Quem é Camila Farani? Saiba tudo sobre a fundadora da G2 Capital

Sobre o que estamos falando?

  • Se você já se perguntou quem é Camila Farani, um dos nomes mais falados quando o assunto é investimentos, está no conteúdo certo. Ela, com muito estudo, disciplina, networking e organização, conquistou grande espaço no mercado financeiro; 
  • A trajetória da empreendedora começou quando tinha apenas 16 anos. Estima-se que seus investimentos feitos nos últimos 10 anos ultrapassaram os 35 milhões de reais;
  • Camila Farani sempre apostou em inovação e tecnologia nas empresas que investiu. Faça como ela! Modernize o seu negócio e acelere os seus resultados com o ERP da Conta Azul, sistema de gestão online e completo para micro e pequenas empresas!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você sabe quem é Camila Farani?

Com certeza, você já deve ter ouvido falar neste nome, quase sempre associado ao programa Shark Tank Brasil. Além de apresentadora, Camila Farani é hoje uma das maiores empreendedoras e investidoras do país.

A Cofundadora da G2 Capital foi criada pela mãe e pela avó e cresceu em um ambiente empreendedor e cheio de desafios. Sempre muito esforçada, Camila se dividia entre os estudos e cuidar do negócio da família. 

Neste conteúdo especial, descubra quem é Camila Farani e conheça sua trajetória até a fundação da G2 Capital. Separamos também as 7 lições importantes da história dela para quem está pensando em empreender. 

Você também vai entender porque Camila diz que “o caminho mais curto entre dois pontos se chama execução”. Desejamos uma leitura muito inspiradora. 

Neste conteúdo, os seguintes tópicos aguardam você:


Fonte: Forbes

Quem é Camila Farani? 

Para Camila Farani, “o fracasso é um evento e não uma pessoa”

A empreendedora, investidora, educadora e considerada uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo ranking da Bloomberg Línea, nasceu em 1981 no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. 

Com apenas 4 anos, o pai, que era responsável pelo sustento da família, faleceu. A mãe então decidiu abrir uma empresa, a Tabaco Café, fazendo com que Camila crescesse em um ambiente empreendedor.

Ela sempre ajudou no negócio, já que a empresa não tinha caixa para pagar muitos funcionários. Com 16 anos, Camila fez uma proposta ousada para a mãe, que era aumentar em até 30% as vendas da empresa para receber, em troca, uma porcentagem do negócio. 

A mãe de Camila não aceitou a proposta. Mesmo assim, a filha conseguiu aumentar as vendas em 28% com a venda de café gelado, uma grande inovação no cardápio. 

Com isso, a mãe de Camila percebeu que a filha tinha potencial para empreender. Porém, não foi de cara que uma das apresentadoras mais famosas do Shark Tank se envolveu no mundo dos negócios. 

“Até os 19 anos, eu não tinha o sonho de nada. Talvez eu quisesse ser comissária de bordo. Eu tinha uma vizinha que era e achava aquilo um glamour”, disse Camila em uma entrevista.

Com 21, Camila ganhou uma porcentagem da empresa. Em paralelo, nunca deixou de estudar. Sua formação inicial foi Direito pela Universidade Cândido Mendes, depois disso, ela seguiu se especializando cada vez mais: 

  • Fez mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro e vários cursos sobre liderança feminina;

  • Se especializou em empreendedorismo na Babson College;

  • Estudou inovação de startups, na Universidade de Stanford e estratégia de inovação no Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT). 

Além de empreender, ela também é professora de pós-graduação nas áreas de inovação e empreendedorismo na Faculdade Getúlio Vargas (FGV). 

Agora que você já sabe um pouco mais quem é Camila Farani, confira no próximo tópico um pouco mais sobre a carreira dela no empreendedorismo. 

Faça a gestão do seu negócio com um sistema completo, fácil de usar e com um preço acessível. Conheça a Conta Azul Pro!

Entenda a trajetória de empreendedorismo de Camila 

Como você viu, Camila começou no mundo do empreendedorismo muito cedo. Ao ganhar a participação na Tabaco Café, ela fez de tudo para expandir o negócio. 

Para você ter uma ideia, quando Camila fez 25 anos, a empresa já tinha mais 4 lojas e o foco da jovem empreendedora era transformá-la em uma franquia. 

Em paralelo a tudo isso e aos estudos, Camila abriu uma empresa de fast food saudável, a Farani Fast Food. Com o sucesso do negócio, foi chamada para assumir o cargo de diretora executiva da Mundo Verde, uma das gigantes do ramo de alimentação saudável no país.

Com 29 anos, em 2010, Camila estava buscando mais empresas para investir e se tornou membro da Gávea Angels, empresa sem fins lucrativos composta por investidores-anjos.

No ano de 2012, Camila saiu da Mundo Verde e abriu outro negócio, chamado Grupo Boxx, também da área de alimentação saudável. Dois anos depois, em 2014, ela ajudou a fundar o grupo Mulheres Investidoras Anjo (MIA).

Já em 2016, ela foi chamada para participar do reality show Shark Tank Brasil, da Sony, onde empreendedores apresentam os seus produtos ou serviços com objetivo de conseguirem investimentos. O programa fez com que Camila se tornasse ainda mais conhecida no país.

A G2 Capital, empresa de investimentos em negócios com grande potencial lucrativo em estágio inicial, nasce no ano seguinte, em 2017. Além do aporte financeiro, uma dos diferenciais da G2 é oferecer expertise para quem está começando. 

Durante a carreira, Camila Farani já investiu em mais de 40 startups e recebeu várias premiações, dentre elas:

  • Jovem Empresária Barão de Mauá – ACRJ (2013).

  • Única mulher bicampeã do melhor Investidor- Anjo da Startup Awards, em 2016 e 2018.

  • 5º Maior Voz – Linkedin Top Voices Brasil.

  • Mulheres Inspiradoras – WEDO 2017.

  • Título de Embaixadora Facebook.

Camila não revela informações da vida pessoal ou do patrimônio. Porém, estima-se que os seus investimentos já ultrapassaram os R$ 35 milhões nos últimos 10 anos e que seus negócios movimentam em média R$ 1,7 bilhão por ano. 

Chega de planilhas intermináveis e montanhas de papel. Saiba como acelerar o sucesso do seu negócio com o ERP da Conta Azul!

7 lições para quem quer empreender como Camila Farani

 

1. Ouça os profissionais da sua equipe

A trajetória de sucesso de Camila Farani foi bastante desafiadora. Ela mesma relatou em algumas entrevistas que já fracassou no mundo dos negócios. 

Segundo Camila, ouvir a opinião da equipe é fundamental para identificar possíveis problemas e encontrar soluções. Ela costuma sempre ter um conselho composto pelos colaboradores nas empresas.

Entenda a importância e os benefícios da gestão de pessoas nas pequenas empresas.

2. Confie no seu propósito 

Confie nos seus sonhos e tenha um propósito consistente. 

A autoconfiança é uma das características mais marcantes de Camila Farani. Não é à toa que ela, com 16 anos, desafiou a mãe e conseguiu aumentar o faturamento da empresa familiar. Mais tarde, optou pelo mercado de investimentos, mesmo quando a presença feminina não era tão forte no ramo. 

3. Faça investimentos de forma estratégica 

Com certeza você já ouviu a frase “empreender é correr riscos”. Para Camila, é válido se arriscar, mas desde que se tenha um planejamento para tal. É por causa disso que todos os investimentos que ela fez, até hoje, foram estratégicos e tinham um objetivo bem definido. 

Confira 8 estratégias completas para conseguir capital de giro sem precisar recorrer ao banco.

4. Seja resiliente

“Só cresce na vida quem sabe descer tantas vezes o quanto forem necessárias” é uma das frases mais famosas da empreendedora. Como já dissemos, Camila passou por desafios e, desde nova, precisou ser resiliente. 

Mesmo tendo começado a ajudar a mãe com 16 anos e ter obtido um bom resultado, ela precisou esperar até ter a confiança da família para ganhar uma porcentagem da empresa 5 anos depois, aos 21.

5. Não deixe de estudar

Como falamos, Camila conciliava os estudos com o trabalho na empresa da família. E, mesmo com os desafios diários, ela não apenas se formou, como se tornou mestre e até hoje está sempre estudando. 

6. Aposte em um bom networking

“Muito do que conquistei se deve ao meu esforço e estudo, mas certamente as conexões

que fiz ao longo da minha trajetória foram muito importantes.”

Para Camila, conhecer pessoas e fazer conexões é essencial para o sucesso do negócio. Partindo dessa crença, ela mantém e apoia algumas iniciativas para favorecer o networking, principalmente entre as empreendedoras, como:

  • O Hub de conteúdo Ela Vence, voltado para capacitação e desenvolvimento de lideranças femininas;

  • Filhas de Farani e Conexão Farani, dois movimentos de apoio às mulheres empreendedoras criados por suas seguidoras.

Conheça 6 histórias de feminino que deram muito certo!

7. Invista em recursos de tecnologia

No próprio site, Camila afirma que “o maior diferencial competitivo estará nas empresas que souberem como inovar em seus processos e medir sua eficiência”. Para ela, negócios que não vão de encontro a essa ideia, estão fadados a ficar para trás. 

Inclusive, em 2018 ela foi até o Japão para ver de perto como os japoneses aplicam a tecnologia, processos e mensuram os resultados nas suas empresas. 

Monitore as vendas e o estoque da sua empresa pelo celular, através do App Conta Azul de Bolso.


Fonte: Sony Channel

Assim como Camila, alavanque seu negócio com o apoio da tecnologia

A história de Camila Farani mostra que investir em tecnologia para otimizar processos e acompanhar resultados acelera o crescimento do negócio. Sem este recurso, os riscos de desperdiçar tempo, dinheiro e ainda não ser reconhecido no mercado são altos.

Diferente do que muitos pensam, a tecnologia não é uma coisa para poucos ou apenas para as grandes empresas. Hoje, é possível encontrar várias opções acessíveis e completas, como a Conta Azul!

Ideal para quem já está há mais tempo no mercado e também para os negócios que ainda estão começando, a Conta Azul Pro é um sistema de gestão online e fácil de usar desenvolvido especialmente para micro e pequenos empreendedores.

Com o ERP da Conta Azul, você pode monitorar as vendas e o estoque em tempo real e até pelo celular, com o App Conta Azul de Bolso. É possível também programar lembretes para ser alertado quando os itens atingirem as quantidades mínimas.

Aconteceu uma venda ou pagou uma conta? Não se preocupe, outra vantagem do sistema é a conciliação das vendas e fiscal, onde os lançamentos são registrados diretamente no fluxo de caixa e as informações são enviadas à contabilidade automaticamente.

Emitir notas fiscais e gerar relatórios também fica muito mais fácil e rápido com o ERP da Conta Azul, já que é necessário cadastrar as informações referentes aos seus produtos, serviços e clientes uma única vez.

Sua empresa também pode ser gigante com apoio da tecnologia. Clique aqui e experimente grátis todas as funcionalidades da Conta Azul!

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?