Quem é Geraldo Rufino? 5 lições para aprender com a JR Diesel

Sobre o que estamos falando?

  • De origem pobre, Geraldo Rufino foi do zero a cem ao fundar a maior distribuidora de peças usadas de caminhões do país; 
  • Fundada em 1985, a JR Diesel hoje fatura cerca de R$ 50 milhões ao ano e é uma das empresas mais bem sucedidas do ramo na América Latina;
  • Investir em inovação foi uma das apostas de Geraldo para a empresa. Saiba como a Conta Azul pode te ajudar nessa empreitada através de uma gestão simples, prática e tecnológica.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Saber quem é Geraldo Rufino e conhecer a história de superação do fundador da JR Diesel pode ser a motivação que faltava para você começar - ou turbinar - o seu negócio.

Sabemos que empreender é um ato de coragem e que, com muita força de vontade e planejamento, é possível criar grandes negócios. Por isso, separamos algumas dicas para você aplicar em sua empresa e superar os desafios, atingindo o sucesso. 

Conheça algumas das diversas lições que Geraldo tem a ensinar e um pouco da história da JR Diesel, acompanhando os seguintes tópicos:


Fonte: Revista Interativa.

Quem é Geraldo Rufino? 

Você sabe quem é Gerado Rufino? Ele está entre os principais empreendedores brasileiros que fizeram história e se tornaram influências no mercado.

De origem pobre, Geraldo cresceu na favela e, aos 8 anos, trabalhava ensacando carvão para auxiliar no sustento da família. Aos 13 anos, trabalhou como office boy em uma grande empresa e, como consequência do seu desempenho, anos mais tarde se tornou diretor de operações. 

Na época, juntou dinheiro e trocou o fusca por uma kombi para que o irmão prestasse serviços em uma transportadora. O negócio deu tão certo que, tempos depois, Geraldo comprou mais dois caminhões para fazer entregas maiores.

Tudo ia bem até um dos caminhões se envolver em um acidente. Sem seguro, o meio encontrado foi vender todas as peças do veículo. E assim começou a maior distribuidora de peças usadas de caminhões do país: a JR Diesel.

Conhecendo a história da JR Diesel 

A intenção inicial não era fundar uma empresa. A JR Diesel nasceu em 1985 por meio de uma necessidade após o acidente.

Na época, o objetivo era somente vender as peças do caminhão para não perder todo o investimento inicial. Mas a ideia era tão boa que tornou a empresa uma das maiores da América Latina no ramo de desmontagem e reciclagem de veículos.

Em 1987, Geraldo deixou o cargo de diretor da rede Playland para se dedicar apenas a JR, fazendo com que a empresa crescesse, se consolidasse e atraísse novos clientes.

Os filhos de Rufino seguiram o exemplo do pai e começaram a trabalhar cedo. Arthur, o filho mais novo, trouxe um olhar inovador para os negócios, buscando conhecimento em diversos países sobre desmanche. Hoje, o caçula ocupa o cargo de CEO da empresa, enquanto o mais velho, Guilherme, cuida do marketing pessoal do pai. 

Atualmente, a empresa fatura cerca de R$ 50 milhões por ano, atuando no mercado de peças de reposição seminovas para caminhões de linha pesada.

5 lições de empreendedorismo para aprender com Geraldo Rufino

Geraldo passou pela falência seis vezes e, mesmo com muitos altos e baixos, nunca se deixou abalar. Isso fez com que acumulasse diversas lições de empreendedorismo, as quais ele tem o prazer de compartilhar para que você, empreendedor, possa ter sucesso começando do zero. Confira as principais:

1. Acredite sempre 

Como brasileiro nato, Geraldo Rufino nunca desistiu. Após quase perder tudo seis vezes, o empreendedor não abandonou seu sonho, se reerguendo a cada tombo. É claro que o processo não foi prazeroso; entretanto, os aprendizados de cada experiência foram muito ricos. “Eu recolhia latinha e, hoje, tenho a maior empresa de peças seminovas da América Latina. Só mudou o tamanho da lata”, disse ele.

Como aplicar na sua realidade?

Independentemente do tamanho da sua empresa, as dificuldades inevitavelmente irão aparecer. A forma com que você encara essas situações é o que determina o rumo do seu negócio. Planejamento, paciência e perseverança são atitudes que Geraldo usou em momentos de crise e que você pode adotar também!

2. Não reclame 

Pode parecer clichê, mas de nada adianta reclamar e cruzar os braços diante de um problema.

Geraldo tem uma ótima analogia para essa situação: imagine que cinco pessoas estejam se aproximando de uma mesa com apenas quatro cadeiras. Qual atitude você acredita que deve ser tomada? Ficar parado reclamando que não há a quantidade de assentos suficiente ou perguntar às pessoas nas mesas próximas se há alguma cadeira sobrando? 

Ao invés de gastar energia vendo somente o lado ruim das coisas, o ideal é tomar atitude para solucioná-las com eficiência.

Como aplicar na sua realidade?

Que tal transformar as dificuldades em motivação? Se alguma questão não saiu como planejado, não reclame! Analise de forma inteligente o que aconteceu, aprenda com a situação e busque meios para solucioná-la. Ver o copo meio cheio é bem melhor do que meio vazio, não é mesmo?

3. Seja otimista 

Ser otimista, porém realista, é um ótimo hábito! O otimismo de Geraldo é contagiante e foi fundamental para tornar quem ele é hoje. Acreditar que as coisas vão dar certo contribuem para que elas, de fato, aconteçam. 

“Minha mãe me ensinou que Deus não sacaneia ninguém, tudo que aparece na vida da gente é oportunidade. É que, em vez de desembrulhar o pacote, você fica lamentando. Eu acreditava que era oportunidade e desembrulhava o pacote”, conta Rufino.

Como aplicar na sua realidade?

Acredite no seu potencial, aproveite as oportunidades que aparecerem e “desembrulhe o pacote”. Se você se esforçar e fizer a sua parte, as chances de que tudo dê certo serão imensamente maiores. 

Leia outros conteúdos e saiba mais sobre o assunto:

4. Tenha metas alcançáveis 

Ter ambição é ótimo para se manter motivado a atingir metas. Mas quando os objetivos são fora da realidade da sua empresa, eles tendem a gerar frustração, o que pode ser fatal. Rufino nunca deixava de sonhar, mas sabia que era de tijolo em tijolo que construiria o seu negócio, e não da noite para o dia. 

Como aplicar na sua realidade?

Tenha paciência! Trace metas a curto, médio e longo prazo conforme o seu orçamento e o tamanho da sua capacidade operacional. Lembre-se de que leva tempo para conquistar grandes coisas e que, com planejamento, tudo é possível.

5. Entenda que inovação é para todos

Muitas pessoas associam inovação a enormes transformações tecnológicas. A JR Diesel ensina que a inovação pode estar nas atividades mais simples, como no desmanche de um caminhão.

“A oportunidade de inovação estava no lixo, no desmanche. A inovação está nisso, onde ninguém está olhando. Então da padaria ao catador de lixo, há muita inovação não explorada, mas quando eu olho os problemas daqui eu só enxergo oportunidades para inovar”, afirma Geraldo.

Como aplicar na sua realidade?

Comece a inovar gradualmente, identificando oportunidades que ainda não foram exploradas pela sua empresa ou por concorrentes. Um bom começo é a implementação de um sistema de gestão como o ERP Conta Azul, que pode te ajudar a simplificar e a otimizar processos.


Fonte: Estadão.

Ofereça soluções inovadoras contando com a Conta Azul!

Qualquer empresa pode inovar e a JR Diesel é exemplo disso, já que transformou o ramo de desmanche, que era ilegal no Brasil, em uma empresa que lucra milhões anualmente.

Como já falamos, inovação não precisa ser necessariamente uma revolução tecnológica, porém, contar com ferramentas para o crescimento do seu negócio pode ser a chave para o sucesso. Nesse sentido, o ERP Conta Azul te ajuda com tudo o que você precisa!

A Conta Azul auxilia os processos internos de pequenos negócios, simplificando a gestão da empresa e disponibilizando funcionalidades que permitem acompanhar tudo em um só lugar, como ver o fluxo de caixa em tempo real, juntando informações da área financeira, fiscal, contábil e de estoque.

Além disso, você pode receber pagamentos pela internet mesmo sem ter um site através do Receba Fácil. Ele possui três modalidades para atender o seu negócio:

Dê o primeiro passo para o sucesso do seu negócio adotando as dicas de Geraldo Rufino e inovando seus processos com o apoio da Conta Azul. Clique aqui e teste já!

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar