Controle Financeiro

Quiz: como você controla a sua movimentação bancária?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

02movimentacao-bancaria.jpg

Se você, empresário, não faz um bom controle da movimentação bancária da sua empresa, está correndo riscos que poderia – e deveria – evitar. É um cuidado fundamental especialmente se você tem sócios ou funcionários com acesso à conta corrente.

Uma receita que deixou de entrar, uma despesa que não se sabe de onde veio ou uma cobrança indevida no débito automático. Esse tipo de evento pode envolver valores pequenos, mas, quando somados, fazem uma diferença considerável no final do mês.

Isso tudo sem contar o risco de, por uma má gestão da movimentação bancária, entrar no cheque especial e começar a pagar os juros mais altos do mercado.

Os riscos de uma má gestão financeira

A pesquisa Causa Mortis – O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos, do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado de São Paulo), divulgada em 2014, tem algumas pistas sobre o assunto. Na ocasião, foram feitas 1.829 entrevistas com empresas que têm empregados, sobre a sua percepção a respeito das dificuldades de abrir e manter um negócio.

Dessas entrevistas, 526 foram com empresas que já encerraram suas atividades. Na visão dos próprios empreendedores, o principal motivo para o fechamento foi a falta de capital ou lucro. O estudo do Sebrae-SP concluiu, a partir disso, que as três razões principais que levaram as empresas a essa situação são um planejamento prévio insuficiente, gestão empresarial ruim ou falta de comportamento empreendedor.

É na gestão do negócio em andamento, um dos três motivos principais, que se encontra o controle financeiro. O que isso tem a ver com o assunto deste artigo? O raciocínio é muito simples: não acompanhar de perto a movimentação bancária com receitas e despesas do negócio é um forte sintoma de uma administração bagunçada – o que representa um grande perigo de quebrar antes de alcançar os cinco primeiros anos.

Sistema de gestão ajuda a controlar a movimentação bancária

Não há maneira melhor para acompanhar a movimentação bancária de uma empresa do que utilizando um sistema de gestão inteligente, como o ContaAzul. Fluxo de caixa e relatórios de receitas e despesas são muito simplificados, e você economiza horas de trabalho, além de minimizar a margem de erro.

As planilhas no Excel são ótimas, e há quem não dispense o bom e velho papel, mas atualizar o controle do caixa manualmente é dar chance para o azar. Quando a empresa tem um bom volume de movimentações, erros acontecem, mesmo com as pessoas mais cuidadosas.

E você, como controla as entradas e saídas da conta da sua empresa? Se você quer saber se está fazendo tudo direitinho, responda com sinceridade o nosso quiz e confira o resultado do teste.

 

Leia também