local, ele irá cadastrar os dados do cartão de crédito (número, nome do titular, data de vencimento e código de verificação) e selecionar a condição de pagamento, se houver opção de parcelamento.

A Conta Azul permite que você crie links de pagamento para cartão de crédito por meio da solução de cobranças. Além de cobrar seus clientes por Pix, cartão de crédito (via link) e boleto, com essa ferramenta você consegue automatizar diversos processos – o que evita esquecimentos e erros e libera tempo que seria gasto em atividades manuais.  

Com essa solução, você não precisa utilizar maquininhas de cartão nem ter um site para realizar suas vendas. Basta gerar um link, que pode ser personalizado com a identidade visual da sua empresa, e enviar para o cliente.

A Conta Azul ainda oferece o pagamento recorrente no cartão de crédito, perfeito para empresas que trabalham com assinaturas, planos e mensalidades. Ao cadastrar um contrato no ERP, é possível salvar os dados do cartão para que a cobrança seja feita automaticamente todo mês na fatura do cliente.

Veja abaixo outras vantagens de gerar link para pagamento com cartão de crédito pela Conta Azul:

1. Agilidade no pagamento

Além de ser mais uma forma de pagamento disponível para os seus clientes, o link também é um atalho, visto que direciona o cliente para o checkout da compra em apenas alguns cliques. Dessa forma, é um método ágil tanto para o cliente quanto para o vendedor.

2. Facilidade em vender pela internet

Com o link para pagamento com cartão de crédito, você consegue vender pela internet de forma mais prática. Isso porque o cliente não precisa necessariamente entrar no seu site, pesquisar e escolher os produtos e então fechar a compra. 

Basta que ele informe o que quer comprar para que você forneça o link de pagamento com todas as informações necessárias para ele fechar o negócio. Logo, você consegue vender os seus produtos em qualquer plataforma, inclusive redes sociais e WhatsApp.

3. Segurança nas transações

Usar o link de pagamento da Conta Azul permite que uma loja que realiza vendas pelas redes sociais ou WhatsApp não fique refém de pagamentos no ato da entrega, ou das transferências bancárias. 

Com essa ferramenta, você garante o pagamento assim que o cliente fizer o checkout, o que traz mais segurança para suas vendas.

4. Fidelização dos clientes

Oferecer um método de pagamento ágil e simples faz com que a experiência do cliente seja muito boa. Esse é o primeiro passo para que ele volte a comprar com você, além de se tornar um promotor da sua marca.

5. Venda parcelado e receba o valor total

Com o link para pagamento com cartão de crédito da Conta Azul, você pode realizar vendas parceladas e, mesmo assim, receber o valor total em uma vez só.

Ou seja, a empresa pode vender a prazo em até 12x, mas antecipa o recebimento e vê o dinheiro entrar no caixa num prazo de D+ 15 dias.

6. Lembretes de vencimento

A solução de cobranças da Conta Azul permite que você configure uma régua de cobrança automatizada, que enviará ao cliente lembretes antes, no dia e depois do vencimento da conta. Dessa forma, você tem mais uma ferramenta para ajudar na diminuição da inadimplência.

7. Desconto para pagamento antecipado

Também faz parte de um bom relacionamento com o cliente oferecer alguma recompensa quando ele efetua os pagamentos em dia (ou até antes do previsto). Por isso, a solução de cobranças da Conta Azul oferece o desconto para pagamento antecipado.

Com essa estratégia, o cliente tem uma redução no preço do produto ou serviço caso ele faça a quitação antes da data de vencimento. Você pode optar por oferecer um desconto em reais ou porcentagem e escolher se ele será aplicado em uma data exata ou por quantidade de dias que antecedem o vencimento.

8. Faça consulta no Serasa durante a venda

Outra vantagem para quem usa a solução de cobranças da Conta Azul é que o sistema ERP é integrado com o Serasa Recomenda. Além de gerar um relatório de crédito personalizado para cada consulta, essa ferramenta sugere limites de crédito para cada perfil de consumidor e dá recomendações sobre o tipo de negociação a fazer com cada cliente.

Dessa forma, a consulta Serasa fornece ao empreendedor dados que o ajudarão a tomar decisões comerciais mais acertadas. Com as informações de crédito e recomendações da plataforma, ele poderá vender para os melhores perfis, nas melhores condições, e evitar prejuízos com inadimplência. 

Como garantir a segurança nas transações com links de pagamento?

A preocupação com as transações realizadas no ambiente online tem aumentado e isso não acontece por acaso. Com a expansão das novas tecnologias, tem crescido o número de golpes virtuais, aumentando a necessidade das empresas em se preocuparem com as questões relativas à segurança da informação.

Essa realidade não difere em relação aos links de pagamento e, consequentemente, das empresas que fornecem essa solução. Mas, felizmente, por meio de simples estratégias, torna-se possível diminuir ou mesmo eliminar as ameaças causadas pelos ataques virtuais.

Diante desse cenário, a primeira tática para melhorar a segurança da informação é a utilização do SSL, tecnologia de segurança utilizada pelos bancos e regulamentada pelo Banco Central. 

Esse certificado, que é utilizado pela Conta Azul e seus parceiros, se encarrega de criptografar as informações transmitidas no momento de cada transação. Com ele, torna-se possível otimizar a segurança da informação e evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados. 

Também é importante que você oriente o seu cliente sobre segurança online. Além de explicar as melhores práticas para ele se proteger, mostre como são as mensagens enviadas pelo sistema que você usa, de que endereço elas costumam vir e como é a identidade visual delas. Além disso, deixe um contato à disposição caso ele tenha dúvidas. 

Aprenda mais sobre cobrança com a Conta Azul

Como explicamos ao longo do texto, gerar links para pagamento com cartão de crédito traz diversos benefícios para sua empresa. Desde uma boa experiência do cliente até a segurança, essa é uma ótima opção para tornar o processo mais ágil e simples.

Além do link de pagamento via cartão de crédito, com a solução de cobranças da Conta Azul você tem acesso a diversas funcionalidades que permitem agilizar suas vendas e receber seus pagamentos de forma rápida e segura.Gostou do conteúdo? Continue aprendendo e confira o nosso blog post “Como fazer cobrança: dicas, canais, tipos de cobrança, recorrência”.

Leia também