Quiz: É controle de estoque ou é controle financeiro?

Quiz: É controle de estoque ou é controle financeiro?

Dinheiro que entra, dinheiro que sai. Mercadorias que chegam, outras que vão. Dependendo da natureza do seu negócio, é natural que esse fluxo faça parte do dia a dia. Quanto maior a sua intensidade, mais rígida deve ser a gestão. Então, como você cuida do controle de estoque e financeiro da empresa?

Controle o estoque de sua empresa com o ContaAzul, um sistema de gestão completo

Por que adotar controle de estoque e financeiro

Ainda que você acredite ter um razoável controle de estoque e financeiro da empresa, há questões específicas em cada área que exigem uma atenção individual. E isso começa pelo básico: de um lado, há mercadorias armazenadas em caixas; de outro, cifras, números e contas (a pagar e a receber).

É por essa razão que, embora uma empresa saudável dependa de uma gestão qualificada nessas duas áreas, você precisa diferenciá-las, entender o que cabe a cada uma e buscar as melhores práticas para cada caso.

Controle de estoque

De forma básica, é possível definir o controle de estoque como um conjunto de ações adotadas com o propósito de acompanhar e fiscalizar a entrada e saída de produtos da empresa. Tais ações dependem basicamente da capacidade de organização, cujo objetivo é evitar dificuldades de movimentação (que levam o negócio a perder tempo e dinheiro) e também desperdício de materiais.

Se o trabalho no estoque é bem feito, há reflexos positivos na gestão financeira. Do contrário, é prejuízo na certa: você pode comprar errado, adquirindo o que já tem e não precisa ou ainda esquecer produtos que lá estão há tempo, perdendo o prazo de validade.

Estoque: de simples depósito a área estratégica  Preparamos um guia com dicas e informações que irão ajudar você e o seu  negócio a crescer todos os dias Baixar o guia agora

Controle financeiro

Uma gestão financeira eficiente é condição obrigatória para a sobrevivência do negócio. Afinal, se não há controle de receitas e despesas, não há lucro possível. E que empresa sobrevive sem ganhar dinheiro?

O controle financeiro compreende desde a situação do fluxo de caixa até os dados patrimoniais da empresa, gerando demonstrativos cujos resultados permitem conhecer o valor do negócio e tomar decisões estratégicas. Uma gestão qualificada evita desvios ou mesmo a confusão entre o que é da pessoa jurídica e o que é da pessoa física.

Na teoria, fica fácil. Mas e na prática? Você sabe o que é e como implementar o controle de estoque e financeiro na sua empresa? Para tirar suas dúvidas, responda ao nosso quiz e descubra se precisa realizar algum ajuste na gestão.

 

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?