Cobrança e Meios de Pagamento

Solução de cobranças da Conta Azul ajuda empresas a economizar dias de trabalho

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 09/04/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A solução de cobranças da Conta Azul agiliza e facilita os recebimentos via Pix Cobrança, cartão de crédito (via link) e boleto;
  • Com essa ferramenta, o empreendedor consegue economizar várias horas de conferência e automatiza a gestão de cobrança;
  • Mailton Gomes é cliente da Conta Azul desde 2017 e economiza, em média, dois dias de trabalho mensais com a ferramenta. Veja a história dele!

Experimente grátis a Conta Azul!

“Antes, gastava de três a quatro horas para fazer esse controle, o que representava basicamente dois dias ‘perdidos’ no mês apenas com isso (conferência de recebimentos).” Foi o que disse Mailton Gomes, da TFS Informática, ao ser perguntado sobre os principais benefícios da solução de cobranças da Conta Azul.

O empreendedor deu uma entrevista para contar sobre a experiência com a Conta Azul Pro. Durante o relato, ele conta que os colegas também donos de negócios ficam assustados quando demonstra o quanto é simples gerenciar a empresa com a plataforma.

Neste conteúdo, confira o depoimento de Mailton e as principais funcionalidades do sistema de gestão de cobranças da Conta Azul. Além disso, ele conta como a Conta Azul Pro o ajudou a gerenciar a empresa com mais agilidade. Siga a leitura para saber mais!

O Receba Fácil é uma das ferramentas da Conta Azul que agiliza e facilita os recebimentos via Pix Cobrança, Cartão de Crédito via Link e Boleto;

Simplifique a sua gestão de cobranças

A solução de cobranças da Conta Azul foi desenvolvida com o objetivo de simplificar e automatizar a sua gestão de cobranças.

Com ele, é possível fazer a conciliação bancária automática, cobranças recorrentes por meio da função “Contratos” e até enviar alertas de vencimento para os clientes, o que contribui com a redução da inadimplência. E tudo isso integrado com o financeiro da Conta Azul Pro.

Essa funcionalidade permite que você faça cobranças de três formas:

Pix Cobrança

É possível gerar cobranças via Pix (QR codes e chaves copia e cola), sem taxa de emissão, pagando um valor que só é debitado após a compensação. Para receber os valores, o dono de negócio conta com uma lista de mais de 10 bancos homologados

Com essa funcionalidade, também é possível:

  • Gerar cobranças recorrentes;
  • Configurar datas de vencimento, descontos e multas por atraso
  • Ativar lembretes automáticos para cobrar os clientes. 

Além disso, assim que você recebe um pagamento, a confirmação fica visível de forma instantânea no extrato. 

Outra vantagem é que Pix Cobrança também é válido como título de cobrança e pode ser usado para protestos em casos de inadimplência. Igual um boleto, mas com a facilidade do Pix.

Cartão de Crédito (via Link)

Você pode receber via cartão de crédito mesmo sem ter maquininha, criando um link de pagamento que pode ser enviado por e-mail, WhatsApp e redes sociais.

Um dos principais benefícios dessa solução é aceitar as principais bandeiras do mercado, poder parcelar em até 12 vezes e receber todas as prestações de uma única vez.

Boleto

Receba por boleto registrado sem burocracia, pagando taxa somente após a compensação. Com essa solução, você acompanha em tempo real quem pagou qual boleto e não tem o trabalho de fazer manualmente arquivo de remessa e retorno. 

Case de Sucesso: Mailton Gomes da TFS Informática

Mailton Gomes atua no centro de São Paulo com consultoria em informática, orientando os clientes em relação a equipamentos e infraestrutura de redes.

O empreendedor começou a usar a Conta Azul Pro em 2017, quando sentiu necessidade de ter um controle financeiro eficiente e deixar as planilhas de lado. 

A solução de cobranças da Conta Azul foi outra funcionalidade que chamou atenção de Mailton, principalmente em relação ao recebimento por boletos: 

“Tínhamos dificuldade em dar baixa nos títulos. Chegávamos a cobrar quem já tinha pago e esquecíamos de cobrar os clientes que não tinham enviado o pagamento, tudo devido à burocracia de controlar os recebimentos. Agora tenho esse controle de uma forma mais simples e muito fácil.”

Além disso, ele também foi atraído pelo diferencial de pagar apenas após a compensação bancária, o que poucos bancos fazem: “Quando comecei a ler as perguntas e respostas no site da Conta Azul sobre a solução de cobranças, vi que pagaria apenas quando eu recebesse, sem taxas por geração de boleto.” 

Por trabalhar com serviços, Mailton disse que ficou mais simples gerar as cobranças recorrentes, ou seja, daqueles clientes que pagam mensalidade fixa. Isso porque os dados ficam salvos na plataforma e basta inserir o CNPJ para gerar o boleto.

“Não preciso fazer absolutamente nada: coloco o CNPJ, identifico a data de pagamento e a plataforma já envia as mensagens automatizadas da cobrança. Isso não me toma muito tempo, nem para fazer o cadastro e nem para controlar os títulos de cobrança.” 

Segundo o empreendedor, os lembretes automáticos de pagamento contribuíram para a redução da inadimplência, já que era bastante comum o esquecimento por parte dos clientes da data de pagamento. Poder inserir juros também foi fundamental para evitar os atrasos. 

Por fim, ele disse que o que mais agrega valor ao negócio é justamente a gestão de contratos junto com a emissão de boletos: “Antes, gastava de três a quatro horas por dia para fazer esse controle, o que representava basicamente dois dias ‘perdidos’ no mês apenas com isso.”

Hoje, Mailton diz que, quando fala ou demonstra a Conta Azul para outros colegas empreendedores, eles chegam a ficar assustados do quanto é simples fazer todo esse controle dos recebimentos.

Praticidade e agilidade são duas palavras que, segundo ele, resumem a solução de cobranças da Conta Azul.

Ajudamos o empreendedor a focar na gestão do negócio

Você pode ter um produto ou serviço excelente e vender bastante, mas o que vai diferenciar a sua empresa da concorrência são a estratégia e a gestão do negócio. E para isso, ter tempo disponível é fundamental.

Afinal, como o dono de negócio vai conseguir pensar em promoções direcionadas, analisar o mercado e estudar os clientes se todos os dias têm muitas atividades operacionais para fazer, como digitar notas e conferir manualmente o caixa?

Conte com a Conta Azul Pro para otimizar as tarefas manuais, diminuir erros, retrabalhos e, assim, ter uma gestão moderna e eficiente.

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa e online, que integra todos os setores da empresa — estoque, vendas, financeiro e contabilidade — em um único local. Com tudo centralizado, o empreendedor não precisa falar com várias pessoas para encontrar uma informação simples e nem conferir manualmente documentos, entradas e saídas. 

Os principais benefícios são:

  • Acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real e até pelo celular, por meio do App Conta Azul de Bolso, gratuito;
  • Emissão descomplicada de notas fiscais e envio ao contador sem precisar de malotes;
  • Conciliação automática das vendas e notas fiscais. Com essa funcionalidade, você não se perde no extrato bancário com controle total sobre os recebimentos e contas a pagar;
  • Recebimento de alertas quando os itens atingem as quantidades mínimas, facilitando a reposição do estoque em tempo hábil; 
  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender.

A Conta Azul Pro foi feita para quem está começando agora ou já tem um tempo de mercado e quer organizar a empresa para ter uma gestão moderna e eficiente

Agora, vem a melhor notícia: a Conta Azul Pro pode ser integrada com a solução de cobranças da Conta Azul, para você ter controle total sobre os seus recebimentos. 

Faça como Mailton e tantos outros empreendedores que decidiram acelerar o sucesso do negócio: experimente a Conta Azul Pro de graça, sem compromisso! 

Leia também