Quem é Flávio Augusto? Conheça as lições do fundador da Geração de Valor

Sobre o que estamos falando?

  • Empresário e escritor brasileiro, Flávio Augusto é dono da Geração de Valor e do time Orlando City, e também fundou a Wise Up e o meuSucesso.com;
  • Com uma história referência em superação, o empresário começou a carreira profissional trabalhando no departamento de vendas de uma escola de idiomas, o que ajudou na criação do primeiro negócio aos 23 anos — a Wise Up;
  • Conheça a história de Flávio Augusto e veja como a Conta Azul pode te ajudar a ser um empreendedor de sucesso com uma gestão inteligente, que otimiza os processos internos da sua empresa!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Podemos responder quem é Flávio Augusto dizendo apenas que é o dono da Geração de Valor e fundador da Wise UP, mas isso seria um resumo muito pequeno. Flávio Augusto tem uma história de sucesso desde a infância que traz lições valiosas para quem é empreendedor.

Se quiser ter sucesso, aprenda com a trajetória desse grande empresário e confira também 7 lições valiosíssimas de empreendedorismo que podemos retirar da história dele. Boa leitura!

Confira os tópicos:


Fonte: Vavel

Quem é Flávio Augusto? 

Nascido no Rio de Janeiro, Flávio Augusto é protagonista de uma trajetória de superação. Ele nasceu e cresceu na periferia da capital carioca, em uma família de classe média baixa. Filho de pai militar e mãe professora em escola pública. História comum de muitos brasileiros.

Muitas pessoas, como ele, começam a trabalhar cedo. Foi com 19 anos que Flávio Augusto começou a vender cursos de uma escola de inglês. Seus únicos recursos eram fichas eletrônicas e um orelhão. Até aí, ainda é a história comum de muitos.

Agora que vem a guinada na história: em apenas quatro anos, virou diretor regional da empresa. Porém, não pensou que era o suficiente. Com 23, percebeu um espaço vazio no mercado, pegou um empréstimo e abriu a própria escola de inglês.

Em apenas um ano, chegou ao primeiro milhão. Esse sucesso foi crescendo e se tornou dono da Wise Up, do time de futebol Orlando City — onde Kaká já jogou — e da Geração de Valor. 

Aprenda a encontrar espaços vazios no mercado com a Estratégia do Oceano Azul.

Mas não pense que Flávio Augusto só trabalhava. Ele era estudioso e dedicado, foi aprovado em grandes faculdades, como a USP e a Unicamp. Em 1991, ingressou no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense — UFF.

O início dessa carreira de sucesso, entretanto, não foi planejada pensando no milhão. O primeiro emprego na equipe de vendas de uma escola de inglês era, inicialmente, apenas para conseguir levar a namorada ao cinema.

Flávio se encantou pelo negócio e usou o emprego como inspiração, decidindo seguir um sonho. Com o pouco dinheiro que tinha e um empréstimo, abriu a escola de idiomas Wise Up.

O que fez essa escola dar certo? Além da persistência de Flávio Augusto, a inteligência para negócios. As escolas tradicionais de inglês eram todas focadas no público infantojuvenil. A Wise Up abraçou quem o mercado esqueceu: os adultos.

A instituição de ensino que em 3 anos abriu 24 escolas foi vendida em 2013 para a Abril Educação. Diz Flávio Augusto que “a venda de uma empresa é a emancipação de um filho”. Porém, continuou investindo em negócios, como o Orlando City e o Instituto Geração de Valor.

A trajetória das empresas por onde Flávio passou 

Como um grande empreendedor, Flávio teve diversas empresas e passou por diversos ramos. Vamos conhecer quais? Acompanhe.

Geração de Valor

O canal Geração de Valor foi criado para mostrar que o empreendedorismo é para todos. Nele, Flávio disponibiliza vídeos com lições para mais de 3 milhões de inscritos no YouTube a pensarem fora da caixa, ensinando a alcançar o sucesso nos negócios no nosso país.

Wise Up

A Wise Up surgiu quando Flávio percebeu que os cursos de inglês do mercado atendiam somente ao público jovem. Então, com força de vontade e ajuda da esposa, em 1995, criou o próprio curso de inglês, pensado em adultos que desejam aprender outra língua.

Em 2013, a empresa foi vendida para a Abril Educação por R$ 877 milhões.

MeuSucesso.com

O MeuSucesso.com tem o objetivo de fazer com que você tire as ideias do papel e acredite no próprio potencial. O site é uma plataforma de ensino que conta com aulas do próprio Flávio e de diversos outros empreendedores famosos para se inspirar.

Orlando City

Em 2013, Flávio comprou o time Orlando City Soccer Club por 200 milhões de dólares. Seu interesse no ramo surgiu após enxergar um potencial de mercado nos Estados Unidos. Vendeu o clube em 2021 pelo dobro do valor investido.

Confira 13 tendências de negócios para se inspirar e empreender.

7 lições de empreendedorismo que você pode aprender com Flávio Augusto

Empreender está cada vez mais entre os objetivos principais da população brasileira. Somente em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae.

Quer abrir um negócio e precisa de incentivo? Então, aprenda com quem já esteve no seu lugar:

1. Seja o protagonista da sua história 

Flávio sempre foi dono do próprio destino, correndo atrás dos sonhos que tinha. Para ele, o vitimismo não leva a lugar nenhum, além de minar a autoestima do indivíduo. Por isso, uma dica importante é não jogar para o outro a responsabilidade do seu sucesso.

Leia mais sobre os desafios e vantagens do empreendedorismo aqui!

2. Crie seus próprios hábitos 

Hábitos são indispensáveis. Sim, recebemos muitos da família, mas também podemos criar novos. Flávio diz que as pessoas podem ter “hábitos de galinhas ou de águias”. Então, tenha hábitos de águia e seja humilde o suficiente para admitir que precisa mudar.

Descubra como empreender com sucesso.

3. Busque por capacitação 

Flávio sempre estudou muito, inclusive fora do Brasil, sobre como capacitar a equipe para ser autônoma com excelência. O empreendedor afirma que “quando você cria um negócio que anda sozinho, você mostra para o mercado que ele tem valor e que não depende do empreendedor para ter sucesso”.

Outra forma de deixar sua empresa mais autônoma é investir em recursos tecnológicos e processos otimizados. Por exemplo, a Conta Azul Pro é uma plataforma que cuida de toda gestão financeira da sua empresa praticamente sozinha.

4. Tenha responsabilidade sempre 

“Nós somos responsáveis pelo que fazemos. Você tem a chance de pegar o leme da sua vida e assumir o controle” 

Uma palavra intimamente ligada ao mundo dos negócios é responsabilidade. Por isso, assuma seus próprios compromissos.

Conheça 25 negócios para começar a empreender na pandemia.

5. Persevere diante da crise 

Independente do negócio, crises inevitavelmente irão acontecer. O próprio Flávio enfrentou momentos assim, mas a perseverança o levou ao sucesso. Se fosse fácil, qualquer um fazia. Mas você não é qualquer um.

6. Inclua a família no seu sonho 

Sonhar sozinho não tem graça, certo? Flávio é casado há quase 30 anos com Luciana Diniz, que o acompanha em muitas viagens de negócios, participando ativamente de todas as decisões do empreendedor. 

“Tem que incluir o seu par, pois todos fazem parte do mesmo projeto. O objetivo tem que ser da família”

7. Mantenha a sua essência 

Conforme você avança na sua carreira, a vaidade pode aparecer e ficar cada vez mais forte. Por isso, siga o exemplo do empreendedor e não esqueça de quem você é:

“Abrace sua essência. O que você conquistar não pode mudar o que você é, e se mudar, você fracassou. O dinheiro não será capaz de comprar o brilho nos olhos”.


Fonte: Infomoney

Faça como grandes empreendedores e conte com o apoio da tecnologia!

A história de Flávio mostra que ter sucesso é possível, não importa a sua origem, mas que isso depende de ser estratégico na sua carreira. Resiliência é o que te mantém em pé, saber administrar recursos te mantém andando. E a tecnologia facilita os dois.

Por isso, sua empresa pode contar com ferramentas avançadas para crescer — dentre elas a Conta Azul Pro, que auxilia em todos os processos internos.

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa que facilita e une em um só lugar tudo o que você precisa no dia a dia: controle financeiro, gestão fiscal e tributária, organização contábil, gestão do estoque e muito mais.

Além disso, ela oferece facilidades como:

  • Fim do uso de diversas planilhas e anotações para controle de resultados e informações importantes;

  • Possibilidade de reduzir imprevistos com estoque, fluxo de caixa, controle contábil e gestão de vendas;

  • Simplicidade na hora de emitir relatórios de desempenho e de resultados dos principais setores da empresa;

  • Agilidade para gerenciar contatos de clientes e fazer vendas em tempo real.

Coloque todas as dicas do Flávio Augusto em prática! Conte com a eficiência da Conta Azul Pro e dê o primeiro passo para o sucesso, clique teste grátis!

Leia também:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?