Empreendedorismo

Quem é Flávio Augusto? Conheça as lições do fundador da Geração de Valor

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 08/03/2024 | 12 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Empreendedor e escritor brasileiro, Flávio Augusto é dono da Geração de Valor, do time Orlando City e também fundou a Wise Up e o meuSucesso.com;
  • Conhecer sua história é importante para todo empreendedor que deseja uma dose extra de inspiração, já que ele começou com muito pouco e hoje é referência em superação;
  • Neste artigo, entenda melhor quem é Flávio Augusto, explore sua trajetória, aprenda suas lições de empreendedorismo e descubra o apoio da Conta Azul nesta jornada.

Experimente grátis a Conta Azul!

Podemos responder quem é Flávio Augusto dizendo apenas que é o dono da Geração de Valor e fundador da Wise UP, mas isso seria um resumo muito pequeno. Flávio Augusto tem uma história de sucesso desde a infância que traz lições valiosas para quem é empreendedor.

Se quiser ter sucesso, aprenda com a trajetória desse grande empreendedor e confira também 7 lições valiosíssimas de empreendedorismo que podemos retirar da sua história. Boa leitura!

Foto de Flávio Augusto
Fonte: Facebook Geração de Valor

Quem é Flávio Augusto?

Nascido no Rio de Janeiro, Flávio Augusto é protagonista de uma trajetória de superação. Ele nasceu e cresceu na periferia da capital carioca, em uma família de classe média baixa. Filho de pai militar e mãe professora em escola pública. História comum de muitos brasileiros.

Muitas pessoas, como ele, começam a trabalhar cedo. Foi com 19 anos que Flávio Augusto começou a vender cursos de uma escola de inglês. Seus únicos recursos eram fichas eletrônicas e um orelhão. Até aí, ainda é a história comum de muitos.

Agora que vem a guinada na história: em apenas quatro anos, virou diretor regional da empresa. Porém, não pensou que era o suficiente. Com 23, percebeu um espaço vazio no mercado, pegou um empréstimo e abriu a própria escola de inglês.

Em apenas um ano, chegou ao primeiro milhão. Esse sucesso foi crescendo e se tornou dono da Wise Up, do time de futebol Orlando City — onde Kaká já jogou — e da Geração de Valor. 

Aprenda a encontrar espaços vazios no mercado com a Estratégia do Oceano Azul.

Dedicação e aspirações pessoais

Mas não pense que Flávio Augusto só trabalhava. Ele era estudioso e dedicado, foi aprovado em grandes faculdades, como a USP e a Unicamp. Em 1991, ingressou no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense — UFF.

O início dessa carreira de sucesso, entretanto, não foi planejado pensando no milhão. O primeiro emprego na equipe de vendas de uma escola de inglês era, inicialmente, apenas para conseguir levar a namorada ao cinema.

Flávio se encantou pelo negócio e usou o emprego como inspiração, decidindo seguir um sonho. Com o pouco dinheiro que tinha e um empréstimo, abriu a escola de idiomas Wise Up.

O que fez essa escola dar certo? Além da persistência de Flávio, a inteligência para negócios. As escolas tradicionais de inglês eram todas focadas no público infantojuvenil. A Wise Up abraçou quem o mercado esqueceu: os adultos.

A instituição de ensino que em 3 anos abriu 24 escolas foi vendida em 2013 para a Abril Educação. Diz Flávio Augusto que “a venda de uma empresa é a emancipação de um filho”. Porém, continuou investindo em negócios, como o Orlando City e o Instituto Geração de Valor.

Colégio Naval

Antes mesmo de pensar em iniciar uma carreira no ramo de ensino, Flávio Augusto da Silva já buscava pela sua estabilidade financeira em outros meios. Quando era jovem, seu principal desejo era se tornar oficial da Marina.

Todos os dias, Flávio viajava 3 horas e meia para chegar até o cursinho preparatório para o exame da escola naval, botando à prova desde cedo sua resiliência.

Além disso, ele reprovou nas duas primeiras tentativas, período em que viu diversos amigos desistirem e que se viu julgado pela vizinhança, que afirmava à sua família que ele estava “perdendo” anos letivos.

Finalmente, Flávio Augusto foi aprovado na terceira tentativa e começou a trabalhar na instituição. Contudo, seu espírito inquieto fez com que ele não se adaptasse à hierarquia dos marinheiros. 

Após deixar de cumprir algumas rotinas e padrões, a Marinha o convidou a se retirar do Colégio Naval ao final do seu 2º ano. Foi a partir disso, em 1991, que ele decidiu iniciar seus estudos na Universidade Federal Fluminense. 

O começo da paixão pelo empreendedorismo 

Durante o tempo de universitário, Flávio Augusto começou a explorar sua vocação e a descobrir sua verdadeira paixão pelo empreendedorismo. Em meio à rotina de estudos, ele vendia relógios para conseguir pagar o cinema e tomar sorvetes com sua namorada, Luciana. 

Neste período, ele começou a se perguntar se valia a pena trabalhar o dia inteiro e receber um salário repleto de descontos no final do mês, se era possível ganhar tão bem ou até mais vendendo produtos por conta própria como fazia.

Ciente sobre seu dom para as vendas, ele passou a aumentar suas ambições como vendedor, quando começou a trabalhar em parceria com uma escola de inglês.

No início, sequer recebia salário. Inclusive, ele tinha que pagar suas próprias passagens de ônibus, fichas telefônicas e alimentação. Mesmo com essas dificuldades, a ambição e resiliência falaram mais alto.

Mantendo o foco em atingir as metas ambiciosas da empresa, ele conseguiu ser promovido e passou a receber um salário bastante acima da média do mercado. Nesse momento, também realizou seu maior sonho da época: casar com Luciana. 

A trajetória das empresas por onde Flávio passou

Como um grande empreendedor, Flávio teve diversas empresas e passou por diversos ramos. Vamos conhecer quais são, acompanhando os tópicos abaixo:

Geração de Valor

O canal Geração de Valor foi criado para mostrar que o empreendedorismo é para todos. Nele, Flávio disponibiliza vídeos com lições para mais de 3 milhões de inscritos no YouTube pensarem fora da caixa, ensinando a alcançar o sucesso nos negócios no nosso país.

Wise Up

A Wise Up surgiu quando Flávio percebeu que os cursos de inglês do mercado atendiam somente ao público jovem. Então, com força de vontade e ajuda da esposa, em 1995, criou o próprio curso de inglês, pensado em adultos que desejam aprender outra língua. Em 2013, a empresa foi vendida para a Abril Educação por R$ 877 milhões.

MeuSucesso.com

O MeuSucesso.com tem o objetivo de fazer com que você tire as ideias do papel e acredite no próprio potencial. É um site de ensino que conta com aulas do próprio Flávio e de diversos outros empreendedores famosos para se inspirar.

Orlando City

Em 2013, Flávio comprou o time Orlando City Soccer Club por 200 milhões de dólares. Seu interesse no ramo surgiu após enxergar um potencial de mercado nos Estados Unidos. Vendeu o clube em 2021 pelo dobro do valor investido.

Confira 13 tendências de negócios para se inspirar e empreender.

Livro Ponto de Inflexão 

Como sua história de sucesso começou justamente no ramo da educação, Flávio Augusto também resolveu empreender no ramo literário.

Em 2019, ele lançou o livro “Ponto de Inflexão”. A proposta da obra é inspirar outros empreendedores com exemplos reais de sua jornada, ensinar como fazer boas escolhas e esclarecer o impacto das grandes decisões nas nossas vidas.

Oferecendo uma leitura prática e dinâmica, o livro é um excelente guia para quem quer crescer no mercado. O conceito de ponto de inflexão se refere ao momento em que uma pessoa decide que pode mudar completamente a sua história.

7 lições de empreendedorismo que você pode aprender com Flávio Augusto

Empreender está cada vez mais entre os objetivos principais da população brasileira. Somente em 2023, mais de 850 mil empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae.

Quer abrir um negócio e precisa de incentivo? Então, aprenda com quem já esteve no seu lugar:

1. Seja o protagonista da sua história 

Flávio sempre foi dono do próprio destino, correndo atrás dos sonhos que tinha. Para ele, o vitimismo não leva a lugar nenhum, além de minar a autoestima do indivíduo. Por isso, uma dica importante é não jogar para o outro a responsabilidade do seu sucesso.

Leia mais sobre os desafios e vantagens do empreendedorismo aqui!

2. Crie seus próprios hábitos

Hábitos são indispensáveis. Sim, recebemos muitos da família, mas também podemos criar novos. Flávio diz que as pessoas podem ter “hábitos de galinhas ou de águias”. Então, tenha hábitos de águia e seja humilde o suficiente para admitir que precisa mudar.

Descubra como empreender com sucesso.

3. Busque por capacitação

Flávio sempre estudou muito, inclusive fora do Brasil, sobre como capacitar a equipe para ser autônoma com excelência. Ele afirma que “quando você cria um negócio que anda sozinho, você mostra para o mercado que ele tem valor e que não depende do empreendedor para ter sucesso”.

Outra forma de deixar sua empresa mais autônoma é investir em recursos tecnológicos e processos otimizados. Por exemplo, a Conta Azul Pro é um ERP que cuida de toda gestão financeira da sua empresa praticamente sozinha.

4. Tenha responsabilidade sempre

“Nós somos responsáveis pelo que fazemos. Você tem a chance de pegar o leme da sua vida e assumir o controle” 

Uma palavra intimamente ligada ao mundo dos negócios é responsabilidade. Por isso, assuma seus próprios compromissos.

5. Persevere diante da crise

Independente do negócio, crises inevitavelmente irão acontecer. O próprio Flávio enfrentou momentos assim, mas a perseverança o levou ao sucesso. Se fosse fácil, qualquer um fazia. Mas você não é qualquer um.

6. Inclua a família no seu sonho

Sonhar sozinho não tem graça, certo? Flávio é casado há quase 30 anos com Luciana Diniz, que o acompanha em muitas viagens de negócios, participando ativamente de todas as decisões do empreendedor. 

“Tem que incluir o seu par, pois todos fazem parte do mesmo projeto. O objetivo tem que ser da família”. 

7. Mantenha a sua essência

Conforme você avança na sua carreira, a vaidade pode aparecer e ficar cada vez mais forte. Por isso, siga o exemplo do empreendedor e não esqueça de quem você é:

“Abrace sua essência. O que você conquistar não pode mudar o que você é, e se mudar, você fracassou. O dinheiro não será capaz de comprar o brilho nos olhos”.

Faça como grandes empreendedores e conte com o apoio da tecnologia!

A história de Flávio mostra que ter sucesso é possível, não importa a sua origem, mas que isso depende de ser estratégico na sua carreira. Resiliência é o que te mantém em pé, saber administrar recursos te mantém andando. E a tecnologia facilita os dois.

Por isso, sua empresa pode contar com ferramentas avançadas para crescer — dentre elas a Conta Azul Pro, que auxilia em todos os processos internos. 

Trata-se de um software de gestão completo que facilita e une em um só lugar tudo o que você precisa no dia a dia: controle financeiro, gestão fiscal e tributária, organização contábil, gestão do estoque e muito mais.

Além disso, ele oferece facilidades como:

  • Fim do uso de diversas planilhas e anotações para controle de resultados e informações importantes;
  • Possibilidade de reduzir imprevistos com estoque, fluxo de caixa, controle contábil e gestão de vendas;
  • Simplicidade na hora de emitir relatórios de desempenho e de resultados dos principais setores da empresa;
  • Agilidade para gerenciar contatos de clientes e fazer vendas em tempo real.

Coloque todas as dicas do Flávio Augusto em prática! Conte com a eficiência da Conta Azul Pro e dê o primeiro passo para o sucesso, clique teste grátis!

Leia também